Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Relativamente ás comissões cobradas por um crédito habitação, a rondar os 40k, digam-se se acham estas comissões normais, mais especificamente a comissão de formalização. Parece-me exageradamente alta, e não consigo ver onde se fundamenta esta valor.

    Valor das comissões (incluindo imposto selo)
    - Comissão avaliação: 239.20
    - Comissão abertura dossier: 291.20
    - Comissão formalização: 754
    Total: 1284.4

    A isto ainda se soma um registo de aquisição de 450 euros, que considero acima da média.

    Agradeço o vosso feedback
  2.  # 2

    isso está incluído no MTIC ?
  3.  # 3

    Colocado por: mtavaresisso está incluído no MTIC ?
    Sim obviamente que está. Mas como consigo fazer os seguros fora do banco,não me interessa muito neste momento estar a olhar para MTIC.

    Pretendia saber da vossa experiência se uma comissão de formalização com estes valores é normal. Não me convém para já fazer em outro banco porque se trata de um segundo CH, mas 750 de comissão de formalização parece-me um roubo, quando o banco de Portugal recomenda 150 euros.
  4.  # 4

    numa simulação a que tive acesso em tempos o total das comissões era de 1123.6€, o e eram 6 comissões.
  5.  # 5

    Colocado por: mtavaresnuma simulação a que tive acesso em tempos o total das comissões era de 1123.6€, o e eram 6 comissões.

    Sem incluir o registo de escritura?
  6.  # 6

    Colocado por: HAL_9000Parece-me exageradamente alta, e não consigo ver onde se fundamenta esta valor.


    voce não é obrigado a aceitar as condições do banco e por outro lado obanco não é obrigado a dar-lhe o crédito.

    as condições e os custos são claros na FIN, ou voce aceita ou não aceita e procura outro lado.

    essa comissão está no precário deles
  7.  # 7

    Colocado por: pauloagsantos

    voce não é obrigado a aceitar as condições do banco e por outro lado obanco não é obrigado a dar-lhe o crédito.

    as condições e os custos são claros na FIN, ou voce aceita ou não aceita e procura outro lado.

    essa comissão está noprecáriodeles


    Caro pauloagsantos, devido a ter seguido o tópico da sua planta com bastante entusiasmo, cedo comecei a identificar os seus comentários. Regra geral o paulo tem intervenções bastante assertivas, contudo aqui acertou completamente na água, na medida em que o seu comentário nada tem a ver com a minha questão.

    Eu sei que não sou obrigado a aceitar (por acaso já aceitei, mas antes reclamei, tentei negociar, mas de nada valeu porque o banco em questão sabia bem que eu só podia fazer este empréstimo com eles, daí eu não ter poder negocial em termos de comissões).

    O banco não é obrigado a conceder-me o empréstimo, mas aparentemente tem interesse em fazê-lo.

    A questão não é essa, a questão é saber até que ponto me foram ao bolso.

    Sei que em alguns balcões esta comissão é negociável. O meu gestor sempre me disse que isso era impossível (não sabendo de antemão que outro balcão negociou a comissão para metade com o meu irmão).

    O preçário que me indica, diz lá os 725 euros de comissão para aquisição, mas também indica lá 505 eur (contratos em que a compra é celebrada em cartório notarial) e 224 para crédito habitação (seja qual for a finalidade do crédito). Olhando para este preçario consegue-me distinguir a diferença entre eles?

    Por outro lado pretendo que seja aqui também debatido o preço normal das comissões praticadas em outros bancos. Esta informação pode já não ser válida para mim, mas pode ajudar a que outras pessoas não sejam literalmente roubadas.

    Consegue perceber o porquê da minha questão?
    • ik
    • 6 janeiro 2020

     # 8

    Cada vez me convenço que o Santander é o banco das taxas, fui ver o preçário e não são nada meigos
    Concordam com este comentário: ricat
  8.  # 9

    Boa noite. Eu também ando nessas coisas.

    No milinium à comoção de formalização é de 200 euros. Mas será que a escritura é feita no banco por advogado próprio ou no notário?

    É que no totta são 750 mas a escritura está incluída no baço com advogado do banco.

    Estará aí a diferença?
  9.  # 10

    Colocado por: linkerrsNo milinium à comoção de formalização é de 200 euros. Mas será que a escritura é feita no banco por advogado próprio ou no notário?
    Por esse valor deve ser no Notário. No caso do Santander não me deram propriamente escolha, tive de pagar os 750, aparentemente para que um agente do banco não tenha de se deslocar a um notário, e depois também deve ser alguma negociata que os bancos têm com alguns escritórios de advogados.
  10.  # 11

    Colocado por: HAL_9000deve ser alguma negociata que os bancos têm com alguns escritórios de advogados.

    Não deve, é.
  11.  # 12

    Hoje disseram me que os 200 do BCP levam ainda uns 480 de um emulumento qualquer. Logo vai para 680. Quase os 750 do totta.
    • RMDR
    • 1 março 2021

     # 13

    Colocado por: linkerrsBoa noite. Eu também ando nessas coisas.

    No milinium à comoção de formalização é de 200 euros. Mas será que a escritura é feita no banco por advogado próprio ou no notário?

    É que no totta são 750 mas a escritura está incluída no baço com advogado do banco.

    Estará aí a diferença?

    Correto
  12.  # 14

    Boa noite.
    Na FINE o Santander apresenta o custos relativos a comissões divididos em 3 parcelas: avaliação, dossier e formalização, sendo que a comissão de formalização inclui já o DPA (substituto legal da escritura ou registo em casa pronta). Noutros bancos os custos são apresentados de formas diferentes... no final o que interessa é comparar os custos totais inicias e recorrentes, produtos associados, etc... e decidir qual o mais barato.
    Esse custo de formalização, por incluir já o DPA, está dentro dos valores médios praticadas pelas instituições bancárias.
    quanto à isenção de comissões, o banco tem sempre essa liberdade... pode ou não ter interesse.
    A melhor forma de garantir que escolhe a opção mais vantajosa é recorrer aos serviços gratuitos de um intermediário de crédito.
 
0.0171 seg. NEW