Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite a todos. desde já desejo bom ano 2020 a quem estiver a ler e agradeço também quem me quiser e souber ajudar da melhor forma
    pois bem o caso é o seguinte, tenho na familia um tio que tem uma empresa de construção aberta há já muitos anos e como a empresa tem muitos anos, muitos anos tem o meu tio. ora ele quer começar a fechar a empresa aos poucos visto não ter ninguem interessado em pegar nela dado que todos os familiares diretos estão ligados a ramos totalmente opostos. posto isto e como estavamos em jantar de familia na conversa ele pergunntou-me se eu sabia de alguem que o informasse sobre o caso uma vez que o contabilista dele está um pouco "zangado" com o facto dele fechar a empresa.
    em cima da mesa estão duas hipoteses que ele me perguntou e eu escrevi numa folha para não me esquecer

    1ª hipotese - trabalhar apenas com 2 funcionários (ele e outros2) e abandonar o alvará
    2º hipotese - ele queria tentar congelar o alvará e manter 2 funcionários

    as duvidas dele prendem-se com o seguinte
    ele passa a trabalhar ilegal pelo facto de não ter alvará no sentido em que não podem fazer descontos para a segurança social e para o seguro?

    é possivel congelar o alvará e ter os funcionários na mesma?

    se a empresa tiver apenas 2 empregados no total (ele e outro) está isenta de impostos? ou tem algum desconto ou beneficia de alguma coisa?

    é que ele tem empresa aberta desde que se lembra e tem 6 empregados e agora quer fechar no entanto ele não percebe muito de como trabalha muito bem o pessoal sem empresa e o contabilista está teimoso

    se alguem me conseguir esclarecer ficava muito grato
  2.  # 2

    Colocado por: ****Faz um titulo de registo e pode fazer os trabalhos, até ao valor desse titulo de registo. Os impostos são mesmo apenas , o numero de trabalhadores muda.

    e como é que funciona? não tem alvará? não necessita de ter nome de empresa registado nem engenheiro ou arquiteto associado?
  3.  # 3

    E a hipótese de em vez de fechar, vender a empresa?.
  4.  # 4

    Colocado por: dinoexe como é que funciona? não tem alvará? não necessita de ter nome de empresa registado nem engenheiro ou arquiteto associado?

    Um titulo de registo (agora chama-se certificado) é uma espécie de alvará para pequenas obras, até 33.200€, mas também pode ter um alvará das classes 1 ou 2, que é quase a mesma coisa e já pode executar obras de maior valor, sem qualquer técnico nos quadros da empresa.
    Concordam com este comentário: SMBS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dinoex
  5.  # 5

    Colocado por: scorpioE a hipótese de em vez de fechar, vender a empresa?.

    ele não quer
    não me pergunte porquê porque não sei
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Um titulo de registo (agora chama-se certificado) é uma espécie de alvará para pequenas obras, até 33.200€, mas também pode ter um alvará das classes 1 ou 2, que é quase a mesma coisa e já pode executar obras de maior valor, sem qualquer técnico nos quadros da empresa.
    Concordam com este comentário:SMBS
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dinoex

    ok. obrigado. vou falar com ele e ele que se informe sobre isso nos sitios certos. sabe se um contabilista sabe fazer isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: dinoexsabe se um contabilista sabe fazer isso?

    Os contabilistas não percebem nada disso, esses tratam da contabilidade.

    Se quiser mais ajuda tem que explicar porque é que ele quer fechar a empresa, se quer continuar a trabalhar, ainda não percebi isso.
    Qual a classe do alvará da empresa?
  8.  # 8

    Colocado por: dinoexsobre isso nos sitios certos.

    Isso não tem nbada que saber é tdo tratado aqui:
    Leia a legislação
    http://www.impic.pt/impic/pt-pt/
  9.  # 9

    Cá para mim, a contabilidade.. "organizada" nesse contabilista.. deve estar uma miséria... se encerram a empresa, ou havendo venda... è tudo escrutinado.. isso deve estar tudo enrolado... Tome atenção. Mande fazer uma auditoria ás contas da empresa por outro TOC...
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Os contabilistas não percebem nada disso, esses tratam da contabilidade.

    Se quiser mais ajuda tem que explicar porque é que ele quer fechar a empresa, se quer continuar a trabalhar, ainda não percebi isso.
    Qual a classe do alvará da empresa?


    falei com ele e o que me disse é que tem classe 4. mas como 6 empregados fora engenheiros e contabilista já começam a cansar quem tem 62 anos e 45 de trabalho segundo ele começou a trabalhar muito cedo. ele quer fechar a empresa porque está cansado de gerir muita tralha e confusões. o objetivo dele é fazer uns biscates mas quer ficar legal. não é com o objetivo de enriquecer mas sim de passar o tempo mais uns 4 ou 5 anos até á reforma. quer ficar aqui pela zona de casa a fazer umas reparaçoes e umas brincadeiras.
    ele gosta de trabalhar mas já não tem estofo para tanto daí ele querer saber como sair e como ficar legal na mesma.
    ele não vende a empresa porque já tem o material meio vendido a um outro construtor e não vai vender empregados nem papeis.
  11.  # 11

    não sei se ficou esclarecido mas mais alguma coisa diga que eu tento falar com ele para perceber mais sobre o assunto. o meu ramo não tem nada a ver com essas coisas mas como me dou muito bem com ele queria tentar ajudá-lo
  12.  # 12

    que passe para alvará de obras particulares da classe 1.
    Não precisa de ter técnicos no quadro, tal como já aqui foi dito. Isto se quiser continuar com capacidade para ser empreiteiro geral.
    Veja no site do IMPIC como proceder.
  13.  # 13

    Colocado por: dinoexmas como 6 empregados fora engenheiros e contabilista

    Como é que se vai livrar deste pessoal, para os despedir vai ter que pagar indemnizações, e se estão há muitos anos na empresa vai sair caro. Quanto ao alvará, o mais simples é pedir para passar para a classe 1.
    Concordam com este comentário: DVilar
  14.  # 14

    Colocado por: dinoexfalei com ele e o que me disse é que tem classe 4. mas como 6 empregados fora engenheiros e contabilista

    Tem uma empresa com 6 empregados mais engenheiros e contabilista e agora quer ser "promovido" a subempreiteiro com titulo de registo, com 2 trabalhadores?!
    E tendo uma empresa com essa dimensão já razoável, de classe 4, não sabe como é que funciona o sistema de atribuição de alvarás?!

    Que história tão mal contada...
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Como é que se vai livrar deste pessoal, para os despedir vai ter que pagar indemnizações, e se estão há muitos anos na empresa vai sair caro. Quanto ao alvará, o mais simples é pedir para passar para a classe 1.

    sim vai pagar indemnizações. mas quer fosse agora ou daqui a meia duzia de anos ia ter que acontecer e ia segundo ele.
  16.  # 16

    Colocado por: J.Fernandes
    Tem uma empresa com 6 empregados mais engenheiros e contabilista e agora quer ser "promovido" a subempreiteiro com titulo de registo, com 2 trabalhadores?!
    E tendo uma empresa com essa dimensão já razoável, de classe 4, não sabe como é que funciona o sistema de atribuição de alvarás?!

    Que história tão mal contada...

    não percebo nada disso. sim ele sabe que há alvarás mais baixos mas não sabia da existencia desses certificados. ele quer é "sossego" e não quer trabalhar para outros. ele vai continuar a trabalhar para ele mas com menos pessoal 1 ou 2 e vai fazendo umas pequenas obras tipo trocar casas de banho e assim. para ele chega o dinheiro mas apenas quer passar o tempo mais 4 ou 5 anos pelo menos enquanto a saude lhe permitir trabalhar. eu na minha opiniao se quer que lhe diga e como não percebo nada de obras apenas alguns buracos que faço em casa de vez em quando, eu acho que fazia o mesmo depois de trabalhar tantos anos.
    a história pode ser mal contado por eu não perceber nada disto e estar a tentar escrever da melhor forma aquilo que ele me disse e que eu percebi.
  17.  # 17

    Caro Dinoex,

    Para tratar de Alvarás nao contacte um contabilista, este deve fazer contabilidade e ajudar na fiscalidade. Eu sou contabilista e recuso-me a fazer alvaras, licenciamentos, etc, mas tenho colegas que fazem tudo e depois nao fazem nada.

    Ja disseram atrás que talvez a contabilidade esteja muito má para o contabilisya nao querer fechar a empresa, pode ser ou nao, mas se avançarem para auditorias tem que ser um ROC, um contabilista faz auditorias nem pode manifestar-se acerca do trabalho de outro colega, esta no estatuto e codigo deontologico da OCC.

    Tente saber se o sei tio constituiu a empresa antes de 01-01-1989, pois pode ser uma oportunidade para fechar a empresa e pagar zero imposto no IRS. Por norma empresas antigas têm saldos bancários/caixa elevados que o socio retirou da empresa sem pagar IRS, e fechando a empresa pode ficar isento. Se e oara fazer uns biscatos, inicia atividade no regime simplificado,neste ramo so 35% do faturado é que é rendimento sujeito a tributção, e consegue fazer uns biscates "quase legal" a nivel fiscal, pois sabemos que nao vai faturar tudo o que faz e se alguem pedir fatura pode faze-la, so tem que comprar os materiais em nome do cliente.

    Espero que tenha entendido o que lhe disse, mas de certeza o colega que trata da contabilidade o vai ajudar nesta situaçao, só se ele é dos "ranhosos" que ficam mal dispostos quando perdem uma avença :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
  18.  # 18

    Colocado por: ****É por isso que aqui na barraca , assina contrato a tempo determinado. E cada ano assinam um novo !


    o que esta a fazer não é legal, mas quem lhe dá acessoria deve esclarece-lo. Tenha cuidado com a ACT/tribunal de trabalho, facilmente o obrigam a converter os contratos a termo em contrato sem termo
    Concordam com este comentário: rui coutinho
  19.  # 19

    Colocado por: ****Pimenta você têm gabinete ? Se sim , norte ou sul ?


    Sim no Norte
  20.  # 20

    Colocado por: ****

    Mande- me um e-mail ou diga-me o seu e-mail tenho necessidade de alguém , que no mínimo perceba da dupla tributação , e que faça as coisas correctas , tenho algumas questões pertinentes , preciso de ver resolvidas , antes de avançar !


    isto nao dá para mensagens privadas??
 
0.0227 seg. NEW