Iniciar sessão ou registar-se
    • R & A
    • 6 janeiro 2020 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Andamos a tentar resolver uma questão de condensação que se forma em GRANDE QUANTIDADE em casa.
    Moramos num apartamento T2 ao nível do ultimo piso, sendo que por cima deste temos um terraço acessível. A orientação da casa é toda feita a Este-Norte, com uma área útil de 82m2. Ano de construção 2013 e foi adquirido o imóvel novo em Dezembro de 2015. Desde então sempre com humidade/condensação que se forma em toda a casa nos tectos e paredes principalmente em redor de janelas. A minha vizinha que habita o andar de baixo apresenta os mesmos problemas, estando ela no entanto a habitar a casa à menos tempo.
    Devo dizer que arejo a casa todos os dias (até já digo que para arejar mais, então seria preferível comprar um descapotável e morar debaixo da ponte que talvez saísse mais barato). Já tivemos problemas de infiltração no terraço, não confinante com a minha fração, que se pensavam resolvidos, mas que este Inverno retornaram. Já coloquei extrator no Wc, uso desumidificador, tenho aquecimento central que não uso todos os dias. O construtor fez isolamento das palas exteriores, que fazem a minha varanda e a dos vizinhos e mais recentemente colocou "respiradores" em todas as minhas divisões. Mesmo assim toda a humidade voltou. Tenho candeeiros e varões de cortinados a ficarem ferrugentos... Não sei que mais faça... Já enviei novamente informação ao construtor que disse que estavam a analisar a situação. Já tentei lavar as paredes com inúmeros produtos anti fungos sem sucesso. Fiquei com a tinta toda cheia de manchas pois a mesma não é lavável. Todas as semanas, e ás vezes mais que uma vez, tenho que andar de mopa a limpar paredes e tectos.
    Há pouco tempo debrucei me sobre o certificado energético do imóvel e deparei me com a informação que coloco abaixo. Será esta situação que tem influenciado esta condensação? O que interpretam?
    Outra questão: O perito responsável pela certificação energética pode ser o mesmo engenheiro responsável pelo projecto térmico?
      20200106_161216[1].jpg
  1.  # 2

    no resumo do certificado o que diz ?
    Se publicar todo o certificado até pode ser interessante, retire os dados de identificação e moradas, para não prejudicar o RGPD.
  2.  # 3

    Boa tarde,

    Quantos às primeiras questões, sem fotografias fica difícil ajudar.

    No que diz respeito à última, o projeto térmico deve sempre entrar na câmara com um pré-certificado energético. De uma forma geral, os autores do projeto térmico e pré-certificado são a mesma pessoa. Por fim, quando a obra estiver concluída e aquando da obtenção da licença de utilização é necessário um certificado energético final, executado apenas com vistoria ao local. Este técnico (que subscreve o certificado energético final) pode ser o mesmo do pré-certificado / projeto térmico ou outro técnico habilitado qualquer que o dono de obra autorize.

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mtavares
 
0.0060 seg. NEW