Iniciar sessão ou registar-se
    • IAR
    • 2 janeiro 2020

     # 21

    Colocado por: Gonç@loO melhor que ja usei foi este:

    https://www.cif.com.pt/produtos/catalog/cif-spray-perfect-finish-remove-bolores-435ml.html

    Mas só vi com embalagem preta. Aplico no teto sobre as manchas, e passado umas horas, está branco. Recomendam passar água limpa no fim, mas nunca fiz isso.


    Também usas esse para a limpeza regular do azulejo e juntas? (Assumindo que tens / tinhas o problema do fungo no azulejo e nas juntas também)
    • IAR
    • 2 janeiro 2020

     # 22

    Colocado por: mtavares@IAR
    Procure no Google por Higrometro , com temperatura tem desde 10 € na fnac até 22 € na worten,
    tenho 2 parecidos ao da worten (Higrómetro e Psicrómetro TFA-DOSTMANN) que funcionam á 10 anos.

    hoje já aparecem equipamentos com ligação ao smartphone, da sonoff e da shelly , este ultimo faz o registo durante um ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IAR


    Obrigado! já estive a pesquisar.

    Admito a minha ignorância neste assunto.
    Tu controlas a humidade dentro de casa, nas várias divisões?
    Porque motivo exactamente?
    • IAR
    • 2 janeiro 2020

     # 23

    Colocado por: master_chiefse apenas tens um extractor no wc
    usa um desumificador
    nao é necessario ser muito caro
    apenas é importante o ligares antes do banho e deixares depois do banho
    e fechar a porta do WC!

    e limpar o tecto com lixivia
    num borrifador ou com um pano humido de lixivia e passar no tecto


    Até temos coisas destas nos quartos:
    https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/impermeabilizacao/impermeabilizacao-interior/absorventes-de-humidade/3recargasdesumidificadoroferta1caixahumydry450gr-p25669.aspx

    Mas suponho que estejas a falar de um aparelho a sério. Podes sugerir algum modelo?
    Já agora, como é, habitualmente, o consumo eléctrico? Baixo, alto?
    Nunca usei e não tenho base de comparação.
  1.  # 24

    @IAR,

    Para evitar o ponto de orvalho, o ponto no qual a humidade do ar, na forma de vapor passa á forma liquida, criando condições para o desenvolvimento do bolor.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_orvalho
    • IAR
    • 2 janeiro 2020

     # 25

    Colocado por: mtavares@IAR,

    Para evitar o ponto de orvalho, o ponto no qual a humidade do ar, na forma de vapor passa á forma liquida, criando condições para o desenvolvimento do bolor.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_orvalho


    Ok, boa! Pensei que houvesse outro motivo. Saúde ou outra coisa.
  2.  # 26

    O bolor só é saudável no queijo, em casa não é nada saudável.
    • IAR
    • 9 janeiro 2020 editado

     # 27

    Colocado por: mtavaresUtilizar um medidor de humidade relativa, assim sabe quanta humidade tem e como se comportam as outras divisões basta deslocar o medidor.

    isto de aquecer um pouco, desumidificar , ventilar, sem medir é como andar de carro sem saber a que velocidade vai.


    Boas, Já tenho o medidor!

    O WC1 (o que mais usámos cá em casa) pareceu-me o local mais húmido e deixei lá o medidor durante a tarde inteira.

    Às 15:30, mostrava 67% HR
    Às 22:45, mostrava 80% H

    Foto do medidor no WC1: https://imgur.com/a/5RIoz2x

    Agora à noite (1 da manhã), no meu quarto, que tem 15 m2, mostra 77% HR. O A/C está desligado.

    Inicialmente pensei em adquirir um desumidificador pequeno só para o WC. Algo deste género: https://www.trotec24.pt/maquinas/desumidificacao/desumidificador-confort-serie-ttk-e-s/desumidificador-peltier-ttp-5-e.html

    Mas tendo em conta que tenho problemas semelhantes nos quartos, e depois de me informar melhor na outra thread sobre desumidificadores, cheguei à conclusão que é melhor comprar algo que possa servir as outras divisões também.

    Aceito sugestões para um desumidificador que sirva a minha situação.
    Deixo aqui uma imagem representativa do meu apartamento:
    https://imgur.com/ZnPCqfB

    Obrigado!
    • zed
    • 9 janeiro 2020

     # 28

    Colocado por: IARO extractor presente é um “Silent 100” e suspeito que não faz o seu trabalho como devia.


    Mas não vai substituir este por um mais capaz? Veja por exemplo o Cata E 100 com um caudal de 115 m3/h em vez dos 95 do seu.

    Esse extractor fica ligado depois dos duches? Dez minutos, meia hora, ou o que for necessário. RH de 80% num WC nem é nada por aí além..
    • zed
    • 9 janeiro 2020 editado

     # 29

    .
    • IAR
    • 9 janeiro 2020

     # 30

    Colocado por: zed

    Mas não vai substituir este por um mais capaz? Veja por exemplo o Cata E 100 com um caudal de 115 m3/h em vez dos 95 do seu.

    Esse extractor fica ligado depois dos duches? Dez minutos, meia hora, ou o que for necessário. RH de 80% num WC nem é nada por aí além..


    Eu por mim mudo o extractor para o mais potente possível! Vou consultar esse, obrigado.

    Mas sim, o exaustor fica sempre a funcionar depois dos duches. Durante um bom tempo. Mas ficamos com tanto vapor que as paredes ficam todas molhadas. Penso que o WC não é bem ventilado.
    A grelha de ventilação está meio tapada pela sanita (azelhices do empreiteiro que fez a remodelação há uns anos atrás). E claro, não temos janela.

    Amanhã vou medir a humidade durante e a seguir aos duches matinais.
  3.  # 31

    Quando usa o extrator tem alguma entrada de ar na casa para renovar o ar?
    Concordam com este comentário: zed
    • eu
    • 9 janeiro 2020

     # 32

    Colocado por: zed115 m3/h em vez dos 95

    São praticamente iguais, não fará diferença relevante.
  4.  # 33

    Apenas para partilhar uma experiência,
    Normalmente tenho o quarto com 85% de humidade, em dias de chuva.
    Para baixar a humidade desse quarto tive o equipamento 3 dias em contínuo a trabalhar, (durante o dia e não quando estava a dormir), para atingir a humidade de 65%.
    Agora experimento a pratica de fazer "secagem" forçadas de casa divisão, uma vez que as madeiras dos móveis, o conteúdo do armário com porta aberta.



    O equipamento sei que tem alguma potência, comprei em promoção 50% por 170€ ( compra por impulso, não confirmei o preço normal ), este também tem o ciclo de descongelamento do evaporador, o que me agradou, contudo já reparei que a sonda temperatura estava algo afastada do evaporador e tive de corrigir o facto.
    Tem 2 saídas de condensados, por depósito e por mangueira .
    O desumidificador tem agora 6 anos, e as a electrónica de comando está começar a fazer das suas, no outro dia não ligava pela tecla apenas ligou depois de várias manobras de "ficha".
  5.  # 34

    Colocado por: Gonç@loO melhor que ja usei foi este:

    https://www.cif.com.pt/produtos/catalog/cif-spray-perfect-finish-remove-bolores-435ml.html

    Mas só vi com embalagem preta. Aplico no teto sobre as manchas, e passado umas horas, está branco. Recomendam passar água limpa no fim, mas nunca fiz isso.


    eu uso esse em casa! é ótimo!
    Também nunca limpei após pulverizar o liquido. Mas quando estiver melhor tempo, irei limpar os tetos.
    • IAR
    • 9 janeiro 2020 editado

     # 35

    Update das Medições no WC1:

    78.3% às 08:00 antes do primeiro banho

    92.4% às 08:15 depois do banho

    (extractor a trabalhar)

    92.1% às 08:45 antes do segundo banho

    (extractor continua a trabalhar)

    95.9% às 09:00 depois do banho

    (extractor continua a trabalhar)

    83.6% às 11:30

    (extractor foi desligado depois das 11:30, não sei precisar a hora)

    78.7% às 14:30


    Nota: os banhos são de +-10 minutos, mais o tempo a limpar, vestir, etc.
    • AMVP
    • 9 janeiro 2020

     # 36

    • IAR
    • 9 janeiro 2020

     # 37

    Colocado por: O.MartinsQuando usa o extrator tem alguma entrada de ar na casa para renovar o ar?
    Concordam com este comentário:zed


    Recentemente, temos tido mais cuidado a abrir as janelas, propositadamente, nos quartos.

    Por hábito já o fazíamos do lado da marquise da sala e do lado da cozinha (ver imazemzinha que deixei anteriormente) que de facto, têm pouco ou nada de fungos.

    Com esta conversa toda e inúmeras recomendações aqui no fórum para arejar a casa, descobrimos que fazíamos pouco nos quartos e já estamos a implementar isso na rotina.

    O que temos feito é abrir as janelas dos quartos durante +- 30 minutos, algures no período da manhã. Em situação normal, quando fazemos isto, ficam as portas dos quartos abertas, portas dos WC também, tudo aberto para circular e ventilar bem. E sente-se um ar fresco na casa.

    E só mesmo quando está muito frio, já aconteceu ter deixado as portas dos quartos fechadas, de modo que o ar fresco entrou para cada quarto, individualmente.

    Agora, com o frio que está, logo de manhazinha, para abrir as janelas e deixar portas abertas (com correntes de ar) com o intuito de fazer chegar ar renovado ao WC, não vai ser fácil.... Mas se ajudar, vamos tentar fazer o sacrifício! É que nessa altura do dia, quando o WC está mais cheio de vapor por vezes é também a altura em que está mesmo muito frio! (ou que mais sentimos)

    Por outro lado, penso ter recebido uma recomendação para não deixar a porta do WC aberta, de modo a que o vapor, dessa forma, não saia para fora.

    Por isso, tenho que perceber qual é a melhor abordagem.
    • IAR
    • 9 janeiro 2020 editado

     # 38

    Colocado por: AMVPE este tipo de aparelhos não será uma boa opção?


    Não estou a fim de fazer ”instalações”.
    esse equipamento até parece ser bom (adorava ter o WC quentinho) mas ia ficar feioso na parede. O WC tem uma área pequena.

    Mas agradeço de qualquer forma a sugestão!

    Estou a lembrar-me que comecei este tópico a questionar-me se um termoventilador podia ser uma opção, porque vi uns equipamentos no Ali. E até porque já usei um no passado, num apartamento alugado no norte do país (friozinho logo de manhã...) e se bem lembro, era óptimo ter aquilo a trabalhar!
    • AMVP
    • 9 janeiro 2020

     # 39

    Colocado por: IAR

    Não estou a fim de fazer ”instalações”.
    esse equipamento até parece ser bom (adorava ter o WC quentinho) mas ia ficar feioso na parede. O WC tem uma área pequena.

    Mas agradeço de qualquer forma a sugestão!

    Estou a lembrar-me que comecei este tópico a questionar-me se um termoventilador podia ser uma opção, porque vi uns equipamentos no Ali. E até porque já usei um no passado, num apartamento alugado no norte do país (friozinho logo de manhã...) e se bem lembro, era óptimo ter aquilo a trabalhar!


    Quanto à sua eficiência não sei, mas quanto à beleza é tão feio quanto um AC, são colocados por cima das portas.
  6.  # 40

    Colocado por: IARRecentemente, temos tido mais cuidado a abrir as janelas, propositadamente, nos quartos.

    O que temos feito é abrir as janelas dos quartos durante +- 30 minutos, algures no período da manhã. Em situação normal, quando fazemos isto, ficam as portas dos quartos abertas, portas dos WC também, tudo aberto para circular e ventilar bem. E sente-se um ar fresco na casa.

    E só mesmo quando está muito frio, já aconteceu ter deixado as portas dos quartos fechadas, de modo que o ar fresco entrou para cada quarto, individualmente.

    Agora, com o frio que está, logo de manhazinha, para abrir as janelas e deixar portas abertas (com correntes de ar) com o intuito de fazer chegar ar renovado ao WC, não vai ser fácil.... Mas se ajudar, vamos tentar fazer o sacrifício! É que nessa altura do dia, quando o WC está mais cheio de vapor por vezes é também a altura em que está mesmo muito frio! (ou que mais sentimos)

    Eu não percebo muito bem isto, faz sentido recomendar a pessoas que abram janelas em pleno inverno? Costuma ser uma recomendação muito usada pelo forum mas não consigo perceber como se ache razoável... As casas deviam vir preparadas para que tal não fosse necessário, especialmente no inverno.
 
0.0252 seg. NEW