Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Realizei a reserva de uma casa, avançando alguns mil euros. Solicitei a caderneta e certidão, e sou surpreendido com uma penhora do banco que detem a hipoteca (valor da penhora 5 mil euros a mais do que o negociado entre eu e o proprietário).

Estou errado ou esse negócio tem tudo a dar errado? Na reserva havia uma cláusula de devolução em dobro do sinal, nesse caso aplica-se?
  2.  # 2

De quando é a hipoteca?
    O valor da hipoteca não altera até ao seu cancelamento.
    O que pode interessar é o valor em dívida.

Eu não me preocuparia com isso.
  3.  # 3

Na reserva havia uma cláusula de devolução em dobro do sinal, nesse caso aplica-se?

A pessoa já tem penhora e está a ver se o enterra mais um pouco.

Penhora só por si, não é motivo de rescisão.
  4.  # 4

Há mediação imobiliária no negócio?(venda particular)

A que título foi dado o valor de 1000€? Já houve CPCV?

Essa dívida, não será relativa a crédito bancário contraído pelo vendedor para comprar o imóvel?
  5.  # 5

Colocado por: PalhavaHá mediação imobiliária no negócio?(venda particular)

A que título foi dado o valor de 1000€? Já houve CPCV?

Essa dívida, não será relativa a crédito bancário contraído pelo vendedor para comprar o imóvel?

É uma venda entre particulares mas conta com mediação imobiliária. O imóvel estava anunciado por imobiliária, e nada foi dito sobre penhora, só descobri após ler a certidão.

Foi dado sinal de 3000 euros para reserva, o CPCV seria assinado para a semana.

A dívida é sim relativa ao financiamento do imóvel. Entretanto, houve incumprimento e o banco obteve a penhora, havendo um processo de execução em curso).

O valor em dívida do proprietário ao banco é superior ao valor que irei pagar pelo imóvel.

Minha dúvida é se o meu banco irá aceitar financiar, já que o valor em dívida é superior (cerca de 5 mil euros superior, um imóvel de mais de 150 mil euros). Como poderia me resguardar para me certificar que a penhora será levantada ou ainda que outras penhoras não poderão vir depois que eu pagar e obtiver a escritura?
  6.  # 6

Caríssimo, antes de mais, não é penhora mas sim hipoteca.

Pelo que percebi, a pessoa está em incumprimento nas suas obrigações com o banco que lhe financiou a casa, é isso? Ou a hipoteca tem a ver com algum aval pessoal que o vendedor deu?

Relativamente ao valor em dívida ser superior ao valor de compra, posso partilhar que também comprei uma casa nessas condições. Depois o vendedor lá se amanhou com o banco e penso que ele chegou a acordo com o banco dele convertendo aquilo em outro tipo de crédito.

Se o vendedor tiver esses 5k na conta o banco também pode aceitar aem grande problema.

Desejo sucesso com a compra.
  7.  # 7

Colocado por: jjoollCaríssimo, antes de mais, não é penhora mas sim hipoteca.

Pelo que percebi, a pessoa está em incumprimento nas suas obrigações com o banco que lhe financiou a casa, é isso? Ou a hipoteca tem a ver com algum aval pessoal que o vendedor deu?

Relativamente ao valor em dívida ser superior ao valor de compra, posso partilhar que também comprei uma casa nessas condições. Depois o vendedor lá se amanhou com o banco e penso que ele chegou a acordo com o banco dele convertendo aquilo em outro tipo de crédito.

Se o vendedor tiver esses 5k na conta o banco também pode aceitar aem grande problema.

Desejo sucesso com a compra.

Agradeço-lhe pela resposta. Há a hipoteca relativa ao financiamento, mas também já convertida em execução por incumprimento (penhora).

0.0127 seg. NEW