Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Sou completamente leigo na matéria, pelo que pedia desde já a vossa paciência.

    Os meus pais têm aquecimento central com caldeira a gás de garrafa(propano 45 kg).
    A casa(vivenda de 1º andar) é um T2 com cerca de 90m2 na zona de Loures. Em cada divisão da casa tem um radiador. Vivem na casa 2 pessoas.

    Quando foi instalado, há cerca de 10 anos, os meus pais ligavam o aquecimento e ficaram assustados com os consumos. Uma garrafa de gás de 45 kg durava 15 dias e não ligavam todos os dias...

    Adiante, ouvi há pouco tempo falar do sistema de bombas de calor eléctrico por poder ser bastante eficaz e económico.

    1) Esse sistema(caldeira) pode ser instalado no actual sistema que os meus pais têm ?
    2) Se sim, basta "apenas" substituir a caldeira actual pela bomba+caldeia ?
    3) Qual o custo de uma bomba+caldeira deste tipo ?
    4) Os consumos quais são ?

    Obrigadissimo.
  2.  # 2

    Colocado por: cla_pereira1) Esse sistema(caldeira) pode ser instalado no actual sistema que os meus pais têm ?
    sim

    Colocado por: cla_pereira2) Se sim, basta "apenas" substituir a caldeira actual pela bomba+caldeia ?
    sim

    Colocado por: cla_pereira3) Qual o custo de uma bomba+caldeira deste tipo ?
    dependendo de algumas condicionantes entre 6500€ a 9800€

    Colocado por: cla_pereira) Os consumos quais são ?
    aprox 6 a 12x menos que o equivalente com o gás de garrafa.
  3.  # 3

    Obrigado jorgealves.
    Apenas a caldeira custa entre 6500 e 9800 eur ?! Isso é uma barbaridade.
    Isso dá para comprar garrafas de gás até morrer...
    Pesquisando na net, vê-se caldeiras a 1000 eur...é outra coisa ?
  4.  # 4

    As que vê por 1000€ só aquecem águas sanitárias, não servem para aquecimento central.
    As BC são muito eficientes, mas o custo inicial não faz sentido para todas as situações..

    Eu adoraria ter aquecimento central com bomba de calor, mas demoraria décadas a recuperar o investimento..

    Meti 'radiadores' elétricos e gastei 380€..pago ~70/80€ mês para ter a casa a 18°C..nunca me compensaria instalar um sistema mais eficiente..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cla_pereira
  5.  # 5

    Toda. Tirando a sala/cozinha que anda nos 19/20° dependendo do que cozinhar xD
  6.  # 6

    Colocado por: SS1128As que vê por 1000€ só aquecem águas sanitárias, não servem para aquecimento central.
    existem caldeiras para aquecimento central que custam isso mas tem o revés da durabilidade e pouca eficiência
  7.  # 7

    Bolsas de ar?
    O sistema que 'inventei' foi o seguinte:

    1° Comprar casa pequena (~75m2);
    2° Isolar o mais possível sem entrar em loucuras (ETICs 60mm, janelas PVC 70mm, 160mm de lã mineral na placa);
    3° Comprar o aquecedor a óleo glorificado mais barato possível com termostato digital e programação (89,90€ X5 no Bricodepot - acabei por devolver 1 porque não era necessário);
    4° Definir uma temperatura de conforto razoável 18°C.

    Resultado, baixo custo inicial e razoável nos meses de aquecimento..

    Recomendo isto para todos? Nop.

    Funciona comigo porque é uma casa pequena e relativamente bem isolada..na casa dos meus sogros também compraram elétricos de resistência e aquilo é um desastre na conta da luz..aquece o espaço e arrefece a carteira..

    É fácil ter temperaturas de 11°C lá, e metendo o mesmo aquecedor que no meu caso sobe de 16.x para 18°C em 'minutos' no caso deles trabalha a 100% para subir para uns 15/16 e mal se desliga puff lá se foi o calor.

    Também equacionei BC para AQS (das referidas de 1000€), mas apesar de ser eficiente nunca me compensaria vs o esquentador e a botija de propano de 45kg..que me dura para +/- 6 meses..

    Isto sem contar que a BC pode avariar e será certamente mais cara do que o esquentador.

    Anyway, isto para dizer que investir numa BC não é tão Linear quanto parece..

    Haverá muita situação em que o elevado custo inicial destrói qualquer proveito que se poderia ter a nível económico no futuro..claro que se considerarmos a parte ambiental já será outra situação..
  8.  # 8

    No subdject das BC, o preço é algo que me faz "comichão"..fala-se aqui em quase 10k€ por uma BC (certamente de alta temperatura/potência)..é justificavel esse valor por uma tecnologia que na sua base já usamos há décadas? Certamente serão máquinas tecnologicamente muito evoluídas, mas é-me difícil arranjar justificação para tal preço.
    Já agora, qual será a durabilidade "prevista" de um sistema desses?
    Concordam com este comentário: cla_pereira
  9.  # 9

    Eu compreendo essa parte, e é uma tecnologia que me fascina pelo facto de se conseguir eficiências (bem) "superiores" a 100%..mas o custo estraga a pintura..

    No meu caso em especifico (p.e.) a BC que encontro mais barata que encontro com suporte para apoio solar térmico (uma de 200L monobloco da Aquecinox) custa ~1500€. Junta-se mais uns 2500€ para um sistema de circulação forçada (sem ser do OLX) e temos 4000€..

    Eu paguei 350€ por um esquentador ventilado de 11L, cada botija custa-me ~80€ (45kg, da Tutigás) e dura-me +/- 6 meses.
    Descontando o custo do esquentador sobram 3650€, o que dá para +/- 45 botijas..a 2as por ano são ~22 anos para recuperar o investimento da BC+paineis..excluindo qualquer manutenção e avarias..e considerando que o apoio solar é suficiente todo o ano..

    Com contas destas como é que uma pessoa pode sequer considerar fazer um investimento desse género (para AQS) ?

    Claro que se for para aquecimento central também, talvez o caso mude de figura, mas ai entra-se (por exemplo) no campo das caldeiras de pellets..que se arranjam facilmente por ~2500€ (21,5kw..) e provavelmente terão um custo operacional idêntico..

    Acho o preço que se pede por esse tipo de equipamento exagerado, em particular tendo em conta todas as opções no mercado..
 
0.0147 seg. NEW