Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    tenho uma tomada trifasica 5 pinos para 2 fornos de 7,5w cada um num cabo de 5G4MM e quero adaptar acrescentando 1 dijuntor e 1 tomada trifasica 4 pinos (2 fases | neutro | terra)
    posso fazer isso ?
    que cuidados tenho de ter ?
  2.  # 2

    Nada de especial desde que a potencia que vai tirar não ultrapasse a potencia do disjuntor instalado para os fornos..


    Tem a certeza que so quer duas fases? é um aparelho Bifasico? são raros nos dias que correm mas...
  3.  # 3

    trata se de uma batedeira industrial
    tentei procurar a placa de identificacao da batedeira mas nao encontrei e n tenho muito acesso á parte de tras porque é mt pesada e nao consigo arrastar
    á ficha é identica a esta
      Ficha  trifasica   Macho   3P+T   (4P)  16A   380-415V   -228x228.png
  4.  # 4

    isso deve ser 3 fases e terra, duvido muito mas mesmo muito que seja só duas fases
    Concordam com este comentário: rjmpires, jorgealves
  5.  # 5

    eu abri a tomada da batedeira e tinha (2 fases)-castanho e preto, azul - (neutro) , (terra)- amarelo
    eu fiz essa associação
  6.  # 6

    Colocado por: devesaeu abri a tomada da batedeira e tinha (2 fases)-castanho e preto, azul - (neutro) , (terra)- amarelo
    eu fiz essa associação


    Lá por ter Azul não quer dizer que seja neutro, fale com um electricista para ver isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: devesa
  7.  # 7

    a partida n irei chamar eletrecista, sei que é a melhor maneira de solucionar o problema pois n tenho mt experiencia na area
    porem vou levar a sua resposta em conta
    pode me ajudar os passos que tenho de fazer para verificar o tipo de motor ?
  8.  # 8

    Colocado por: devesatrata se de uma batedeira industrial
    tentei procurar a placa de identificacao da batedeira mas nao encontrei e n tenho muito acesso á parte de tras porque é mt pesada e nao consigo arrastar
    á ficha é identica a esta
      Ficha  trifasica   Macho   3P+T   (4P)  16A   380-415V   -228x228.png

    Isso costumam ser 3 fases e terra.
    Olhe que o larkhe tem razão.
  9.  # 9

    Colocado por: devesaa partida n irei chamar eletrecista, sei que é a melhor maneira de solucionar o problema pois n tenho mt experiencia na area
    porem vou levar a sua resposta em conta
    pode me ajudar os passos que tenho de fazer para verificar o tipo de motor ?


    na placa da batedeira ou do motor tem de certeza a ligaçao 3*380 se for muito antiga ou 3*400 se for recente , se for só a duas fazes 2* 400
  10.  # 10

    obrigado
    vou tentar novamente procurar a placa
    • devesa
    • 10 janeiro 2020 editado

     # 11

    n encontrei a placa mas encontrei a referencia e fui procurar na net e atras refere apenas 380V n tem placa nem nd
      Screenshot_12.png
    • mica
    • 10 janeiro 2020

     # 12

    o motor é trifásico. 3 fases mais terra. era muito dificil 2 fases mais neutro terra...
    • mica
    • 10 janeiro 2020

     # 13

    fichas de 4 pinos é sempre 3 fases mais terra.
    • mica
    • 10 janeiro 2020

     # 14

    tambem é facil de voce perceber.se na tomada de 5 pinos tem um cabo de 4 fios .onde aperta ls fios na tomada 5 pinos tem l1 l2 l3 N e terra certamente nao tem nenhum fio no N que é p neutro
  11.  # 15

    Colocado por: micatambem é facil de voce perceber.se na tomada de 5 pinos tem um cabo de 4 fios .onde aperta ls fios na tomada 5 pinos tem l1 l2 l3 N e terra certamente nao tem nenhum fio no N que é p neutro


    a tomada é de 4 pinos
    a minha confusao foi ter aberto a tomada e o fio azul estar ligado ao N da tomada assumindo assim ser neutro e resumidamente bifasica
    porem pela marca e pelo modelo fui pesquisar mais (nao tem placa de identificacao) e ai publiquei as carateristas dela em cima
    so que nao percebi mt bem pq ter 3 tipos de voltagem
    e ai quero ajuda

    2. é melhor colocar 1 dijuntor para a batedeira juntamente com 1 contactor trifasico com rele termico? (( ja existe 1 dijuntor para os fornos(2X7,5W) S3000 40A))
  12.  # 16

    Máquinas industriais de padaria ou pastelaria normalmente não têm neutro. São as 3 fases + terra.
    • mica
    • 10 janeiro 2020

     # 17

    mas uma tomada de 4 pinos nao tem N so tem L1 L2 L3 e terra
    a batedeira é trifasica 3 fases e terrra ligue a vontade...
    so tem de ter atençao se esta a andar na posiçao correta se nao estiver so tem de inverter 2 fases... exemplo entre L1 e L2 ou L2 e L3
    Concordam com este comentário: marcopns
    Estas pessoas agradeceram este comentário: devesa
    • devesa
    • 10 janeiro 2020 editado

     # 18

    Colocado por: micamas uma tomada de 4 pinos nao tem N so tem L1 L2 L3 e terra
    a batedeira é trifasica 3 fases e terrra ligue a vontade...
    so tem de ter atençao se esta a andar na posiçao correta se nao estiver so tem de inverter 2 fases... exemplo entre L1 e L2 ou L2 e L3
    Concordam com este comentário:marcopns
    Estas pessoas agradeceram este comentário:devesa

    Obrigado
    E circuitos de proteção ?
  13.  # 19

    A máquina não tem nada de proteção?
  14.  # 20

    Colocado por: RicardoPortoA máquina não tem nada de proteção?
      1BB75858-8057-4F50-B7CA-0572A48B778B.jpeg
 
0.0206 seg. NEW