Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Para fazer o capeamento do capoto, nas platibandas, qual o material mais seguro a aplicar, pedra ou chapa metalica?
    Eu estava inclinado para a pedra por uma questão estética, mas tenho receio de infiltrações pelas juntas. A não ser que se aplique um material muito bom.
  2.  # 2

    Tem sempre de impermeabilizar sob a pedra.

    Eu tb prefiro a pedra

    O que o seu arquitecto tem a dizer?
  3.  # 3

    Colocado por: danyelcorreiaPara fazer o capeamento do capoto, nas platibandas,

    E tem que levar capeamento?
    O capoto não pode dobrar?
    Por vezes as soluções mãos simples são as melhores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia
    • VXMC
    • 9 janeiro 2020

     # 4

    Dobra a platibanda com o etics, em xps, e aplica capeamento em zinco ou chapa lacada.
  4.  # 5

    Colocado por: VXMCaplica capeamento em zinco ou chapa lacada.

    Ou então não aplica nada
    • VXMC
    • 9 janeiro 2020 editado

     # 6

    Na altura cheguei a ponderar essa solução e não é de todo a melhor opção, nem garantia de estanquidade. É sempre melhor jogar pelo seguro, foi o que eu fiz.
  5.  # 7

    Colocado por: VXMCÉ sempre melhor jogar pelo seguro

    Verdade!

    Colocado por: VXMCfoi o que eu fiz.

    E fez muito bem, não o quero ver daqui a 1/2 não aqui a perguntar como se veda aquela infiltração que está a inundar a sala toda
  6.  # 8

    Colocado por: zedasilvaE tem que levar capeamento?

    Nos meus projectos, acho que faz SEMPRE falta ter uma lista final, um capeamento, um ACABAMENTO.

    Sendo pedra, poderá ser reduzido/ prevenido o fenómeno do escorrimento entre juntas, aplicando uma chapa em inox ou em aluminio, nas zona de transição, embebida no cimento-cola.
    • VXMC
    • 9 janeiro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: zedasilvanão o quero ver daqui a 1/2 ano aqui a perguntar como se veda aquela infiltração que está a inundar a sala toda


    Ahahahah :)

    Muitas vezes o problema não é a água a infiltrar, mas sim a que infiltrou, encharcou a parede e depois se manifesta... Fica a ressalva.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 10

    Colocado por: VXMCDobra a platibanda com o etics, em xps, e aplica capeamento em zinco ou chapa lacada.


    Como faz a fixação do capeamento por cima do xps?
    • VXMC
    • 9 janeiro 2020 editado

     # 11

    É a empresa que lhe faz o serviço. Com uns grampos metalicos em U que abraçam a platibanda e depois o capeamento clipa nos grampos. Os grampos são aparafusados, atravessando o isolamento, sobre estes, leva uma tira de tela pitonada, para ventilar a drenar possíveis condensados.

    Vejam aqui, andem para cima:

    https://forumdacasa.com/discussion/55199/134/inicio-de-construcao-de-moradia-unifamiliar-rc-e-1-piso-3/#Comment_1473194
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia, mfa17
  8.  # 12

    Colocado por: VXMC Os grampos são aparafusados, atravessando o isolamento,


    esta é a parte que menos me agrada na sua solução

    a opção de não aplicar nada (apenas o xps a envolver toda a platibanda) agrada-m€€€ bastante, mas tenho algum receio que dê m#"$da
  9.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021E os escorridos depois ficam um mimo 😁

    Ó Dias, você parece que anda nisto há 2 dias, Faz-se a platibanda com inclinação para dentro. Da parte de fora na esquina leva um perfil de pingadeira
  10.  # 14

    Qual a sua sugestao dias?
    Por acaso a minha platibanda tem inclinação para o interior
  11.  # 15

    Colocado por: Anonimo16062021Ó Zezinho,o perfil de pingadeira aí não funciona..

    Raisoparta se não arranjo um perfil para aquilo, chame-lhe pingadeira, chame-lhe o que quizer
  12.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Ó Dias, você parece que anda nisto há 2 dias, Faz-se a platibanda com inclinação para dentro. Da parte de fora na esquina leva um perfil de pingadeira


    Tem alguma foto como exemplo duma solução dessas?
  13.  # 17

    À partida, parece-me bem o "dobrar" do capoto por cima da platibanda e assentar-lhe as chapas, tal como sugerido pelo VXMC.
    Embora tenha andado por aí e observado por vários níveis de acabamento nessas chapas..algumas ficam com as esquadrias tão tortas nos cantos que cá de baixo vêm-se..imagino ao perto. Nalgumas vêm-se juntas(soldadas?) com linhas tortas também. Daí a preferência pela pedra, pelas linhas "limpas".
    Alguém sabe de alguém que seja bom a aplicar a chapa aqui na zona de Palmela?
  14.  # 18

    Boas, estou a construir uma LSF de 3 pisos e no final vou fechar com remate de pedra "moleanos",com execução de umas ranhuras por baixo para fazer de pingadeira. Nas emendas vou aplicar chapa de inox, bem colada para eliminar os escorridos. O que acham da solução?
  15.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    Isto assim ficava que nem ginja,,
      11967598px495x331.jpg


    Ora lá está, isso não é um perfil de pingadeira?
  16.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021perfis de pingadeira que se usam no ETICS.

    Além de horrorosos não servem para esta função.
    Fora eu mais novo e ainda ia consigo para cima dos andaimes revolucionar o mundo do esferovite.
 
0.0191 seg. NEW