Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    É a primeira vez que utilizo este forum,e necessito de saber o seguinte:
    Arrendei uma habitação, em 1 de Março de 2015,
    e no contrato de arrendamento, uma das cláusulas, diz que o contrato de arrendamento,é por um periodo de 5 anos,renovado automaticamente, se nenhuma das partes se opuser.
    Em novembro passado, o senhorio falou comigo e disse que este ano, teria que aumentar a renda
    Em mais 25€.Em virtude de durante estes cinco anos a renda nunca ter sido aumentada, cobcordei.
    Porém neste mes de Janeiro, foi-me entregue pela empregada,um contrato para eu assinar,contrato esse que é um contrato novo,com data deste deste ano,2020, por um prazo de 1 ano, com pagamento de uma renda e nova caução, e que findo o prazo estabelecido terei que deixar a habitação.
    Pergunto, isto é legal? O que terei de fazer?
    Obrigado.
    • size
    • 10 janeiro 2020 editado

     # 2

    Não assine...armadilha...
    Se não concordar, pode recusar assinar esse novo contrato. O senhorio não o pode obrigar a isso.
    Neste momento, o seu contrato já está renovado por mais um período de 5 anos, uma vez que o senhorio não o notificou da oposição à renovação.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pinto55, Jose.p
  2.  # 3

    Não assine e não aceite o aumento de 25€. Se o senhorio não foi sério, responda na mesma moeda.
    Ele só pode aumentar de acordo com o coeficiente de atualizacao ( ele pode aplicar os últimos 3 já que a renda nunca foi atualizada anteriormente).
    • zed
    • 10 janeiro 2020

     # 4

    Colocado por: Jose.pmais 25€.Em virtude de durante estes cinco anos a renda nunca ter sido aumentada, cobcordei


    Pode propor assinar uma adenda ao contrato em que concorda com a nova renda, mantendo-se tudo o resto.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo, Sr.io
  3.  # 5

    Colocado por: zed

    Pode propor assinar uma adenda ao contrato em que concorda com a nova renda, mantendo-se tudo o resto.
    Concordam com este comentário:casinhaDaAvo


    Qual a vantagem para o inquilino?
    Renovou mais 5 anos, a taxa de IRS é menor.

    Quanto paga de renda? Se for muito baixa, tenha pena do senhorio! ;)
  4.  # 6

    A renda actual é de 375€.
  5.  # 7

    Acha a renda justa? (sem ironia)
    Eu pagava isso por um T3 em Santarém há uns 8 anos atrás.
    • zed
    • 10 janeiro 2020 editado

     # 8

    Colocado por: DonaRuteQual a vantagem para o inquilino?

    Isso cabe ao José aferir, dei a conhecer essa hipótese porque ele diz ter concordado com o aumento.
  6.  # 9

    Se acho justo? Claro que acho.
    Primeiro, nao fui que fiz o valor, e depois cada um paga a renda de acordo com o rendimento que tem.
    É preferivel, ter uma renda baixa e pagar sempre, do que ter uma renda alta e não a pagar.Por isso, é que os tribunais estao cheios de acções de despejo.
    Concordam com este comentário: Melane2424
 
0.0088 seg. NEW