Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Qual o mínimo tempo para descofragem de pilares de 0,25 x 0,25 x 3 metros ? Muito Obrigado
  2.  # 2

    Boa tarde.

    Para betão "standard", devidamente vibrado, pode-se fazer a descofragem dos pilares passadas 24/48h.
    Para lajes (maciças ou aligeiradas) o recomendado é cerca de 21 dias.
  3.  # 3

    24h?
    De acordo com que norma?
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva24h?
    De acordo com que norma?

    Norma portuguesa que diz que desde que o cimento pare de pé e não caia está bom!
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 5

    Eu aceito descofragens com 24h em condições especiais.
    Em 99,9% das obras essas condições não estão garantidas.
    O último DT que me disse que se responsabilizava é até assinava no livro de obra, mudou de opinião quando fui buscar o livro o abri e pedi para fazer o respetivo registo.
  6.  # 6

    Colocado por: ****

    A maioria enche num dia e desconfra no seguinte zé .

    Claro que sim.
    É nestes pequenos pormaiores que se vê a capacidade técnica e de gestão de uma empresa.
  7.  # 7

    Colocado por: ****

    Curiosidade , depois de quantos dias deixas desconfrar ?

    Por norma 3.
    2 para alguns empreiteiros/encarregados
    1 se for à sexta feira da parte da tarde e não houver mines
  8.  # 8

    O problema de descofrar em 24h não é aquilo cair mas sim as vibrações a que é sujeito ao descofrar.
    As cofragens são abertas à martelada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  9.  # 9

    E as escoras e taipais encostadas aos pilares..

    Ao used que criou o post queria perceber o contexto da pergunta..um conta de agora com perguntas técnicas.. É recém formado ou dono de obra curioso?
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoBoa tarde Qual o mínimo tempo para descofragem de pilares de 0,25 x 0,25 x 3 metros ? Muito Obrigado

    Esta é a pergunta : " Boa tarde Qual o mínimo tempo para descofragem de pilares de 0,25 x 0,25 x 3 metros ? " . Qual a palavra que não percebeu para perguntar qual o contexto ? Para fazer perguntas técnicas tem que se ter conta aberta no mínimo há quanto tempo ? E quem determina esse tempo ? Você ? Quanto a mim : sou engenheiro incompetente , que só sabe responder a perguntas com outras perguntas ( como acabei de demonstrar ) e anda sempre a divagar em vez de dar respostas diretas , pois assim escondo a minha ignorância . Cumprimentos
  11.  # 11

    Decreto-Lei n.º 349-C/83, art.º 153, Quadro XVIII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, verabadera
  12.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoE as escoras e taipais encostadas aos pilares..

    Ao used que criou o post queria perceber o contexto da pergunta..um conta de agora com perguntas técnicas.. É recém formado ou dono de obra curioso?
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Esta é a pergunta : " Boa tarde Qual o mínimo tempo para descofragem de pilares de 0,25 x 0,25 x 3 metros ? " . Qual a palavra que não percebeu para perguntar qual o contexto ? Para fazer perguntas técnicas tem que se ter conta aberta no mínimo há quanto tempo ? E quem determina esse tempo ? Você ? Quanto a mim : sou engenheiro incompetente , que só sabe responder a perguntas com outras perguntas ( como acabei de demonstrar ) e anda sempre a divagar em vez de dar respostas diretas , pois assim escondo a minha ignorância . Cumprimentos
 
0.0154 seg. NEW