Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá muito boa tarde a todos e desde já o meu obrigado a quem me souber responder.

    Acabamos de comprar um terreno para fazermos a casa que sempre sonhámos.

    Ainda não temos projecto porque não quisermos avançar com nada sem primeiro fazer a escritura porque não foi uma compra fácil por muitos motivos que não interessam para o assunto.

    Agora sim que é nosso vamos então passar à parte de projectos e etc.

    A minha pergunta vai no sentido do seguinte:

    No dia da escritura ficámos a saber que a casa já teve projecto aprovado na câmara mas que entretanto já passou de prazo porque a anterior proprietária acabou por não fazer.

    Não nos foi dado o projecto mas sendo que o projecto estava aprovado para o terreno do qual agora somos proprietários, podemos recuperar o mesmo junto da câmara?

    Podemos de alguma forma aproveitar o mesmo?

    Obrigada
  2.  # 2

    em termos de processo da camara não pode aproveitar nada a não ser informação do projeto em si e "ver" como foi aprovado.
    depois para poder "copiar" terá que o seu arquiteto falar com o autor do projeto antigo.
    em suma terá que iniciar o processo de licenciamento tudo de novo e aproveitar apenas informação do conteúdo do antigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  3.  # 3

    Então e nós falarmos com o autor do antigo processo?

    Aproveitando eventualmente o antigo desenho e com algumas alterações se necessário não seria mais rápido e menos dispendioso?
  4.  # 4

    seguramente poderá ser mais em conta mas não é assim tão linear por várias razões, por exemplo a Proencinha poderá querer algo com alterações ao inicial e isso dá trabalho, mas ainda há mais variáveis. tente falar com o autor, pode ser boa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  5.  # 5

    Antes de adquirir teve alguma reunião na câmara?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  6.  # 6

    Colocado por: ProencinhaPodemos de alguma forma aproveitar o mesmo?
    terá de perguntar ao arquitecto que o fez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  7.  # 7

    Colocado por: Proencinhanão seria mais rápido e menos dispendioso?
    em principio não, mas poderá ser. só falando com ele/a
    Concordam com este comentário: SMBS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  8.  # 8

    ps, sabe ainda pode construir nesse terreno? às vezes o PDM altera-se
    Concordam com este comentário: SMBS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
    • SMBS
    • 4 janeiro 2020

     # 9

    Se é para a casa dos sonhos como está no primeiro post, façam tudo de novo, de acordo com a legislação e actual e sem ser um remendo de uma coisa que outros sonharam.
    Concordam com este comentário: antonylemos, imo, N Miguel Oliveira, Anonimo1710, casinhaDaAvo, Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  9.  # 10

    Colocado por: antonylemosps, sabe ainda pode construir nesse terreno? às vezes o PDM altera-se
    Concordam com este comentário:SMBS

    Sim podemos. O PDM não alterou.

    A minha pergunta foi por ter noção que o projecto, pela descrição seria muito idêntico ao que nós queremos.

    Essencialmente talvez fosse mais rápido?

    Bem sei que tenho de submeter tudo à câmara novamente mas imaginei que talvez fosse mais rápido assim
  10.  # 11

    Colocado por: Proencinha
    Sim podemos. O PDM não alterou.

    A minha pergunta foi por ter noção que o projecto, pela descrição seria muito idêntico ao que nós queremos.

    Essencialmente talvez fosse mais rápido?

    Bem sei que tenho de submeter tudo à câmara novamente mas imaginei que talvez fosse mais rápido assim
    a partir do momento que quer fazer 'pequenas' alterações deixa de o ser. Engraçado como pequenas alterações é sempre sinonimo com velocidade. se for o mesmo projecto será mais rápido, pois é só alterar alguns documentos. a partir do memento que altera alguma coisa deixa de o ser. .. e para entregar o mesmo projecto deverá falar com o arqº autor do mesmo e também depende se o projecto cumpre a legislação em vigor neste momento.

    eu sugeria que começasse de novo. será melhor para si e para quem faz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  11.  # 12

    Os projectos de estabilidade, desde dia 15 de Novembro de 2019 tem de cumprir com o EUROCODIGOS, por exemplo...
    Não vai poupar tempo, nem dinheiro aproveitando... Qual a data de entrada desse processo na camara municipal? não é data da licença, é a data de entrada do projecto de arquitectura.
    O melhor que faz é contactar o projectista e pedir cotação para reutilização do projecto e suas alterações., contactar outros 2 projectistas e pedir cotação...Tirar as suas ilações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  12.  # 13

    OK, entendo.

    Então vamos lá começar do 0 mesmo.

    Assim sendo o primeiro passo de tudo é encontrar arquiteto? Levantamento topográfico? Ou qual exactamente?

    A ideia é moradia T3 com 2 WC , sala e cozinha em Open Space e uma lavandaria com arrumação.

    Ainda não sei se térrea se rc e primeiro andar. Já agora, na vossa opinião qual das duas versões fica menos dispendiosa?

    O terreno tem 650 m2 e já tem muros e portões e fica na zona da Mealhada.

    É a primeira vez que vamos avançar para algo assim e de facto pouco percebemos do assunto, pelo que toda a ajuda é bem vinda
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasOs projectos de estabilidade, desde dia 15 de Novembro de 2019 tem de cumprir com o EUROCODIGOS, por exemplo...
    Não vai poupar tempo, nem dinheiro aproveitando... Qual a data de entrada desse processo na camara municipal? não é data da licença, é a data de entrada do projecto de arquitectura.
    O melhor que faz é contactar o projectista e pedir cotação para reutilização do projecto e suas alterações., contactar outros 2 projectistas e pedir cotação...Tirar as suas ilações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Proencinha


    Pedro,

    Estou à acompanhar o seu post também da moradia de 150 m2, mas não consigo ver as imagens das plantas. É possível mostrar-me?
  14.  # 15

    Colocado por: Proencinha

    Pedro,

    Estou à acompanhar o seu post também da moradia de 150 m2, mas não consigo ver as imagens das plantas. É possível mostrar-me?


    Não faça caso, já percebi que me enganei.
  15.  # 16

    Olá. Sabe-se lá com que critério e sentido foi desenhado o Projecto Antigo. Mesmo que lhe pareça bem, deverá debatê-lo com um profissional. Depende também do que considera como "pequenas alterações". Reaproveitar o projecto tanto pode ser uma boa ideia, como um desastre e demorar mais ainda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  16.  # 17

    Colocado por: ProencinhaAssim sendo o primeiro passo de tudo é encontrar arquiteto? Levantamento topográfico? Ou qual exactamente?

    A ideia é moradia T3 com 2 WC , sala e cozinha em Open Space e uma lavandaria com arrumação.

    Ainda não sei se térrea se rc e primeiro andar. Já agora, na vossa opinião qual das duas versões fica menos dispendiosa?

    O terreno tem 650 m2 e já tem muros e portões e fica na zona da Mealhada.
    primeiro trate em arranjar arqº. depois ele o irá orientar no que precisar.
    Os levantamentos convêm ser feitos de acordo com os requisitos estipulados na CM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
    • FFLS
    • 7 janeiro 2020

     # 18

    Colocado por: ProencinhaOlá muito boa tarde a todos e desde já o meu obrigado a quem me souber responder.

    Acabamos de comprar um terreno para fazermos a casa que sempre sonhámos.

    Ainda não temos projecto porque não quisermos avançar com nada sem primeiro fazer a escritura porque não foi uma compra fácil por muitos motivos que não interessam para o assunto.

    Agora sim que é nosso vamos então passar à parte de projectos e etc.

    A minha pergunta vai no sentido do seguinte:

    No dia da escritura ficámos a saber que a casa já teve projecto aprovado na câmara mas que entretanto já passou de prazo porque a anterior proprietária acabou por não fazer.

    Não nos foi dado o projecto mas sendo que o projecto estava aprovado para o terreno do qual agora somos proprietários, podemos recuperar o mesmo junto da câmara?

    Podemos de alguma forma aproveitar o mesmo?

    Obrigada


    Bom dia,

    A minha situação é idêntica à sua mas neste momento apenas me falta que os fiscais vão conferir a marcação da obra e o empréstimo bancário para iniciar a construção.

    Passo a explicar, comprei um terreno que tinha um projeto aprovado em 2012, faltando apenas o levantamento da licença ou alvará de construção (nessa zona hoje em dia já não se pode construir). Antes da compra fui saber junto da camâra municipal em que ponto se encontrava e segundo me disseram o projeto já deveria estar caducado mas como infelizmente ou neste caso felizmente as "Camâras trabalham mal e os processos se arrastam", este ainda não tinha sido caducado.

    Por sorte o projecto estava praticamente de acordo com o que eu e a minha mulher pretendiamos.

    O que foi necessário... A proprietária (à data) do terreno e projeto, teve de fazer um pedido de não caducidade do mesmo, alegando que não tinha tido possibilidade de iniciar a obra à data do projeto por dificuldades económicas devido à conjectura económica do Pais, ect, ect ect... MAS que agora já reunia condições e pretendia avançar com o mesmo.

    Foi necessário ir a reunião de camâra para ser votado e a não caducidade foi aceite.

    Levantámos o alvará ainda em nome da antiga proprietária e no fim da escritura fiz o pedido de alteração para o meu nome.

    Levou tempo mas se Deus quiser está quase a começar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  17.  # 19

    teve sorte...
    Agora é preciso mais sorte para as fases seguintes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  18.  # 20

    Colocado por: ProencinhaOlá muito boa tarde a todos e desde já o meu obrigado a quem me souber responder.

    Acabamos de comprar um terreno para fazermos a casa que sempre sonhámos.

    Ainda não temos projecto porque não quisermos avançar com nada sem primeiro fazer a escritura porque não foi uma compra fácil por muitos motivos que não interessam para o assunto.

    Agora sim que é nosso vamos então passar à parte de projectos e etc.

    A minha pergunta vai no sentido do seguinte:

    No dia da escritura ficámos a saber que a casa já teve projecto aprovado na câmara mas que entretanto já passou de prazo porque a anterior proprietária acabou por não fazer.

    Não nos foi dado o projecto mas sendo que o projecto estava aprovado para o terreno do qual agora somos proprietários, podemos recuperar o mesmo junto da câmara?

    Podemos de alguma forma aproveitar o mesmo?

    Obrigada


    A minha situação também foi muito idêntica à sua.

    Tinha o projecto caducado da anterior dona do terreno em mãos.

    O que resolvi fazer foi contactar o arquitecto que fez o projecto inicialmente e pedir-lhe um orçamento de quanto ele me levaria para o adaptar às minhas exigências interiores e às alterações necessárias relativamente à lei das acessibilidades.

    A minha desconfiança confirmou-se e o custo do novo projecto feito por ele foi muito inferior ao que eu teria de pagar por um projecto de arquitectura novo de raiz, feito por outro arquitecto. No fundo ele já tinha a "papinha" quase toda feita.

    Acabei foi por solicitar um mapa de quantidades a um outro arquitecto (pois o 1º não se mostrou flexível a fazê-lo), que conheci e no qual ganhei a total confiança. Aliás, posso-lhe dizer que só não adjudiquei o projecto todo a este novo arquitecto por causa mesmo da questão monetária que referi. Senão tinha sido "certinho direitinho"... entregava-lhe o projecto de olhos fechados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
 
0.0224 seg. NEW