Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Após leitura de alguns tópicos sobre construção de moradias, não consegui encontrar exatamente aquilo que procuro. Basicamente se ficará mais em conta contratar apenas uma empresa ou várias.

    Após pensar muito sobre este assunto, decidi abordar ambas opções e no seguimento disso, segmentei as fases da obra:

    - Terraplanagens e Fundação
    - Construção de tosco
    - Alvenarias ou LSF (ainda não decidimos)
    - Telhado
    - Impermeabilizações e isolamentos
    - Tubagens (água, esgoto, electricidade, telefones e gás)
    - Revestimentos (interiores e exteriores)
    - Janelas e portas
    - Pavimentos
    - Pinturas e louças (WC e cozinha)

    A ideia é pedir orçamento a várias empresas, sendo que necessitaria de um orçamento detalhado. No entanto, deduzo que algumas empresas não queiram fazer apenas parte do serviço...ou estou errado?

    Queria também pedir a vossa opinião, será que fica efetivamente mais barato contratar várias empresas que apenas uma? Quais os Pros vs. Contras?

    Agradeço desde já toda a ajuda.
  2.  # 2

    Antes de mais tem que pensar numa coisa:

    Percebe da arte? Tem muiiito tempo livre?
  3.  # 3

    Colocado por: Oakstersendo que necessitaria de um orçamento detalhado.

    Você é que tem que detalhar o que é que quer, para depois pedir os orçamentos.
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoAntes de mais tem que pensar numa coisa:

    Percebe da arte? Tem muiiito tempo livre?



    Percebo muito de algumas coisas mas muito pouco de outras, eheheh.

    Tempo livre é algo que não é problemático.
  5.  # 5

    Colocado por: ****Falta a que vai dar o alvara !
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Não consegui perceber na totalidade, quer dizer que "falta a fase que dará o alvará"?
  6.  # 6

    Colocado por: ****

    Com que alvará vai levantar a licença !

    Cada vez que trocar de empreiteiro tem que trocar o alvará que está na câmara e o diretor técnico.
    A maioria das empresas que atuam no setor não possuem alvará/habilitação suficiente para assumir a obra
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Cada vez que trocar de empreiteiro tem que trocar o alvará que está na câmara e o diretor técnico.
    A maioria das empresas que atuam no setor não possuem alvará/habilitação suficiente para assumir a obra


    Entendido. Obrigado zedasilva!
  8.  # 8

    No limite, poderá adjudicar o indispensável à autorização de utilização: estruturas, paredes, cobertura, infraestruturas, caixilharia, etc. E depois tentar fazer por fora as pinturas, as carpintarias, arranjos exteriores...Mas só vendo. Cada caso é um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oakster
  9.  # 9

    Obrigado pela dica nunogouveia!

    Valerá a pena ter um Diretor de Obra? E será que um DO ajuda no planeamento de toda a obra no caso de querer avançar com múltiplas empresas?

    Apesar de entender bem sobre alguns tópicos (isolamento, alvenaria e eletricidade) há outros que infelizmente sei muito pouco. Seria importante ter alguém do meu lado a orientar-me da melhor forma - daí sugerir o DO.
  10.  # 10

    O Diretor de obra é uma figura obrigatória, é da responsabilidade do empreiteiro. Caso não faça parte do quadro técnico, tem que ter com o empreiteiro um contrato de prestação de serviços.
    O Dono de obra está obrigado a contratar um director de fiscalização. Este profissional não pode ter nenhuma relação profissional com o empreiteiro.
    O diretor de fiscalização é o profissional que o ajudada não só na gestão mas em garantir todas as suas responsabilidades burocráticas.
    O Dono de obra está igualmente obrigado a contratar um Coordenador de segurança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oakster
  11.  # 11

    Fiz casa há 7 anos

    se tiver condições €€€ recomendo que entregue tudo um único empreiteiro, que faça a gestão integral da obra. Tipo chave na mão.
    Se fizer a gestão por empreitada, vai poupar. Pelo menos 20%. MAS…
    1. Precisa de ter apoio de alguém. Esse alguém vai ter de dar apoio nos timings e nos inputs técnicos. Eu tive a sorte de quem fez a arte de trolha ser uma pessoa fantástica. Ajudou-me imenso.
    2. Precisa de disponibilidade para pesquisas, pedir orçamentos, andar atrás dos empreiteiros…
    3. Mais tarde, quando tiver problemas da construção (e vai ter de certeza, mesmo que menores), vai ter muitas dificuldades para apurar responsabilidades. Eu tive alguns problemas e atiram de uns para os outros.

    Eu dividi da seguinte forma

    a) Pedreiro
    Terraplanagens e construção em grosso

    b) Trolha (sub-contratou para pladur, revestimentos paredes interiores, calçada e isolamentos)
    Capoto, revestimentos, assentamento cerâmicos e casas de banho, pinturas, pladur, calçada, isolamentos

    c) Carpinteiro

    d) Serralheiro
    Cobertura e portões

    e) Electricista/Picheleiro/Gás

    f) Alumínios

    g) Móveis Cozinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oakster
  12.  # 12

    Colocado por: underrunPelo menos 20%.

    Disse 20, mas podia ter dito 10 0u 30....um valor inventado, sem qualquer suporte.

    Colocado por: underrunEu dividi da seguinte forma

    E quem foi o palerma que assumiu a responsabilidade pela obra toda?...o tal que entregou o alvará na Câmara.
  13.  # 13

    Agradeço os comentários underrun e zedasilva!

    zedasilva, aproveito para lhe perguntar: segundo o que percebi, ao avançar desta forma, será melhor contratar alguém que faça Fiscalização da obra certo? Acha que visitas semanais chegam?

    Picareta, algum motivo pelo seu comentário relativo ao "palerma"? Parece-me pouco construtivo e sinceramente a ideia aqui é reunir o máximo possível de informação válida.

    Se realmente acha que segmentar a obra não é fazível, pode por favor elaborar?
    Concordam com este comentário: ricat
  14.  # 14

    Eu estou a fazer uma obra faseada, a ideia original não era essa mas depois de receber os orçamentos não tive outra solução senão esta, posso lhe dizer que fazendo uma obra faseada decerto vai poupar dinheiro por sua vez vai ter muitas dores de cabeça, tem que ter muito tempo livre para ir acompanhando tudo de perto, perceber e quando não percebe tentar perceber todas as fases e estar bem acompanhado por um fiscal que faça várias visitas á obra e que o ajude no que for necessário!

    Para lhe dar um exemplo da minha parte dos orçamentos que recebi detalhados chave na mão, no desaterro e cofragem gastei apenas metade do que estava previsto nos mesmos, no meu caso específico faz toda a diferença!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oakster
  15.  # 15

    Colocado por: Oaksterzedasilva, aproveito para lhe perguntar: segundo o que percebi, ao avançar desta forma, será melhor contratar alguém que faça Fiscalização da obra certo? Acha que visitas semanais chegam?


    de uma forma ou da outra terá sempre que contratar alguem para fazer a fiscalização da obra, agora ao fazer por fases torna-se necessário ter alguem que faça a coordenação da obra, ou é feito pelo proprio DO ou arranja alguem que faça.

    no entanto penso que a contrução faseada vai acabar mais ano, menos ano, as burocracias começam a ser tantas, que mais vale entregar tudo ao mesmo.

    no passado recente ainda muitos empreiteiros "emprestavam" o alvará. Actualmente, alguns já começam a recusar. Daqui a uns anos será uma raridade encontrar empreiteiros que o façam.
  16.  # 16

    Colocado por: Oaksterserá melhor contratar alguém que faça Fiscalização da obra certo?

    Quer queira quer não, é obrigado a contratar.
    Colocado por: OaksterAcha que visitas semanais chegam?

    Depende do empreiteiro, numa semana faz-se muito trabalho. Algum dele, se for mal iniciado já não há remédio.

    Colocado por: Oakstercomentário relativo ao "palerma"?

    Ainda que o termo possa parecer forte, é mesmo isso. Só um técnico muito "palerma" e eu acrescento, completamente irresponsável, aceita ser DT de uma obra e de trabalhadores sobre quais não tem qualquer intervenção.
    Se as ordens não se preocupassem apenas em receber cotas, este tipo de irresponsáveis deixava de existir.
  17.  # 17

    Colocado por: pauloagsantosActualmente, alguns já começam a recusar.

    Em especial aqueles que já começaram a pagar por isso
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvaEm especial aqueles que já começaram a pagar por isso


    por isso é que recusam.

    as finanças não fiscalizam todos, vão fiscalizando alguns ao calhas. Por isso é que ainda existem empreiteiros que "emprestam" o alvará, porque ainda não foram fiscalizados. Quando forem chamados a pagar os impostos de toda uma casa, apesar de só terem feito uma parte, ai vai tambem começar a recusar.

    por isso é que digo que no futuro será uma raridade encontrar esses empreiteiros.
  19.  # 19

    Colocado por: pauloagsantosvão fiscalizando alguns ao calhas.

    Não é bem ao calhas, eles sabem bem quem devem fiscalizar e quando.
    Por norma deixam acumular uma quantia jeitosa e depois é que atuam.
 
0.0191 seg. NEW