Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    Tenho aqui um Cedro que parece que está doente. Está afetado em mais de 80%. Começa pelo tronco e propaga pelos ramos e até as folhas, só que ainda não chegou as pontas das folhas. Parece me serio.

    Gostaria de saber se alguém têm experiência com este problema, e se têm uma solução?

    Estão aqui umas fotos...
      _20200103_120311.JPG
      _20200103_120205.JPG
  2.  # 2

    nao vejo nada, parece-me saudavel
  3.  # 3

    Também não observo nada. Mas, será isto???

    "O nemátodo do pinheiro é um verme, quase microscópico, que invade o tronco das coníferas bloqueando os canais utilizados por estas para se alimentarem. Na Universidade de Évora tenta-se saber mais sobre um problema que atinge a floresta nacional.
    A doença surgiu em 1999 na zona de Setúbal, através de madeira contaminada, possivelmente oriunda do Oriente. Trata-se de vermes muito pequenos que se introduzem nas coníferas (pinheiros, cedros, etc…) bloqueando os canais de alimentação da planta, o que acaba por a secar.
    A propagação do nematodo é feita através de um inseto que, durante o processo de alimentação, o introduz no sistema de circulação da árvore. A situação em Portugal é considerada grave, tendo-se desenvolvido medidas de diversos tipos tendo em vista evitar a propagação da doença nas florestas nacionais.
    Na Universidade de Évora tenta-se perceber a forma com este verme se multiplica e progride pela árvore, com o objetivo de encontrar medidas que consigam combater a doença."

    http://ensina.rtp.pt/artigo/o-nematodo-do-pinheiro/
  4.  # 4

    Não vejo nada de anormal nas fotos.

    O cedro é algo sensível a um cojusnto de doenças, mas, é preciso ter cuidado porque por vezes, parece estar doente mas não está, é apenas uma maneira da árvore se auto-ajustar através de deixar morrer alguma folhagem.

    Já me aconteceu ter cedros com largas manchas castanhas na folhagem, mas nada mais que isso, acabou por arrebitar ainda mais viçoso
  5.  # 5

    As folhas do cedro estão com manchas esbranquiçadas. Como está o tronco?
  6.  # 6

    É cedro mesmo ou cipreste? Tem uma foto do tronco?
  7.  # 7

    Colocado por: Capuchinhaas, será isto???
    esse parasita come;a a secar as arvores das pontas para baixo... na foto o cedro parece saudavel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  8.  # 8

    Colocado por: Vítor MagalhãesAs folhas do cedro estão com manchas esbranquiçadas. Como está o tronco?
    em algumas especies de cedros ]e normal ganharem uma especie de cera na folhagem.
  9.  # 9

    Mais umas
      _20200103_165402.JPG
      _20200103_165442.JPG
  10.  # 10

    Será a cera produzido pelo próprio 'cipreste'?
  11.  # 11

    Colocado por: ParamonteNão vejo nada de anormal nas fotos.

    O cedro é algo sensível a um cojusnto de doenças, mas, é preciso ter cuidado porque por vezes, parece estar doente mas não está, é apenas uma maneira da árvore se auto-ajustar através de deixar morrer alguma folhagem.

    Já me aconteceu ter cedros com largas manchas castanhas na folhagem, mas nada mais que isso, acabou por arrebitar ainda mais viçoso


    Parece me que foi azoto a mais que queimou as pontas da foliagem e que voltou a arrebentar?
  12.  # 12

    Obrigado a todos.
  13.  # 13

    Colocado por: José 125Obrigado a todos.


    Depois diga qualquer coisa sobre a saúde da sua árvore, quando souber. Esperemos que não seja nada.
    Concordam com este comentário: José 125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José 125
  14.  # 14

    Vamos ver. Só estava preocupado por causa de ter plantado recentemente, e de ter feito uma sebe com varios, e este sendo o 1ro duma ponta, não convém a sebe crescer logo com uma doença.
    Mas parece me ser mesmo a cera. Os outros não têm, mas também parece ser uma espécie diferente, visto que são mais castanho em vez de cinzento.
    Obrigado mais uma vez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  15.  # 15

    Colocado por: José 125

    Parece me que foi azoto a mais que queimou as pontas da foliagem e que voltou a arrebentar?


    Por acaso coloquei grãos de fertelizante azul, seria isso?
 
0.0173 seg. NEW