Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Resido numa moradia que adquiri usada, tem sensivelmente 11 anos e está na altura de optimizar o sistema de AQS e AQC.
    É uma moradia em banda(~180m2) composta 9 radiadores com um total de 84 elementos mais um secas toalhas.

    Em termos de consumos de Gás anda em torno destes gastos. Caldeira Berreta 28kw com um controlador Nest programado para 20ºc , 21ºC

    Sum of Leitura totalizadora (m³)
    month Total
    1 208
    2 90
    3 66
    5 19
    6 14
    7 12
    8 17
    9 126
    11 219
    12 224


    Dado isto as hipóteses que coloco em cima são:
    • Trocar a caldeira por uma mais eficiente.

    • Trocar a caldeira por uma mais eficiente com diminuição da temperatura.
    Aqui iria ter que jogar com os radiadores ou trocar alguns mesmo para baixa temperatura e aumentar usar os antigos para lugares com menos elementos.

    • Chegar a conclusão que não vale a pena fazer nada e esperar que as bombas de calor fiquem mais acessíveis e que consiga ter AQS de forma mais compacta dado que não tenho sítio em colocar o depósito de águas quentes derivado da tipologia da casa.

    Alguém consegue recomendar instaladores de caldeiras na zona de grande Porto ? Pelo que vi algo tipo Valliant, Wolf, Vieseman. Já procurei, mas ainda não tive retorno positivo.

    Obrigado
    CLD
  2.  # 2

    se tem gas natural disponivél a questão é muito simples: caldeira de condensação
    Concordam com este comentário: callinas, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CLDic
  3.  # 3

    Trocado por euros esses gastos dão quanto?
  4.  # 4

    Colocado por: callinasTrocado por euros esses gastos dão quanto?


    Se pegarmos no valor mais alto (12) 138 euros + 55 taxas e iva. Isto somente para gás.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesse tem gas natural disponivél a questão é muito simples: caldeira de condensação
    Concordam com este comentário:callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CLDic


    Eu estou estudando trocar minha caldeira antina por uma de condensacao. Sei que é mais economica, mas alguem sabe dizer quanto? Pois no teste DECO diz que nao vale a pena, pois a economia é muito pouca: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/dicas/caldeiras-murais-a-gas-faca-bem-as-contas#
    • SrR
    • 2 julho 2020

     # 6

    Para sistemas de baixa temperatura é uma boa solução
  6.  # 7

    Boa noite. A minha caldeira, Roca Victoria 20/20 avariou. O técnico avaliou a reparação em 600€. Sugeriu a substituição por nova de condensação, que custa 3x este valor. Na Deco referiram o seguinte "O custo de uma caldeira IMMERGAS Vitrix Tera 28KW é de 1054.11€ com IVA. São melhores que a Roça e Vulcano". Moro em Coimbra, em moradia geminada 2 pisos tipo T3 com cerca 160m2 p auqcer, e tenho receio custos de manutenção vs deslocações. Alguém tem algum equipamento do gênero que me possa aconselhar?

    Obrigado
      IMG_20201230_181457.jpg
  7.  # 8

    é comprar á deco, se fizerem instalação, derem garantia e fizerem assitencia tecnica será a escolha acertada,

    senão só tem que consultar o mercado.
  8.  # 9

    Tenho caldeira de condensação BAXI Victoria 24/24 de condensação, numa moradia em banda com dois pisos de aquecimento com cerca de 100m2 cada. Sempre programado a 21ºC, 24h. Consumos de gás no pior mês (Dezembro-Janeiro) de cerca 100€ (já com taxas e IVA).
    Portanto, recomendo fortemente as caldeiras de condensação a gás natural, face ao que custam e ao que gastam. As BC podem gastar menos (não muito), mas o custo de aquisição é muitíssimo mais alto, o que demoraria muitos anos a compensar o investimento.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lukin, snob
    • eu
    • 31 dezembro 2020

     # 10

    Colocado por: ANdieselPortanto, recomendo fortemente as caldeiras de condensação a gás natural, face ao que custam e ao que gastam

    Sem dúvida.

    Aliam um investimento inicial relativamente baixo a consumos moderados.

    Recomendo vivamente.
  9.  # 11

    Colocado por: ANdieselTenho caldeira de condensação BAXI Victoria 24/24 de condensação, numa moradia em banda com dois pisos de aquecimento com cerca de 100m2 cada. Sempre programado a 21ºC, 24h. Consumos de gás no pior mês (Dezembro-Janeiro) de cerca 100€ (já com taxas e IVA).
    Portanto, recomendo fortemente as caldeiras de condensação a gás natural, face ao que custam e ao que gastam. As BC podem gastar menos (não muito), mas o custo de aquisição é muitíssimo mais alto, o que demoraria muitos anos a compensar o investimento.
    Concordam com este comentário:eu


    Consumos mt bons.
  10.  # 12

    Colocado por: ANdieselTenho caldeira de condensação BAXI Victoria 24/24 de condensação, numa moradia em banda com dois pisos de aquecimento com cerca de 100m2 cada. Sempre programado a 21ºC, 24h. Consumos de gás no pior mês (Dezembro-Janeiro) de cerca 100€ (já com taxas e IVA).
    Portanto, recomendo fortemente as caldeiras de condensação a gás natural, face ao que custam e ao que gastam. As BC podem gastar menos (não muito), mas o custo de aquisição é muitíssimo mais alto, o que demoraria muitos anos a compensar o investimento.
    Concordam com este comentário:eu


    Bom consumo.
    Qual é a temperatura de saida que tem definida na caldeira, para os radiadores?
  11.  # 13

    Eu troquei esta semana a velha caldeira que já estava a dar as últimas.

    Tentei durante algum tempo comprar uma Wolf,mas os instaladores que o representante indicava nunca quiseram vender...

    Entretanto decidi que queria uma caldeira com opentherm para usar o Nest , acabei por adquirir uma Daikin... Vamos ver o que sai.

    Preciso de agora estudar os settings pois foi instalada com pouco setup.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lukin
  12.  # 14

    Deve ser a primeira vez que ouço que uma loja não quer vender...
  13.  # 15

    Colocado por: CLDicEu troquei esta semana a velha caldeira que já estava a dar as últimas.

    Tentei durante algum tempo comprar uma Wolf,mas os instaladores que o representante indicava nunca quiseram vender...

    Entretanto decidi que queria uma caldeira com opentherm para usar o Nest , acabei por adquirir uma Daikin... Vamos ver o que sai.

    Preciso de agora estudar os settings pois foi instalada com pouco setup.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lukin


    Viva,

    A casa dos meus pais está mais ou menos na mesma situação e estão a ponderar trocar para uma caldeira de condensação.
    É uma moradia isolada com 200m2 e parede dupla e isolamento no meio.

    Quando tiver uma ideia consegue indicar que tipo de gasto está a ter? E já agora que temperatura de saída da caldeira.

    Obrigado.
  14.  # 16

    Colocado por: LrLisboaDeve ser a primeira vez que ouço que uma loja não quer vender...


    True, so foram dois também. Não sei se foi pq disse que n queria as mais convencionais que tentaram logo vender... Provavelmente nas valliant ou Viessman não tinha a mesma difculade.
  15.  # 17

    Colocado por: lukin

    Viva,

    A casa dos meus pais está mais ou menos na mesma situação e estão a ponderar trocar para uma caldeira de condensação.
    É uma moradia isolada com 200m2 e parede dupla e isolamento no meio.

    Quando tiver uma ideia consegue indicar que tipo de gasto está a ter? E já agora que temperatura de saída da caldeira.

    Obrigado.


    Claro, em Janeiro vai ser difícil ainda.

    Comecei com 50 mas n tenho radiadores para isso, depois aumentei para 70 e coloquei a caldeira em modo eco. Mas após algum tempo a caldeira esta com set point de 50 e pouco.

    O termostato esta em modo opentherm e tenho isto sempre ligado, para já o que noto é que demora mais tempo a chegar a temperatura desejada.
    • snob
    • 9 janeiro 2021

     # 18

    Colocado por: ANdieselTenho caldeira de condensação BAXI Victoria 24/24 de condensação, numa moradia em banda com dois pisos de aquecimento com cerca de 100m2 cada. Sempre programado a 21ºC, 24h. Consumos de gás no pior mês (Dezembro-Janeiro) de cerca 100€ (já com taxas e IVA).
    Portanto, recomendo fortemente as caldeiras de condensação a gás natural, face ao que custam e ao que gastam. As BC podem gastar menos (não muito), mas o custo de aquisição é muitíssimo mais alto, o que demoraria muitos anos a compensar o investimento.
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:snob

    De que zona do País é? para ter uma noção das temperaturas... obrigado
    • pkasa
    • 16 fevereiro 2021

     # 19

    Colocado por: CLDicEu troquei esta semana a velha caldeira que já estava a dar as últimas.

    Tentei durante algum tempo comprar uma Wolf,mas os instaladores que o representante indicava nunca quiseram vender...

    Entretanto decidi que queria uma caldeira com opentherm para usar o Nest , acabei por adquirir uma Daikin... Vamos ver o que sai.

    Preciso de agora estudar os settings pois foi instalada com pouco setup.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lukin

    Bom dia
    A caldeira está a cumprir as suas expectativas?
    Qual o modelo que adquiriu?
  16.  # 20

    Boa tarde
    A caldeira funciona como previu?
 
0.0241 seg. NEW