Colocado por: acf10, para mim, um PIP bem feito já leva plantas, cortes e alçados.
Colocado por: Pedro BarradasA 1º luz.. nunca comeces trabalho algum sem definir em concreto quanto é que vais cobrar por ele e informar o cliente.
2ª . cobra sempre uma adjudicação. só depois começas a trabalhar.
3~quanto aos valores, pois é não te posso ajudar muito. depende de n factoes. Se pesquisares aqui no Forum tens n topicos sobre o assunto, valores e tudo o mais.
PS: a OA não tinha um curso para os novos arquitectos que falava em honorários e realção contratual com os promitentes clientes!?
Colocado por: antonylemoso estudo prévio até é o que dá mais trabalho fazer.
olha, os conselhos do pedro são bons.
mas vou reiterar, não comeces nenhum trabalho sem receber uma quantia logo na adjudicação. Algo na ordem dos 30/40% do total. Depois divides por etapas. com percentagens que refletem o trabalho prestado.
Isto vais aperfeiçoando com o tempo. sê clara na elaboração da proposta.
Quanto ao valor em si. tens de dar um valor ao teu tempo. quanto te custou acabar o curso? E ter em consciência que um projecto leva uns bons meses a completar. Tem 3d? maqueta? Vais conduzir muito? quantas viagens prevês? que distância? que consumo? Impressões, água, lúz, gás, licenças, Quotas da OA... Nao te esqueças, estamos a prestar um serviço, isto é um negócio, tem de dar lucro.
Podes sempre simplesmente pedir orçamentos via email a outros colegas como cliente fantasma, e aos a tipos dos 3d etc e ver os valores praticados pelos serviços prestados.
e por final, bem vinda ao clube.
Colocado por: CapuchinhaBom dia, acf10
Sobre o fracionamento dos honorários, talvez ajude colocar referência ao art. 12º da Portaria de 7 de Fevereiro de 1972 Publicada no Suplemento ao Diário do Governo, n.º 35, 2.ª Série, de 11 de Fevereiro de 1972. Alterada pelas Portarias n.º de 22 de Novembro de 1974, publicada no Diário de Governo, n.º 2, 2.ª Série, de 3 de Janeiro de 1975, e Portaria publicada no Diário da República, n.º 53, de 5 de Março de 1986.
"Artigo 12.º Fraccionamento dos honorários
1. Às várias fases do projecto correspondem, em percentagem, as seguintes parcelas dos honorários:
FASES DO PROJECTO PERCENTAGENS
Programa base 20%
Estudo prévio 15%
Projecto base 25%
Projecto de execução 30%
Assistência técnica 10%
2. Se o dono da obra vier a prescindir da apresentação de qualquer fase intermédia do projecto que por ele não seja fornecida, não deixará de ser considerada, a prestação correspondente à fase dispensada, fazendo-se o respectivo pagamento conjuntamente com a da fase seguinte.
3. No caso de ter sido estabelecido no contrato o fornecimento pelo dono da obra de alguma fase do projecto, a prestação correspondente será liquidada como indicado no número anterior, mas afectada de um coeficiente que não poderá exceder 0,25.
4. Se o dono da obra mandar suspender, temporária ou definitivamente, a elaboração do projecto, o autor terá direito aos honorários correspondentes às fases já entregues ou em elaboração e a uma indemnização pelos prejuízos emergentes da decisão tomada.
5. Se a obra não for iniciada no prazo de dois anos contados a partir da data de aprovação do projecto, o autor do mesmo tem direito a receber uma indemnização correspondente a 10% dos honorários referentes à assistência técnica, que será calculada tendo por base o orçamento aprovado pelo dono da obra. Caso a obra se inicie dentro desses dois anos, o autor do projecto terá direito aos honorários referentes à assistência técnica calculados com base no valor da adjudicação e corrigidos face ao valor final da obra.
6. Se a obra for iniciada num prazo superior a dois anos, compete ao seu autor prestar a assistência técnica contratual, sendo as respectivas condições objecto de novo contrato. "
fonte:http://www.oasrn.org/pdf_upload/ichop.pdf
Colocado por: Pedro Barradas
não é uma questão de ser ou não ser bem feito, terá obrigatoriamente de instruir com esses elementos ;)
Olhe com esses não sei bem o que, promotores, é que eu me lixei bem, logo no inicio de carreira.
Já tens o lev. top?
Já verificaste as condicionantes urbanisitcas?
Atenção ás questões tecnicas que inlfuenciam esse tipo de edificos, garagem, enterrada ou não..., larguras de vias, couretes,SCIE...
MAS antes demais, tens mesmo de definir o vlaro do trabalho. pois arriscas-te a ir fazendo e quando disseres o valor, Epa oh arqutiecta isso é muito, não estava a contar... assim não estou interessado...
Não pense que isto acontece poucas vezes.
Colocado por: acf10Já conhecia. Mas numa formação da Ordem (com um advogado) disseram-me que isto estava completamente desactualizado e que não nos devíamos reger por aqui. Uma pessoa fica baralhada.
Colocado por: acf10gastei os rios de dinheiro no curso, cotas... mas lá está, como é que traduzo isto em termos práticos?
Colocado por: Pedro Barradaslhe com esses não sei bem o que, promotores, é que eu me lixei bem, logo no inicio de carreira.sim, isso tb eu... acf10... adiante-se e peça já X% de adiantamento para cobrir custos e apresenta lhe uma proposta de honorários quanto antes.
Colocado por: acf10mas como é que eu aplico o gasto do curso num orçamento deste tipo, por exemplo?nunca vais cobrar a um cliente o custo do curso em si, mas esse tempo no curso isso traduz-se em conhecimento, em saber fazer, em saber procurar fazer, aprendeste a pesquisar e encontrar soluções para os problemas colocados pelos clientes. .. isso vale dinheiro.. quanto diheiro vale vais acertando com o tempo.. quanto vale uma hora do teu tempo?
Colocado por: RasputinComo primeiro trabalho e como o cliente te está a dar uma oportunidade não deverias cobrar nada.
Colocado por: J.Fernandesoferecia o primeiro
Colocado por: Capuchinhao entanto, enquanto esta não for actualizada é a que continua vigente, e a ter peso legal. (Não sei se há mais recente, no entanto procurei, e se há, não encontrei).
Colocado por: Pedro BarradasActualmente a contratação de projectos no âmbito do CCP é regida pela Portaria 701-H/2008...
Colocado por: Capuchinhase aproveitar as promoções, como a que está em vigor neste momento, consegue a licença do Autocad por 135 mensais.
Colocado por: Pedro Barradas* Aqui já temos equipamentos que estando numa zona urbana com centros de opia baratos, pode não justificar o investimento... estas coisas avariam e os consumiveis são caros, além disso é necessário espaço.