Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A cazita alentejana precisa ser caiada. Qual a melhor cal e os melhores fixadores domesticos para fazer uma tinta cazeira e economica? As receitas Sao bem vindas!... Obrigado.
  2.  # 2

    Pesquise por tinta de cal no motor de busca.

    Aqui no fórum também encontrará discussões sobre o tema

    Ps:Caseira
  3.  # 3

    Obrigado Pedro pela dica...
  4.  # 4

    Boa tarde, Ndomingos

    Há tempos, durante as minhas pesquisas, encontrei um fabricante de produtos à base de cal portuguesa, e parece ter boas reviews.

    Os preços não me parecem estapafúrdios, e como "receita" segue o manual. Talvez lhe seja de uma utilidade, portanto deixo-lhe o link.

    http://fradical.pt/

    Tabela de preços 2019: https://orcamentos.eu/fradical-solucoes-ecologicas-de-cal-em-pasta-tabela-de-precos/
    Concordam com este comentário: Ndomingos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndomingos
  5.  # 5

    Obrigado
    Capuchinha pela link, a cal e de Vera's um produto natural de alta qualidade na construcao e pena que nos tempos actuais nem sempre se lhe seja dada o devido valor!
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  6.  # 6

    Colocado por: NdomingosObrigado
    Capuchinha pela link, a cal e de Vera's um produto natural de alta qualidade na construcao e pena que nos tempos actuais nem sempre se lhe seja dada o devido valor!
    Concordam com este comentário:Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Capuchinha


    Talvez nem toda a gente tenha memórias de ver a avó a caiar, com aquelas escovas à moda antiga! :)
  7.  # 7

    Eu lembro-me bem. Não era a minha avó, mas as avós de outrem ;)
    Tinha de ser todos os anos... Hoje em dia, é possivel com alguns aditivos e/ou tecnicas mais apuradas dilatar o tempo...
    Tenham noção que a 1ª caiação, tem de levar mais 5 demãos...!!! ;) ou não tendo tantas... terão de arranjar uma tinta um pouco mais pastosa... O ideal é comrpar a cal em pedra, apagar e reservar a agua da "cozedura". é hidroxido de cálcio!!! A pasta resultiante que fica no fundo é optima também...
    Pesquisar e utilizar.
    Advertência: não se pode utilizar sobre suportes já pintados com tintas industriais... com resinas.
    Concordam com este comentário: Ndomingos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha, Ndomingos
  8.  # 8

    e Matar a cal :P como se dizia por aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  9.  # 9

    Nunca preparei cal, nem sei indicar como fazê-lo.
    Gosto de cal acima de tudo porque me evoca uma série de memórias da minha infância, dos meus avós, e das nossas idas ao Alentejo para estar com eles.
    De pensar como aquela Vila era bonita, com as casinhas, das maiores às mais humildes, sempre tão branquinhas e cuidadas. De gostar de passar a mão pelas paredes, de sentir a sua textura, mais orgânica. De pensar como todas as avós, a minha e as outras, eram super despachadas e desenrascadas, de pincel de caiar nas mãos.
    De nos dias de maior calor, a seguir ao almoço, a minha avó me chamar para a sesta, ao fresco, a dizer que estava muita calma, com o meu pai a ter que me traduzir que calma é calor. Enfim, memórias...

    Dei com esta empresa de produtos de cal, depois de assistir a n documentários sobre arquitectura romana, sobre o maravilhoso cimento romano, e de me apetecer saber mais sobre este, o que me levou aos aditivos pozolânicos e por fim, ao site.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Ndomingos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndomingos
  10.  # 10

    Obrigado Pedro e Capuchinha pelas vossas boa's memorias e da boa saudavel nostalgia!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
      IMG-20191214-WA0002.jpg
  11.  # 11

    OS planos sao para marco caiar a cazita alentejana de cal...
  12.  # 12

    Vai ficar um mimo! :)
    Concordam com este comentário: Ndomingos
  13.  # 13

    Vai caiar isso para quê?
    É um edifico em tijolo e cimento. ainda por cima com reboco tirolês...
    Pinte isso com uma tinta acrilica e não se preocupe mais.
  14.  # 14

    Aliás essas paredes sendo simples, deveria era aplicar um isolamento termico pelo exterior... um ETICS.
  15.  # 15

    A minha Maria vai caiala... se Deus quizer!
  16.  # 16

    O @Ndomingos, vai me desculpar, mas não entendo porque anda a pedir opiniões no fórum... o pessoal tenta ajudar e indicar-lhe o "melhor" caminho... e o amigo segue sempre no q já tinha em mente, mesmo depois de pessoas entendidas no assunto o aconselharem a irem por outros caminhos!

    Tem aí um lugar muito bonito, com muito potencial, parabéns!
  17.  # 17

    Obrigado Nuno.
    Tem razao... Mas eu sempre gosto de aprender e no forumdacasa sempre se Vao aprendendo mais algumas coizinhas... Muito obrigado por vosses compartilharem essa sabedoria (essas coizitas) conosco!!!
  18.  # 18

    Eu entendo q goste de aprender, todos gostamos, mas tente entender a parte das pessoas q do outro lado estão a tentar ajudar com o q sabem.

    Vá colocando fotos dos trabalhos.
    Concordam com este comentário: Ndomingos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ndomingos
  19.  # 19

    Colocado por: NdomingosA minha Maria vai caiala... se Deus quizer!

    è contra producente.. vai-se arrepender. a maria também pode pintar... vai demorar menos de metade do tempo e será amais adequado para o tipo de parede.
  20.  # 20

    Pedro quais Sao as vantagens da tinta acrilica em relacao a cal?
 
0.0208 seg. NEW