Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho uma casa com R/c, 1º andar e sotão.
    É uma casa bastante antiga, com paredes grossas de pedra e tetos altos.
    A divisão entre os andares é feita por barrotes de madeira e piso de madeira.
    Agora gostava de colocar uma placa entre o R/c e o 1º andar, para poder construir uma lareira no R/c e no 1ºandar.
    Gostava de saber se é possível construir a placa por baixo dos barrotes de madeira do chão do 1º andar, ou seja, sem ter que mexer no piso do 1º andar.
    Muito obrigada
  2.  # 2

    Quase impossivel, alem de muito possivelmente ter de reforçar a estrutura da casa, de modo a aguentar o peso da placa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulatilley
  3.  # 3

    Colocado por: paulatilleyAgora gostava de colocar uma placa entre o R/c e o 1º andar, para poder construir uma lareira no R/c e no 1ºandar.
    não faça isso. a casa não está dimensionada para esse peso.

    quanto muito, o que deve fazer, para poder ter lareira (e dependendo da lareia pode ser ou não necessário ter piso em cimento), faça apenas uma estrutura em betão localizado apenas para essa lareira.

    A sua obra fica onde?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulatilley
  4.  # 4

    A casa é em Alenquer.
    Eu tenho visto as casas da época da minha serem compradas e ser logo colocada placa.
    Mas de facto não fazem a placa sem tirarem os barrotes de madeira...
  5.  # 5

    Colocado por: paulatilleyEu tenho visto as casas da época da minha serem compradas e ser logo colocada placa.
    eu se vir muita gente em contra mão na autoestrada não vou seguir o exemplo apenas por ver mita gente a fazer...

    muita gente comete esse erro por não saber mais, mesmo os empreiteiros.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Por baixo dos barrotes poder-se-ia pensar antes num reforço com vigas metálicas.

    Outra alternativa, na minha opinião preferível se existirem condições para tal, é fazer uma laje mista betão-madeira, isto é, fazer uma lajeta de betão armado sobre a laje de madeira, solidarizada com esta.

    Seja qual for a solução, antes de mais nada tem que se fazer um estudo estrutural do existente e do seu estado de conservação.
  7.  # 7

    Colocado por: J.FernandesSeja qual for a solução, antes de mais nada tem que se fazer um estudo estrutural do existente e do seu estado de conservação.

    E face as alternativas possíveis, qual a técnica com melhor custo-beneficio.
    Pode também somente ser necessário reforçar a area de influencia da "lareira"... mas uma lareira não tem de ser pesada, ou exageradamente pesada...

    Se a casa é pequena, não em parece que possa ser muito grande. se for um recuperador de calor a lenha, leva com uns 100kg.. deppois a envolvente, sendo executada em perfis metalicos leves e gesso cartonado... pouco pesará...

    Mas lá está só vendo, analizando a situação em concreto...
    • jg231
    • 24 outubro 2023 editado

     # 8

    Tenho interesse em comprar uma casa antiga em pedra, onde colocaram duas lajes novas, mas pelo que tenho visto pelo forum não seria recomendado, possivelmente, nem está legal?

    fotos



  8.  # 9

    Isso está muito mau. Para mim era logo ponto assente, demolir essa cobertura e fazer novamente.
    De resto as fotos não elucidam muito mais.
  9.  # 10

    as lages são posteriores à construção original da casa, mas tendo já os ferros à mostra, não se podem considerar propriamente novas.
  10.  # 11

    obrigado, acho que vou passar então a casa
  11.  # 12

    Colocado por: jg231obrigado, acho que vou passar então a casa


    pq? por ter duas lages aligeiradas? tudo se resolve.

    se gosta da casa, da localização e do preço, as lages não são motivos para abandonar o negócio.
  12.  # 13

    porque não tenho ideia dos custos, honestamente se fossem ainda uns 10k ou assim, ainda compensaria na minha opinião, não desgosto da localização mas não é a melhor, só compraria mesmo pelo preço baixo
  13.  # 14

    Colocado por: paulatilleyBom dia,
    Tenho uma casa com R/c, 1º andar e sotão.
    É uma casa bastante antiga, com paredes grossas de pedra e tetos altos.
    A divisão entre os andares é feita por barrotes de madeira e piso de madeira.
    Agora gostava de colocar uma placa entre o R/c e o 1º andar, para poder construir uma lareira no R/c e no 1ºandar.
    Gostava de saber se é possível construir a placa por baixo dos barrotes de madeira do chão do 1º andar, ou seja, sem ter que mexer no piso do 1º andar.
    Muito obrigada

    Boa tarde, como resolveu a questão da placa?
  14.  # 15

    Colocado por: pauloagsantosas lages não são motivos para abandonar o negócio.
    até porque no meio das restantes obras refazer isso não é nada
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0172 seg. NEW