Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    1- procuro confirmar umas dicas...
    Tenho cerca de 8 ou 9 mil m2 de terrenos rústicos com 2 casas de pedra antigas (uma já restaurei algumas coisas) é possível construír em percentagem do terreno alegando apoio à agricultura?

    2- Zona de Oliveira de frades, alguém que trate de projecto e licenças, e que tenha interesse em dar preço para o trabalho?
  2.  # 2

    Terreno...
      IMG_20200103_210829.jpg
  3.  # 3

    A ideia para a nova construção seria nesta disposição...
      IMG_20200103_210948.jpg
  4.  # 4

    Acho que devia marcar uma reunião na camara, é o melhor que tem a fazer
    estes casos tem muitas cambiantes e por aqui não é possível aferir isso tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  5.  # 5

    Antes do "restauro" marquei reunião para saber se poderia ou não executar as obras na casa de pedra existente...
    Após visita do fiscal (existe alguma confiança, mas nada demais), fiquei na mesma!! No final o que retive foi: reconstrua a de pedra, e se for mais um anexo não se preocupe muito, e nem estejas a complicar com pedidos! Mas agora penso em algo com uns 120m2 +/-... E já não é propriamente um anexo... :)
  6.  # 6

    A casa de pedra está dividida em 2 andares, onde no piso superior fiz um quarto com WC... Agora no anexo era: garagem no r/chão (espaço todo livre) e no 1o piso cozinha/sala, 1 quarto, 1 WC serviço, e 1 suite com closet...

    Alguém tem conhecimento de construção em terreno rústico?
  7.  # 7

    qual é a classificação do terreno no PDM?
  8.  # 8

    Agrícola e florestal...
  9.  # 9

    De forma legal só com as exceções previstas no regime de terrenos RAN para usos não agrícolas.

    Estou a considerar que é RAN e o PDM não diz nada que viabilize a ampliação (deve ser o mais provável).

    Basicamente, na linha da sugestão do fiscal... Não mexa muito e não espere muito mais que um anexo ou similar.
  10.  # 10

    Se fosse só ran ainda se podia fazer algo, ou seja cruzando certas normas e procedimentos podia em face da pre-existencia também, poder vir a fazer uma ampliação
    mas penso que já no ano passado apareceu legislação relativa a algo sobre regime florestal que penso pode complicar mais.

    dai eu dizer, esqueça o fiscal ( nem sempre tem toda a bagagem atualizada) e vá mesmo á camara.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  11.  # 11

    Colocado por: marco1poder vir a fazer uma ampliação
    ou nao
  12.  # 12

    Atenção ao plano de defesa de floresta contra incêndios, e a respectiva faixa de 50m, até ao limite da parcela, ou à floresta....
    Concordam com este comentário: augusto1988
  13.  # 13

    Pois, atenção que zonas RAN aplica-se o princípio Non ædificandi .
    Antes de ir à câmara colocava um projeto /pedido de parecer na direção regional de agricultura e pescas correspondente.

    Pode, se preferir,ir à câmara primeiro mas a consulta passa sempre pela DRAP e é vinculativa,por isso...

    Pode também colocar um Pedido de Informação Prévia, e mais uma vez conforme lhe for mais vantajoso, ir já com o parecer da DRAP ou deixar a câmara fazer essa consulta.

    É uma forma processual de tentar obter uma resposta, os colegas podem ter feito de outras forma junto das entidades e sei que também há por aí muita aldrabice e cenas maradas...
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  14.  # 14

    Entretanto, e desenterrando o tópico, houve rumores de alteração ao PDM, pelo que solicitei na camara uma alteração.
    Não estando a par do procedimento, o que me disseram foi que seria encaminhado para Coimbra, e que teria que aguardar parecer.

    A minha questão é:
    -Será que foi uma resposta para eu deixar de abordar o assunto?
    -Se é possível que tenha seguido o tal pedido (foi a minha esposa que assinou, eu não vi o formulário) qual é o período que demoram a responder, e onde posso consultar o estado do pedido?
  15.  # 15

    Entretanto partilho algumas imagens da casita em ruinas...
      received_261567471729473.jpeg
      received_901159290350388.jpeg
  16.  # 16

    Abertura de acessos....
      received_387492378834587.jpeg
      received_2278920319070262.jpeg
  17.  # 17

    Obras executadas...
      received_10210782528661403.jpeg
      received_10211075982723992.jpeg
  18.  # 18

    Mais alguns desenvolvimentos...
      received_266313384485324.jpeg
      received_378851796059570.jpeg
  19.  # 19

    pena essa argamassa de cimento nas juntas, deveria ter sido realizada com cal natural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: augusto1988
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradaspena essa argamassa de cimento nas juntas, deveria ter sido realizada com cal natural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:augusto1988


    É uma questão de preferência mesmo... Sempre gostei de ver em argamassa de cimento...
    Já vi em cal natural (amarelado) e não sendo feio, gostei menos... E a nível de limpeza é mais complicado, existem sempre pequenas areias que se soltam com maior facilidade...
 
0.0196 seg. NEW