Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com o aumento do salário mínimo terão os restantes salários que ser actualizados na mesma proporção ?
    Imaginando alguém que em 2019 ganhe 630 ou seja 30 mais que o salario minimo, em 2020 caso nao tenha atualizacao passaria a ganhar o salario minimo.
  2.  # 2

    Não.
    O que aumenta é o salário minimo, ponto final.
    Os outros salários, por força do aumento do salário minimo, acabarão por ir aumentando...
    Quem ganha 630 em 2019, por lei, ficará a ganhar 635 em 2020.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tviegas
  3.  # 3

    O salario mínimo aproximar-se-á cada vez mais do salario médio pois o SM aumenta entre 3 e 5% e o salario medio entre 0,3, e 0,7%. Eu não terei um aumento superior a 0,5%.
  4.  # 4

    A lei apenas obriga a aumentar o SMN, igualando-o ao dos FP (decisão que peca por tardia, devido à injustiça existente). Todos os outros salários, ou atualizam ou não dependendo dos contratos de trabalho de cada um. Eu não vou ter qualquer aumento por exemplo.

    Tendencialmente no privado a diferença entre o SMN e o salário médio tende a reduzir cada vez mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tviegas
  5.  # 5

    Colocado por: tviegasCom o aumento do salário mínimo terão os restantes salários que ser actualizados na mesma proporção ?


    nim

    em algumas profissões existem contractos colectivos de trabalho, que ao serem negociados pelos sindicatos é natural que mais tarde ou mais cedo reflitam estes aumento do ordenado minimo para os restantes escalões.

    mas existe muita gente cujo trabalho não é abrangido por contractos colectivos de trabalho, para esses resta apelar à boa vontade do patrão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tviegas
  6.  # 6

    O que não falta é pessoas que ganham os mesmos mil€ há mais de 6 anos
  7.  # 7

    E ainda existente aqueles que o último aumento que tiveram foi ainda no tempo dos escudos!
  8.  # 8

    É a igualdade... passa tudo a ganhar o minimo, e a fazer o minimo também :)

    Eu acho que em empresas boas e com chefias atentas acabam por actualizar os ordenados de boa mente... claro que às vezes o trabalhador tem de dar um toque. Ora claro, os bons trabalhadores safam-se e os que se encostam provavelmente já sabem a resposta...
  9.  # 9

    Colocado por: GT_racingÉ a igualdade... passa tudo a ganhar o minimo, e a fazer o minimo também :)

    Eu acho que em empresas boas e com chefias atentas acabam por actualizar os ordenados de boa mente... claro que às vezes o trabalhador tem de dar um toque. Ora claro, os bons trabalhadores safam-se e os que se encostam provavelmente já sabem a resposta...

    As vezes vejo o contrário : o que se encosta e lambe botas a subir e o bom trabalhor a ficar igual
    Concordam com este comentário: Toino, sisu
  10.  # 10

    Colocado por: BigmouseE ainda existente aqueles que o último aumento que tiveram foi ainda no tempo dos escudos!


    Se ainda não mudou, é porque está bem.
  11.  # 11

    Colocado por: rjmsilva

    Se ainda não mudou, é porque está bem.

    Ou porque não consegue melhor infelizmente
  12.  # 12

    Ou então por falta de oportunidades na zona.


    Colocado por: rjmpires
    Ou porque não consegue melhor infelizmente
  13.  # 13

    Boa tarde.Já tentei pesquisar em certos sites mas não consigo nada de concreto que responda á minha questão..Talvez aqui alguem me posso informar..O que gostava de saber é o seguinte..Li em um site sobre o salário minimo para 2023 que subia para 760 € e que quem ganha-se o salário minimo ficava isento de fazer IRS. Acontece que minha esposa ganha o salário minimo mas o contabilista da empresa ao fazer as fichas de salário dela retem na fonte +/- 60 € de IRS. Se ela fica isente porque razão o contabilista fáz isso? Depois de está isente de fazer os papeis do IRS como vou receber esse montante retido na fonte? Alguem aqui no forum que me possa esclarecer? Informo ainda que minha esposa
    fáz IRS sozinha (não partilhado comigo) e que alem do salário minimo recebe o subsídio de alimentação + subsídio de falhas (20€ /mês).Não havendo falhas claro..O contabilista estará a cometer alguma ilegalidade ao reter-lhe o tal montante na fonte? Obrigado e cumprimentos a todos. Podem mandar-me um email..( [email protected] )
    • smst
    • 24 fevereiro 2023

     # 14

    Consegue colocar aqui um fotografia do recibo de salário da sua esposa para verificarmos onde está o erro(oculte os dados da sua esposa e da entidade empregadora).
    Se fizer retenção na fonte terá de fazer IRS, até ao salário minimo está isenta de retenção na fonte, mas pelo que diz recebe mais 20€ de subsidio de falhas, o subsidio de alimentação se for superior a 5.20€/dia também está sujeito a retenção... veja com atenção o recibo de vencimento...
  14.  # 15

    Colocado por: arsenio capeloBoa tarde.Já tentei pesquisar em certos sites mas não consigo nada de concreto que responda á minha questão..Talvez aqui alguem me posso informar..O que gostava de saber é o seguinte..Li em um site sobre o salário minimo para 2023 que subia para 760 € e que quem ganha-se o salário minimo ficava isento de fazer IRS. Acontece que minha esposa ganha o salário minimo mas o contabilista da empresa ao fazer as fichas de salário dela retem na fonte +/- 60 € de IRS. Se ela fica isente porque razão o contabilista fáz isso? Depois de está isente de fazer os papeis do IRS como vou receber esse montante retido na fonte? Alguem aqui no forum que me possa esclarecer? Informo ainda que minha esposa
    fáz IRS sozinha (não partilhado comigo) e que alem do salário minimo recebe o subsídio de alimentação + subsídio de falhas (20€ /mês).Não havendo falhas claro..O contabilista estará a cometer alguma ilegalidade ao reter-lhe o tal montante na fonte? Obrigado e cumprimentos a todos. Podem mandar-me um email..( [email protected] )




    Mas tem de descontar segurança social...
  15.  # 16

    Colocado por: fanPPPMas tem de descontar segurança social...

    A SS não dá direito a retorno no IRS, só mesmo a retenção na fonte. E se descontar também nos subsidios de alimentação e de falha, poderá ser por aqui, que terá que fazer a declaração de IRS.
  16.  # 17

    Colocado por: arsenio capeloBoa tarde.Já tentei pesquisar em certos sites mas não consigo nada de concreto que responda á minha questão..Talvez aqui alguem me posso informar..O que gostava de saber é o seguinte..Li em um site sobre o salário minimo para 2023 que subia para 760 € e que quem ganha-se o salário minimo ficava isento de fazer IRS. Acontece que minha esposa ganha o salário minimo mas o contabilista da empresa ao fazer as fichas de salário dela retem na fonte +/- 60 € de IRS. Se ela fica isente porque razão o contabilista fáz isso? Depois de está isente de fazer os papeis do IRS como vou receber esse montante retido na fonte? Alguem aqui no forum que me possa esclarecer? Informo ainda que minha esposa
    fáz IRS sozinha (não partilhado comigo) e que alem do salário minimo recebe o subsídio de alimentação + subsídio de falhas (20€ /mês).Não havendo falhas claro..O contabilista estará a cometer alguma ilegalidade ao reter-lhe o tal montante na fonte? Obrigado e cumprimentos a todos. Podem mandar-me um email..( [email protected] )


    muito estranho, 11% de 760€ são 83€, logo esses 60€ não são os descontos para a segurança social
    do subsidio de falhas desconta-se na parte acima dos 5% do ordenado base, pelo que 5% de 760€ são 38€. assim dos 20€ de subsidio de falhas tb não paga


    será que o contabilista ainda está a usar as tabelas do IRS do ano passado?

    no entanto, estar isento de fazer o IRS é diferente de não o poder fazer. Ela pode fazer o IRS para tentar ir buscar esse valor que descontou.
 
0.0185 seg. NEW