Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!

    O telhado do meu prédio vai ser reconstruído e vinha aqui colocar algumas duvidas que tenho.

    Tenho orçamento para o telhado com sub-telha (onduline). Já estive a ver as páginas e algumas discussões sobre o assunto, no entanto gostava de esclarecer alguns pontos:

    - Tendo em conta o esquema de aplicação da figura da página
    http://s235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/?action=view¤t=cobertura-1.jpg

    1) A barreira anti-vapor é essencial? Fiquei com a ideia que havia opiniões diversas e que no meu caso não era essencial coloca-la (o que nos interessava era proteger o telhado das chuvas…).
    2) O esquema só leva uma tirada de ripas (em plástico) entre a onduline e a telha? Assim sendo o isolamento (ou a onduline caso não se coloque isolamento) são directamente aplicados nas vigas?
    3) À primeira vista pareceu-me que o chamado painel sandwich pareceu-me ser o mm que o telhado com roof-mate e onduline. Qual a diferença para o esquema colocado acima?

    - Relativamente à impermeabilização

    4) Falaram-me numa resina (que pode ser aplicada com ou sem rede), como sendo uma boa solução para remates de tela. Qual a vossa opinião sobre a resina?
    5) Pensamos em colocar tela de xisto em palas e corta-fogos. Esta tela deve se coberta com alguma coisa (tinta ou a tal resina)? Qual o produto masi indicado?
    6) Qual a tinta recomendada para as empenas? Que outras protecções existem (a tal resina também seria recomendável)?


    - As caleiras:

    7) Qual a melhor solução para as caleiras. Em zinco? Falaram-me também em fazer a calha em cimento e depois impermeabiliza-la. Qual a vossa opinião em relação ao ultimo sistema?


    - Por fim, gostava de saber opiniões sobre detalhes de orçamentos:

    8) Que tipo de garantias devemos pedir no orçamento, isso é, quantos anos e e outras condições?

    9) Como deve ser feito o pagamento? Por protecção deve se dar o mínimo no principio, qual seria um bom plano de pagamento?


    Muito obrigado,
  2.  # 2

    Colocado por: Maria101) A barreira anti-vapor é essencial? Fiquei com a ideia que havia opiniões diversas e que no meu caso não era essencial coloca-la (o que nos interessava era proteger o telhado das chuvas…).

    Se colocar a subtelha, não é. http://www.onduline.pt/ndtss.htm

    Colocado por: Maria102) O esquema só leva uma tirada de ripas (em plástico) entre a onduline e a telha?

    Sim, só leva uma

    Colocado por: Maria10Assim sendo o isolamento (ou a onduline caso não se coloque isolamento) são directamente aplicados nas vigas?

    Não, é aplicado sobre o ripado de madeira. Este sim, é que é aplicado sobre as vigas

    Colocado por: Maria103) À primeira vista pareceu-me que o chamado painel sandwich pareceu-me ser o mm que o telhado com roof-mate e onduline. Qual a diferença para o esquema colocado acima?

    Substitui o isolamento apenas, porque continua a ter de aplicar a subtelha. O painel sandwich, apenas se justifica quando for para ficar à vista ou quando houver poucos apoios

    Colocado por: Maria104) Falaram-me numa resina (que pode ser aplicada com ou sem rede), como sendo uma boa solução para remates de tela. Qual a vossa opinião sobre a resina?

    Essas resinas substituem a tela asfática ou os zincos. Saõ boas desde que bem aplicadas e com muita atenção às ligações e

    Colocado por: Maria105) Pensamos em colocar tela de xisto em palas e corta-fogos. Esta tela deve se coberta com alguma coisa (tinta ou a tal resina)? Qual o produto masi indicado?

    Não deve colocar nada. A tela de xisto está preparada para ser acabamento final. Deve é colocar grãos de xisto nas soldaduras, para que estas fiquem protegidas

    Colocado por: Maria106) Qual a tinta recomendada para as empenas? Que outras protecções existem (a tal resina também seria recomendável)?

    Depende do que lá estiver ou do estado em que estiver, mas eu gosto de tintas acrílicas

    Colocado por: Maria107) Qual a melhor solução para as caleiras. Em zinco? Falaram-me também em fazer a calha em cimento e depois impermeabiliza-la. Qual a vossa opinião em relação ao ultimo sistema?

    Zinco é o melhor de longe, mas é caro. Para a segunda solução dependerá do desenho e tipo de cobertura,

    Colocado por: Maria108) Que tipo de garantias devemos pedir no orçamento, isso é, quantos anos e e outras condições?

    As garantias serão sempre as de lei. 5 anos. Mas para ter a certeza que as cumprem, deve fazer uma retenção de 10% durante um ano

    Colocado por: Maria109) Como deve ser feito o pagamento? Por protecção deve se dar o mínimo no principio, qual seria um bom plano de pagamento?

    Com um mapa de facturação ou saldos. Trabalho executado = trabalho pago, isto é, deve pagar apenas os trabalhos efectivamente realizados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria10
  3.  # 3

    Muito obrigada PauloCorreia,

    Enquanto não me surgem mais duvidas, gostaria só de detalhar os pontos acima:

    Em relação ao ponto 9). E se quiserem dinheiro para começar, para os materiais. Não é prática comum avançar-se com esse dinheiro? Quanto é que seria razoável?

    No ponto 4) ia escrever mais alguma coisa em relação às resinas (fiquei na duvida se a resposta estaria incompleta) ? Pelo que percebi as resinas são um bom material para impermeabilizar (ja q substitui a tela e o zinco), mas não percebi bem os cuidados que se deve ter quanto a sua aplicação.
  4.  # 4

    Colocado por: Maria10Em relação ao ponto 9). E se quiserem dinheiro para começar, para os materiais. Não é prática comum avançar-se com esse dinheiro? Quanto é que seria razoável?


    https://forumdacasa.com/discussion/2453/plano-de-pagamentos-como-pagar-ao-empreiteiro/

    Colocado por: Maria10No ponto 4) ia escrever mais alguma coisa em relação às resinas (fiquei na duvida se a resposta estaria incompleta) ? Pelo que percebi as resinas são um bom material para impermeabilizar (ja q substitui a tela e o zinco), mas não percebi bem os cuidados que se deve ter quanto a sua aplicação.


    Não são resinas , mas membranas elásticas.
    O material é bom, mas tão importante como a escolha do material, é a solução completa. Vai aplicar sobre o quê? Se a base for de betão ou argamassa, tudo bem, agora se for uma cobertura com estrutura em madeira, já não terá base de assentamento em condiçoes
  5.  # 5

    Actualmente o telhado em causa está construído em vigas e ripas de madeira. Estávamos a pensar em colocar o novo telhado em betão.
    A dúvida era se essa cobertura se poderá tornar muito pesada para a estrutura do prédio. O prédio já é de placa. Quais são as vossas opiniões?

    Muito obrigada,
  6.  # 6

    Só se justificará caso a estrutura de madeira esteja em tão mau estado que seja necessário ser substituída
  7.  # 7

    Sim, o telhado seria todo substituído. A única duvida que surgiu era se o prédio não estaria projectado para suportar a estrutura em betão (por ser mais pesada). Eu diria que não há problema, mas gostava de saber opiniões de quem tem mais experiencia e sabe mais sobre o assunto.
    Obrigada
  8.  # 8

    Entretanto disseram-me que o zinco já não é muito usado. Qual a vossa opinião em ralação a algerozes em pvc?
    E a algerozes feitos em "massa" e depois forrados com essas tintas plasticas?
  9.  # 9

    Colocado por: Maria10A única duvida que surgiu era se o prédio não estaria projectado para suportar a estrutura em betão (por ser mais pesada). Eu diria que não há problema,...
    Depende do que lá está.
    Em geral, como a cobertura com estrutura em betão é mais pesada que a de madeira, as vigotas poderão "empurrar" as paredes (fachadas) para fora. Não pense que é assim tão raro. Há prédios (de há mais de 80 anos) em que isso é bem visível.
    Para evitá-lo colocam-se tirantes em aço ou uma viga de cinta em betão armado.

    Entretanto disseram-me que o zinco já não é muito usado. Qual a vossa opinião em ralação a algerozes em pvc?
    E a algerozes feitos em "massa" e depois forrados com essas tintas plasticas?
    Costumo fazer os algerozes e respectivos tubos de queda em PCV. As caleiras é que podem ser em zinco (é raro), em argamassa forrados a tela, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria10
  10.  # 10

    Obrigada Luis k.W.

    Sim, quando disse algerozes queria dizer caleiras. Qual seria a melhor solução: caleiras em PVC, ou argamasa forada a tela? (ou são semelhantes?)


    Em geral, como a cobertura com estrutura em betão é mais pesada que a de madeira, as vigotas poderão "empurrar" as paredes (fachadas) para fora. Não pense que é assim tão raro. Há prédios (de há mais de 80 anos) em que isso é bem visível.
    Para evitá-lo colocam-se tirantes em aço ou uma viga de cinta em betão armado.

    Sabe me explicar como é que são esses sistemas de reforço: "tirantes em aço ou uma viga de cinta em betão armado"? Será muito mais caro?
    O prédio é em placa (não deve ter mais que 50 anos), posso concluir alguma coisa com isso?

    Obrigada
  11.  # 11

    Maria10,
    Se o seu prédio é em betão, EM PRINCÍPIO não é o pesozito de umas vigotas de betão pré-esforçado que vai alterar grande coisa, pelo que não devia precisar de qualquer reforço (isto é, as vigas de bordadura existentes devem ser mais que suficientes para suportar o acréscimo de carga).

    Ressalva: cuidado com os prédios de construção tipo-túnel (pré-fabricados) com fachadas em bloco - que se fizeram nos anos 70. Já vi prédios destes em que as ligações das fachadas às paredes interiores (estruturais) está muito mal feita. Apesar de os blocos se encontrarem por baixo da placa de cobertura (onde apoiarão as vigotas), eu tomaria algumas cautelas.

    Há ainda a considerar como vai ser feita a "cumeeira" (viga onde apoiam as vigotas na parte superior) e os pilares que a suportam. Em princípio deveriam ser em betão armado e «agarrados» à estrutura existente.

    Nota: em princípio não lhe fazem falta, mas como perguntou o que é...
    - VIGA DE CINTA é uma viga - em princípio - em betão armado que, tal como um cinto, contorna toda a fachada;
    - TIRANTES são barras de aço chumbadas em duas fachadas opostas (por exemplo, ao nível da lage da cobertura) agarrando a fachada norte à fachada sul (e a fach. oeste à fach. leste).
    Servem para evitar que as fachadas do prédio comecem a «abrir», a afastar-se, devido ao peso das vigas do tecto.

    Em que zona do País é esse telhado (por causa das exigências «sísmicas»)?
  12.  # 12

    Maria

    Para podermos continuar a ajudar terá de colocar umas fotografias, senão começa a pedir especificações para uma determinada situação e nós estamos a responder com base em palpites generalistas.

    Não existe uma boa solução por si só, existem boas soluções para cada caso. Qualquer uma das soluções das caleiras, é boa e é má, dependendo das condições e locais de execução
  13.  # 13


    Para podermos continuar a ajudar terá de colocar umas fotografias, senão começa a pedir especificações para uma determinada situação e nós estamos a responder com base em palpites generalistas.


    Ok, vou tentar por aqui umas fotos. De qq forma é um prédio, com pala e corta-fogos com "tela prateada" estragada, tem cortafogos altos, e caleira em metal.
  14.  # 14

    Fotos:
      Telab.jpg
  15.  # 15

    pala 1
      Pala1b.jpg
  16.  # 16

    Pala 2
      Pala2b.jpg
  17.  # 17

    Caleira
      Calhab.jpg
  18.  # 18

    Caleira 2
      Calha2b.jpg
  19.  # 19

    Consegue tirar uma fotografia do lado de dentro na zona da caleira, onde o telhado chega ao chão?
  20.  # 20

    e já agora, tire uma fotografias à estrutura, para perceber se se justifica a sua substituição ou não. procure vigas com zonas manchadas.

    Tire também umas fotografias do telhado para se perceber se existem abaulamentos ou depressões na superfície
 
0.0214 seg. NEW