Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de ajuda para doar um apartamento aos meus pais:

    questões:
    - é preciso realizar uma escritura?
    - o imóvel tem de ser avaliado?
    - que documentos são necessários?
    - estou na Madeira e o apartamento é no Porto, provavelmente vou passar uma procuração aos meus pais e eles tratam do resto. há algum inconveniente?
    - pago IMT?
    - pago IMI?
    - quanto custa o processo todo?
    - quanto tempo demora até estar concluído? (é que tenho alguma urgência)

    Obrigado
    •  
      FD
    • 1 outubro 2009 editado

     # 2

    Sim, não, BI e Cartão de Contribuinte (ou Cartão do Cidadão) se utilizar o CasaPronta, acho que não (mas não tenho a certeza), não, não (o IMI só se paga anualmente), depende do valor da doação mas em despesas fixas conte com cerca de 500€ (escritura e registos), depende das marcações da escritura mas, se for pelo CasaPronta pode ser que seja relativamente rápido (é tudo feito no mesmo dia).

    Está-se é a esquecer do pagamento do Imposto de Selo - 0,8% sobre o valor patrimonial.
  2.  # 3

    Não sei se serve a informação, mas ontem estive num balcão Casa Pronta e disseram-me que as escrituras das doações só podem ser realizadas em Notários
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
    •  
      FD
    • 26 janeiro 2010

     # 4

    Pois, desconhecia. Obrigado pelo reparo.

    Pelos vistos irá estar disponível mas ainda não se sabe quando.
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2010

     # 5

    Saiu hoje a portaria que diz que já é possível fazer permutas e doações usando o serviço CasaPronta.

    http://dre.pt/pdf1sdip/2010/02/02300/0028300283.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Assun
  3.  # 6

    Obgda pelo envio da portaria. É sempre bom estar a par das novidades.
  4.  # 7

    Também gostaria de saber quais as vantagens da doação ou da herança, pura e simples, do apartamento
 
0.0121 seg. NEW