Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O que eu me estava a referir em relação às revistas, não era uma questão de decoração, mas sim a parte de pormenores mesmo na construção, por exemplo o feitio das escadas que quero, as estandes embutidas na parede feitas em cimento.. esse tipo de coisas...
    Em relação ao arquitecto, como ja vos disse, aqui é um pouco complicado. E ainda não posso garantir que seja esse o terreno realmente que será a costrução, porque o terreno não é meu.. teria que o comprar ao meu visinho.. Na situação de ele não o querer vender, poderia meter a minha casa actual abaixo ou entao utilizar os 2 terrenos que tenho abaixo da minha casa e que são meus, mas acho que aí ficaria uma coisa um pouco "sobreposta" se fizisse a outra casa abaixo da minha.. por isso estou um pouco na dúvida... Acham que demolir a actual e fazer outra de raiz a partir dessa, é viavel?
  2.  # 22

Quase TUDO é viável, «tecnicamente» falando.
    O problema é o «economicamente».
  3.  # 23

pois... e o facto de que se demolir a casa, durante +/- 1 ano, terei que viver numa casa alugada.
    Não tenho ideia nenhuma de valores para esse tipo de trabalhos e sei que nos Açores a construção é mais barata que no continente, mas comparando estas situações, qual poderá ser a mais vantajosa?
    Situação 1: Demolir a casa, construir uma de raiz no terreno que já é meu, trocando a actual casa feita em pedra, por uma de blocos.
    Situação 2: Continuar com a actual casa, comprando um novo terreno e construindo nesse terreno adquirido uma casa de raiz de blocos, posteriormente tentando vender a actual.

Na vossa opinião qual será a opção mais viável?
  4.  # 24

Temos de comparar os valores investidos com os aumentos de património.

Para isso temos de ter os valores do:
    - custo da demolição mais remoção de entulhos DR e
    - custo da construção de uma casa nova C2 no mesmo terreno
    - custo de construção de uma casa nova noutro terreno C3 (=C2+T, para simplificar).
    - aluguer de uma casa durante as obras de reconstrução AL
    Situação 1:
    custo DR+AL+C2 ; património final: C2valorizado.

Situação 2:
    custo C3 (=C2+T); património final: C1+C2valorizado.

Tudo depende, portanto, SE o valor comercial da sua casa em pedra actual C1 é superior ou inferior a T-(DR+AL), onde T é o valor do terreno que vai adquirir, e DR o valor da demolição da casa actual e AL o valor do aluguer de uma casa durante a obra

Se C1> T-(DR+AL) - isto é, se o acréscimo de valorização do seu património é maior do que o aumento de investimento - opte pela situação 2; caso contrário opte pela situação 1.

Mas, do ponto de vista burocrático é, em geral, mais fácil aprovar um projecto de re-construção do que de uma construção nova. Se, ainda por cima, conseguir chamar ao projecto de reconstrução da casa de pedra de «remodelação», o IVA sobre a mão de obra será de apenas 5%.

Portanto,... é só fazer as contas ;-)

(Uma ajudinha: a demolição e remoção de entulhos pode ser um valor bastante baixo. Há uns 3 anos demoli e removi os entulhos - incluindo abrir novas sapatas - de uma moradia de r/c-1.º-sotão com 100m2 de área de implantação em DOIS DIAS!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: princesa-nilo
  5.  # 25

Luis K.W., agradeço-lhe estas "formulas" que me forneceu para poder entender um pouco melhor qual das opções é que é mais viável...
    De facto, são muitos números, tem que se fazer algumas contas e pensar no espaço que se tem disponível.
    Pelo que me mostrou, acho que no meu caso é mais vantajoso demolir a casa actual e reconstruir uma no mesmo local.
    Outra questão que ainda não entendi muito bem, é que há uns terrenos em que se pode construir uma percentagem maior do que noutros terrenos.
    No meu caso, este terreno onde estou actualmente,é um terreno urbano, e as áreas são as que estão na imagem. Alguém me sabe dizer qual vai ser o máximo de metros quadrados que poderei construir?
    Cumprimentos
      areas casa.JPG
  6.  # 26

princesa...

com 1527 m2 de terreno urbano pode perfeitamente construir mais qualquer coisita significativa para alêm dos 174,34 m2 actuais (terá que consultar o PDM para saber o indice para essa zona).
    Na minha opinião se for falar com um arquitecto poderá ficar supreendida pois a casa actual pode muito bem ser ampliada e o existente renovado e até sem precisar de se mudar durante as obras, já fiz uma vez uma coisa parecida e correu bem.
  7.  # 27

Boas... assim fico mais contente por saber que posso construir masi do que o actual. A minha ideia é mais ou menos uns 200m2.
    Em relação à casa actual, muito possivelmente terá mesmo que ser demolida. Esta tem muitas infiltrações de humidade, muitos erros arquitectónicos que até eu que não percebo nada do assunto consigo vê-los e como a casa é de pedra, quem a construiu, para além da parede de pedra ainda fez caixa de ar e 1 parede de blocos, ou seja, eu tenho na casa actual paredes de mais ou menos 1,5 metros de espessura, o que me está a diminuir bastante do espaço da casa.
    Até que acredito que com uma boa remodelação na obra existente pudesse ser possível retirar as infiltrações, mas isto aqui na minha ilha em relação a empresas especificas de remodelaçoes, nao existem, ou seja... há construtores que fazem ampliações ou constroem casa de raiz, mas a parte de remodelações, é uma desgraca... por isso estou mesmo a excluir essa ideia.
    Em relação a ficar a morar na casa actual enquanto construissem a outra, o que poderia acontecer, na minha modesta opinião, seria fazer a casa nova mais abaixo desta actual, na outra parte do terreno, acho que so assim daria certo. Acha que é possível?
    Cumprimentos
    P.S.- Envio uma foto do meu prédio onde tem a casa actual e o restante terreno que pertence ao lote.
      mapa casa.JPG
  8.  # 28

o que eu acho é que essa construção pode ter coisas muito interessantes e serem a pedra( até condiz) de toque para nova contigua ou ligeiramente afastada e já viu que o que poupar na aquisição de um novo terreno, pode até ir falar com bons arquitectos que eu sei que os há ai nos açores e ficar com uma belissima casa.
  9.  # 29

Pois, só que o meu pequeno problema é mesmo a quantidade de infiltrações que tenho... manchas nas paredes, salitre, bolores... as mobilias de madeira maciça a ficarem malhadas da humidade, etc...
    Porque ja vi construções em que existia essa conjugação da pedra e do moderno, e gostei... Mas há alguns problemas nesta casa que não pretendia fazer uma nova e constinuar com estes atrás de mim.
    Bem, em relação aos bons arquitectos, deve ser nas ilhas maiores, porque cá isto está escasso...lol
    E ja agora, não convém o arquitecto ser da zona onde vamos construir? ou pode ser "um à distancia"?
  10.  # 30

No seu caso convêm ser um dos Açores ou pelo menos um que vá regularmente aos acores.
    Se tem algum poder económico, invista nisso e supreenda-se.
  11.  # 31

pois... entao nesse caso vou pesquisar a ver o que ha disponivel no mercado local, a ver como corre isto. :)
    Ja agora tnks pela ajuda e se me forem ocorrendo mais ideias vou aqui colocando.
    Neste momento acho o ponto de situação está em demolir a existente e reconstruir uma nova ou aproveitar o terreno que tenho abaixo da casa para fazer outra.
    E entao, agora tratar de arranjar um arquitecto que me faça um esboço do que pretendo.
    Cumprimentos
  12.  # 32

Contacto da delegação da Ordem dos Arquitectos nos Açores:
    Açores . Delegação dos Açores
    Morada: Rua Dr. Caetano de Andrade, nº 9 2ºEsq . 9500-037 Ponta Delgada
    Horário de Funcionamento da Secretaria: 2ª, 4ª e 6ª das 14h às 18h
    Tel: 296 283 201 / 296 283 073
    Fax: 296 283 080
    E-mail: [email protected]
  13.  # 33

Boas Macal, Tnks pela morada... por acaso nem tinha conhecimento que estadelegação existia nos Açores...
    assim ja sei onde posso expor o que pretendo e onde arranjar alguem competente :)
    Cumprimentos
  14.  # 34

cá estou, opte por espaços interiores mais organizados, pode criar um pequeno corredor, não coloque o wc aberto para a sala, veja o quarto do r/c, crie uma especie de hall, não abra a porta directamente para o espaço sala e de frente para as pessoas que entram em casa. crie um corredor/hall no 1º piso na zona das portas dos quartos.
    cumprimentos
    • alfmts
    • 15 outubro 2009 editado

# 35

Colocado por: princesa-niloBoas, criei este projecto no home planner, por ser uma ideia daquilo que gosto e por isso gostava que vissem e opinassem sobre o que poderia mudar. :)

Boa noite...
    Estou aqui para lhe pedir uma ajuda num ponto que não tem muito a ver com a sua questão mas que me ajudaria muito...
    Há muito que procuro um programa que faça aquilo que esse que utilizou (home planner) dá para fazer...
    Pode dizer-me onde encontro esse que você utilizou?
    Obrigado...
    •  
      FD
    • 15 outubro 2009

# 36

Colocado por: alfmtsHá muito que procuro um programa que faça aquilo que esse que utilizou (home planner) dá para fazer...

Programas 3D.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alfmts
  15.  # 37

Boas alfmts,

Entao conseguiu um bom programa para fazer o se projecto ou nao?
    cumprimentos
  16.  # 38

Colocado por: princesa-niloBoas alfmts,

Entao conseguiu um bom programa para fazer o se projecto ou nao?
    cumprimentos

Olá!...
    Por acaso, eu já tinha os que me propuseram, tais como o Google Sketch Up, na versão 6 e na 7 também mas, contudo, comparei com o floorplanner e prefiro continuar a utilizá-lo...talvez por estar já mais familiarizado com ele...
    Não publico cá o resultado, por uma questão de falta de espaço...512Kb não chegam para um dos esboços, sequer...

De qualquer maneira, agradeço as dicas...

Cumprimentos...

0.0211 seg. NEW