Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Recentemente tive que substituir muito à pressa pois ia sair de viagem minutos depois a fechadura da minha casa alugada, recorrendo a uma empresa de trabalhos 24h/24h ficando este serviço mais caro que o habitual.
    Falei com a senhoria ao telefone e disse que o ia fazer sendo que o preço seria um pouco elevado dadas as condições que se praticavam. Ficámos de mais tarde falar sobre quem pagaria.

    Cheguei a este artigo:


    Agora a senhoria diz que falou com o seu advogado e que o mesmo diz que estes problemas são da responsabilidade do arrendatário.

    Eu com a pesquisa que fiz online penso que será o contrário mas gostaria de ter uma opinião de alguém com mais experiência no assunto. Podem-me ajudar?

    Obrigado
  2.  # 2

    Qual o motivo para mudar a fechadura?

    Avariou do nada?
  3.  # 3

    Sim eu sai para ir buscar uma coisa à rua. Quando dei à chave para voltar a entrar esta cedeu e estragou-se. Foi uma avaria e não uma opção nossa por outro motivo qualquer.
  4.  # 4

    Colocado por: fdmlopes93Sim eu sai para ir buscar uma coisa à rua. Quando dei à chave para voltar a entrar esta cedeu e estragou-se. Foi uma avaria e não uma opção nossa por outro motivo qualquer.


    eu sugeria dividir a despesa com o senhorio a meias. Voce não tive culpa da fechadura avariar, mas o senhorio tb não teve culpa de voce estar com pressa e ir entregar o trabalho por um valor elevado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, fdmlopes93
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdmlopes93
  5.  # 5

    substituiu toda a fechadura ou apenas o canhao?

    o senhorio, muito provavelmente, depois de terminar o seu contrato irá substituir a fechadura (canhao apenas, nos casos em que será possível) ou um futuro inquilino assim o irá exigir, ou o irá fazer por sua conta.

    tente negociar com o senhorio, nesse prisma, se der para substituir no futuro o canhao, sem a fechadura completa
    • size
    • 2 janeiro 2020

     # 6

    Colocado por: fdmlopes93
    Arranjo de fechadura em casa arrendada - Quem paga?


    O senhorio não tem culpa de não lhe ter dado acesso à verificação da avaria. Como se adiantou a mandar reparar e pagar ...Ok.

    No entanto, tente negociar com a senhoria a divisão da despesas, entregando-lhe a fechadura avariada...
  6.  # 7

    Colocado por: pauloagsantos

    eu sugeria dividir a despesa com o senhorio a meias. Voce não tive culpa da fechadura avariar, mas o senhorio tb não teve culpa de voce estar com pressa e ir entregar o trabalho por um valor elevado.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,fdmlopes93
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fdmlopes93


    Parece-me o mais correto. Só não me parece correto eu pagar todo o arranjo.
    Caso a senhoria não queira que sugerem fazer? Alguém que diz que falou com um advogado por causa disto não me parece estar a tentar fazer as coisas com o maior bom senso.
    • size
    • 2 janeiro 2020

     # 8

    Acórdão do Tribunal da Relação do Porto
    Processo:
    0820737
    Nº Convencional: JTRP00042781
    Relator: MARIA EIRÓ
    Descritores: ARRENDAMENTO
    OBRAS DE CONSERVAÇÃO ORDINÁRIA
    CONFRONTAÇÕES
    ÁREA
    PROVAS

    Nº do Documento: RP200906300820737
    Data do Acordão: 30-06-2009
    Votação: UNANIMIDADE
    Texto Integral: S
    Privacidade: 1

    Meio Processual: APELAÇÃO.
    Decisão: REVOGADA.
    Indicações Eventuais: LIVRO 317 - FLS 182.
    Área Temática: .

    Sumário: I - As obras de conservação ordinária são obras sem as quais o arrendatário fica impossibilitado de gozar o locado para habitação.
    II - Exemplos destas obras são a reparação ou substituição da caixa de esgotos de um prédio, substituição de soalhos e pavimentos ou canalizações, pintura geral das paredes, etc.
    III - Tratando-se de pequenos trabalhos, pequenas consertos de pouco relevo necessários à manutenção do locado e, ao seu bom funcionamento, como apertar um parafuso para evitar que a trave de uma persiana se solte, olear as dobradiças para que as portas, ou janelas não emperrem, arranjar uma torneira que encrava, desentupir as bancas no dia a dia para evitar entupimentos maiores, colar de um taco que se solta do seu lugar para evitar o desprendimento dos restantes de forma precoce, substituir um vidro que se partiu inadvertidamente, não são obras de carácter geral, mas pormenores isolados.
    IV - São um sem número de actuações que qualquer locatário deverá observar tendo em conta um uso cauteloso e prevenido, ou nas palavras da lei uma prudente utilização.
  7.  # 9

    Colocado por: size

    O senhorio não tem culpa de não lhe ter dado acesso à verificação da avaria. Como se adiantou a mandar reparar e pagar ...Ok.

    No entanto, tente negociar com a senhoria a divisão da despesas, entregando-lhe a fechadura avariada...


    Seria impossível pois eu iria sair para fora do pais. Não posso ir para o outro lugar e deixar a minha casa aberta.
    No Acórdão que deixou a baixo não consigo tirar nenhuma conclusão. No ponto um do sumário "impossibilitado de gozar o locado para habitação" isto verificasse, acho que é um impossibilidade de gozar a habitação ficar sem a possibilidade de deixar as minhas coisas no interior quando estou ausente. Mas percebo também que os pontos seguintes se podem referir a este tipo de "arranjos".
  8.  # 10

    Colocado por: nmex2substituiu toda a fechadura ou apenas o canhao?

    o senhorio, muito provavelmente, depois de terminar o seu contrato irá substituir a fechadura (canhao apenas, nos casos em que será possível) ou um futuro inquilino assim o irá exigir, ou o irá fazer por sua conta.

    tente negociar com o senhorio, nesse prisma, se der para substituir no futuro o canhao, sem a fechadura completa


    Toda a fechadura que ainda por cima estava colocada com pregos (obras antigas). Levantando muitas dificuldades no trabalho que ainda por cima ficou mal feito e tive que "remendar" utilizando betume de enchimento para que as coisas ficassem com bom aspeto.
 
0.0159 seg. NEW