Iniciar sessão ou registar-se
    • nupema
    • 1 janeiro 2020 editado

     # 1

    Boa tarde e bom ano de 2020!! 🍾🍾

    Vivo numa moradia e gostaria de instalar um sistema de aquecimento central que me distribuísse calor para a sala, cozinha, quartos, etc.

    Tenho lido bastante sobre o tema, especialmente aqui no fórum. Mas a verdade é que não consigo chegar a uma conclusão sobre qual a melhor opção nas várias que tenho lido.

    Caldeira de pelets, lareira com recuperador e caldeira a gás, são as que me parecem ser mais interessantes.

    Vivo numa moradia geminada T3 + 1. Actualmente a lareira tem um recuperador de calor básico (que já cá estava quando adquiri o imóvel), que deixa muito aquém o aquecimento nos dias de inverno, nunca conseguido ir além de 19/20°C na sala, e 17°C nos quartos.

    A lareira e a respectiva chaminé passa numa zona central da casa, com cozinha numa extremidade, e os quartos distribuídos no andar de cima.

    A casa não tem pre-instalacao de aquecimento central. O que não ajuda na opção do que instalar.

    Já estive no norte em casas que tem uma caldeira de pelets, por exemplo numa cave, que distribui o calor com radiadores de calor nos quartos. E confesso que adorei, um calor uniforme, silencioso, e controlável com termostato electrónico.

    Já vi também aqui no fórum alguns tópicos com lareiras que tem recuperador com várias saídas com tubos que distribuem o calor pela casa, mas fiquei com algumas dúvidas da eficiência e relativamente á instalação.

    Caldeiras a gás, também creio que funcionam com instalação de radiadores de calor pela casa, certo?

    O que me aconselham? Gostaria de obter informações adicionais sobre qual o melhor sistema, custos de instalação, manutenção, etc.

    E de preferência alguém de confiança que quando eu decida avançar nao execute um trabalho que não é o mais adequado e que foi mal feito - alguns exemplos que tenho lido aqui no forum são de fugir, e em coisas básicas como a utilização inadequada de lá de rocha, que implica por exemplo riscos para a saúde). Mas sim, alguem competente e honesto.

    Desde já agradeço todos os comentários e respostas.
  1.  # 2

    Basta um AC
    • nupema
    • 1 janeiro 2020 editado

     # 3

    Colocado por: ****Isole a casa e mude as janelas .


    A casa está isolada. Tem parede dupla e janelas com vidro duplo. Está nos planos mudar para PVC em vez de alumínio e quanto a esta parte já sei o que colocar. Este, é outro tema.

    Uma casa por muito bem isolada que esteja, com temperaturas exteriores de 0° a 10°, nunca atingirá 21C° 22°C..Certo? Ou está a falhar-me aqui alguma coisa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Plainas1
    • nupema
    • 1 janeiro 2020 editado

     # 4

    Colocado por: bettencourtBasta um AC


    AC não faz sentido, um AC não aquece 4 quartos, uma sala e uma cozinha em 3 andares diferentes..

    Daí eu ter referido sistemas de aquecimento central. AC não entra nesta categoria.

    E sim, eu sei que os portugueses (e sim eu sou português), ao contrário de outros países da Europa, acham que uma casa preparada e com aquecimento central é secundário, e por isso durante anos e anos fizeram-se as asneiras que se fizeram a nível de construção, com casas a atingir 14°C no inverno e com um aquecedor convector em cada divisão da casa que gasta 2000watts por hora.
    Concordam com este comentário: carrotoyota
  2.  # 5

    Com recuperador apenas e consegue ter a casa a 19 e a 17 nos quartos e ainda se queixa?
    A malta agora quer andar no inverno de t-shirt. Porque conforto agora só é sinonimo de ter a cada a 22 graus.
    Vai gastar dinheiro para quê? A casa no verao porta-se bem ou é quente?
  3.  # 6

    Colocado por: SirruperCom recuperador apenas e consegue ter a casa a 19 e a 17 nos quartos e ainda se queixa?
    A malta agora quer andar no inverno de t-shirt. Porque conforto agora só é sinonimo de ter a cada a 22 graus.
    Vai gastar dinheiro para quê? A casa no verao porta-se bem ou é quente?


    A casa de verão não precisa de qualquer sistema de arrefecimento. Tem uma temperatura bastante agradável.

    E sim, 22°C é de facto sinónimo se conforto. Já passei algum tempo em países do norte da Europa com sistema de aquecimento central, e sim, prefiro andar de t-shirt em casa, do que com 2 camisolas e com mantas.

    Só aqui se acha que 16°/17°C em casa é uma temperatura normal. Mas de facto não é. Ou melhor, é, para quem sempre viveu assim e não conhece outra realidade (a de andar de t-shirt em casa com 0°C lá fora).

    Quanto ao gastar ou não dinheiro, é uma opção minha. Ele custa a ganhar, mas sou eu que também escolho no que custa a gastar.
    Concordam com este comentário: mtavares
  4.  # 7

    Colocado por: nupema

    A casa está isolada. Tem parede dupla e janelas com vidro duplo. Está nos planos mudar para PVC em vez de alumínio e quanto a esta parte já sei o que colocar. Este, é outro tema.

    Uma casa por muito bem isolada que esteja, com temperaturas exteriores de 0° a 10°, nunca atingirá 21C° 22°C..Certo? Ou está a falhar-me aqui alguma coisa?


    As janelas são para mudar este ano (2020).

    E acredito que faça diferença, mas continuo a duvidar que consiga ter nos quartos a mesma temperatura que na sala.

    Outra coisa que pensei em fazer e que acho um "erro" em termos de aproveitamento de calor.

    Como referi no post inicial, o tubo do recuperador passa no centro da casa. Não teria muito mais aproveitamento do calor se o tubo não tivesse no meio de tijolo e cimento, ao passar pelos dois andares? Ou seja, se o tubo tivesse descoberto, do gênero que se vê nas salamandras, o calor seria muito mais bem aproveitado e espalhado pela casa. Aí sim acredito que conseguisse atingir os 21° na divisão de cima (em conjunto com as janelas em PVC). Isto seria algo fazível se destruisse a tal fila de tijolo e metesse um tubo adequado?
  5.  # 8

    Nupema, através da conduta da chaminé, consegue ter acesso a todas as divisões?
    Sempre poderia substituir esse recuperador por um sistema a pellets que depois ligava aos radiadores...
    Concordam com este comentário: nupema
    • nupema
    • 1 janeiro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: fbastosNupema, através da conduta da chaminé, consegue ter acesso a todas as divisões?
    Sempre poderia substituir esse recuperador por um sistema a pellets que depois ligava aos radiadores...
    Concordam com este comentário:nupema


    Sim, consigo, porque a conduta está localizada mais ou menos a centro. Seguem as plantas dos dois andares, para ter uma ideia.

    Os círculos a laranja são onde está a lareira e a conduta no caso do 1°andar.
      Screenshot_2020-01-01-21-38-47-624_com.google.android.apps.docs-01.jpeg
      Screenshot_2020-01-01-21-39-00-811_com.google.android.apps.docs-01.jpeg
  6.  # 10

    Nupema, no teu caso, a tubagem iria ficar á vista..isso é problema para ti?
  7.  # 11

    Colocado por: ****Nos países da Europa e mais propriamente no norte e centro da Europa , estão a ensinar as pessoas ,(atualmente já estão nas escolas ), a temperatura ideal é 20 graus , e para um espaço que não esteja a ser usado é de 18 graus , em caso de necessidade de aquecer esse espaço aumenta a temperatura .

    Como vê esses 22 é um mito que têm um peso enorme nos consumos energéticos, e até os países com aquecimento à distância, já estão com problemas a pedir para as pessoas baixa irem , alguns graus .


    Tomaria eu e metade dos portugueses ter 20° en todas as divisões. Quanto aos problemas energeticos, isso só se aplica quando se fala maioritariamente de electricidade. Coisa que não se verifica nós países verdadeiramente preparados para o frio (França, UK, não são exemplos) - se falarmos de Filandia, Noruega, Suécia ou mesmo Rússia, não utilizam electricidade, e até as casas com 40 anos tem sistema de aquecimento a gás fornecido pela rede).

    Outra diferença é que para passar de 18° - que até concordo se a divisão não for usada - para 20°C é fácil e rápido num sistema de aquecimento central e numa habitação com bom isolamento.

    Portugal carrega, muito mais a rede com toda a gente a usar aquecedores electricos (a óleo, convecção, AC, etc) a gastarem 2000w cada durante horas a fio. É ver a voltagem da casa durante o inverno a passar de 230v para 200v ou menos!

    Se tivessem um bom sistema de aquecimento central ecológico, pelets, lenha, solar, - não tem qualquer influência ou dependência da e na rede.
    • nupema
    • 2 janeiro 2020 editado

     # 12

    Colocado por: ****Um projeto do qual eu faço parte , são 11 câmaras municipais.
      31700611-06FD-4A59-A413-051354DE1B75.jpeg


    Portanto as câmaras estão com um projecto para pedirem as pessoas para terem a casa a 20°C? Significa que vão ajudar as pessoas a preparar as casas para conseguirem atingir os 20°!? Só pode ja que a maioria das casas está 4 ou 5°C abaixo desse valor.

    E já agora com flyers en francês, duvido da taxa de sucesso. Qual a percentagem de pessoas em Portugal que tem cadas a 21° ou 22°C? Como faz parte do projecto facilmente tem acesso a esta informação, importante para saber qual a população alvo. Se me permite, a não ser que seja dirigida a emigrantes portugueses que falem francês, não me parece que a vá ter o efeito pretendido.

    E por último, a Câmara não tem nenhum projecto que apoie as pessoas a subir a temperatura das casas de 16°C para 20°C? Teria sucesso garantido!
  8.  # 13

    Colocado por: ****


    Projetos da quinta do conde !


    Já agora, en que é que esta resposta adiciona valor à minha questão e tema que me levou a escrever o meu post inicial?
  9.  # 14

    Colocado por: fbastosNupema, no teu caso, a tubagem iria ficar á vista..isso é problema para ti?


    Esteticamente, não é o cenário ideal. Neste tipo de intervenções existem opções para esconder os tubos? Por exemplo calhas? Ou enventualmente teto falso?
    • zinna
    • 2 janeiro 2020 editado

     # 15

    Colocado por: nupemajá agora com flyers en francês, duvido que chegue tenha uma taxa de sucesso elevada. A não ser que seja dirigida a emigrantes portugueses que falem francês. Que provavelmente e infelizmente serao dos poucos que tem condições financeiras para terem sistemas e casas preparadas para 20°C!



    Em França o aquecimento é coletivo,
    Você paga uma taxa por mês de aquecimento.
    Era assim para os prédios...

    O grande problema em Portugal foi não planear edifício/casa para ter conforto.

    Vamos ver o que o futuro nos traz..

    Sobre o seu aquecimento
    Isolamento nas caixas de estores se tiver,
    Vidro duplo tem, mas o vidro é baixo emissivo?
    Como o **** falou.., se resolver alguns problemas ajuda bastante.
    Concordam com este comentário: nupema
    • nupema
    • 2 janeiro 2020 editado

     # 16

    Em França o aquecimento é coletivo,
    Você paga uma taxa por mês de aquecimento.
    Era assim para os prédios...

    O grande problema em Portugal foi não planear edifício/casa para ter conforto.

    Vamos ver o que o futuro nos traz..


    Zinna,

    Sem duvida, esse é o grande problema. E o primeiro passo é ter consciencia disso e de que deve haver outra abordagem para os problemas de aquecimento em Portugal. Aquecimento colectivo é uma opção que na minha opinião faz todo o sentido. E acima de tudo pelo menos que haja a opção. Depois cada qual é livre de escolher ou não pagar. Não só na França, mas sim concordo plenamente.

    Sobre o seu aquecimento
    Isolamento nas caixas de estores se tiver,
    - Não tenho caixas de estores, só portadas.
    Vidro duplo tem, mas o vidro é baixo emissivo? -Não creio, no entanto apresentaram-me algumas opções em pvc que creio ja terem vidro baixo emissivo.
    Como o **** falou.., se resolver alguns problemas ajuda bastante.
    Concordam com este comentário: zinna
  10.  # 17

    Colocado por: ****Já que se fala na França e traduzindo a norma no tradutor .

    Definição RT 2020
    RT 2020 é o regulamento térmico (RT) que será aplicável a todas as novas construções, como o próprio nome sugere, a partir do final de 2020 (e de 2018 a edifícios públicos). A primeira regulação térmica foi implementada em 1974. O objetivo era reduzir o consumo de energia de novas construções. A RT 2020 visa implementar o conceito BEPOS, para edifícios de energia positiva, projetado no âmbito do Plano de Construção Sustentável. São, portanto, qualificados porque produzem mais energia (aquecimento, eletricidade ...) do que consomem para operar, em especial graças a uma usina fotovoltaica. A RT 2020 segue a RT 2012, planejada pela Grenelle do meio ambiente, destinada a dividir por 3 o consumo de energia de novas construções, a um máximo de 50 kWh / m2 por ano, limitando o aquecimento, o ar-condicionado, iluminação, água quente sanitária e ventilação.

    RT 2020 e isolamento
    Para produzir mais energia do que consome, a casa RT 2020 deve, por um lado, aproveitar ao máximo as fontes de energia livres e, por outro lado, reduzir ao máximo possível suas necessidades de energia. Isso envolve, principalmente, um melhor isolamento dos envelopes dos edifícios e um gerenciamento inteligente de energia. A automação residencial, portanto, tem um papel importante a desempenhar.


    RT 2020 e casa passiva
    A casa RT 2020 não é outra senão uma casa passiva mais eficiente. De fato, uma casa passiva é uma casa que produz tanta energia quanto consome. A casa RT 2020, por outro lado, deve exceder suas necessidades de energia graças à produção de energias renováveis. A energia excedente pode ser devolvida à rede elétrica pública. Uma casa passiva tem um investimento excessivo de 5% a 10% em comparação com uma casa convencional, segundo a Ademe Haute-Normandie. "O custo operacional é menor, o investimento excessivo é amortizado bem antes do final da ocupação do edifício", diz a organização.

    RT 2020 e casa positiva
    A casa positiva, ou edifício com energia positiva (Bepos), constitui o conceito no qual o RT 2020 está alinhado. Essas construções consomem menos energia do que produzem, graças a soluções técnicas (para o telhado, paredes, janelas ou até varandas) permitindo o acúmulo e a restituição de calor e a produção de eletricidade. A necessidade de remover pontes térmicas (áreas pouco ou pouco isoladas, geralmente entre duas paredes, como o teto e a parede) por meio de isolamento externo, por exemplo, ou a realização de fachadas separadas a estrutura do edifício também está presente.

    RT 2012 e RT 2020: que diferenças?
    O padrão RT 2012 é o último padrão térmico datado antes do RT 2020. Ele segue os padrões RT 2000 e RT 2005.
    Entre as principais diferenças entre a TR 2012 e a RT 2020, destacamos os limites do gasto energético. Enquanto a RT 2012 correspondia a um teto de 50 kWh / m² / ano, ou seja, o valor médio da etiqueta da BBC (edifício de baixo consumo), a RT 2020, por sua vez, exige que a produção de energia seja maior que o consumo . A despesa deve, portanto, ser inferior a 0 kWh / m² / ano.


    Eu percebo francês, de qualquer forma obrigado pela tradução.
  11.  # 18

    Colocado por: ****


    São projetos com graves problemas térmicos!!


    Volto a perguntar, em que é que esta resposta adiciona valor à minha questão inicial?
  12.  # 19

    Colocado por: ****

    Você veio falar da Europa isto é na Europa e não em Portugal !


    Estou confuso, ou sejam colocou um post a dizer queestá envolvido em 11 camaras municipais que querem reduzir as temperaturas para 20ºC, quando nem sequer está a falar de Portugal. Ou seja, mais uma vez não adiciona valor nenhum...
    • nupema
    • 2 janeiro 2020 editado

     # 20

    Colocado por: ****Você com uma câmara térmica , vê logo os problemas , porque ao ligar o aquecimento não têm uma fria , talvez uma vmc de umas janelas resolvam isso .

    Nós todos que andamos e andamos por fora é que estamos mal habituados , eu tenho a minha casa entre os 20/21 , sem aquecimento e acham fria .
    Concordam com este comentário:nupema


    É uma ideia. Mas não é suposto os tecnicos que lá foram emitir certificados energeticos fazerem esta análise?
 
0.0248 seg. NEW