Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: rjmpiresO que eu vi de vantagens foi o facto de cada um produzir o máximo que pode, se houver um sombreamento não perdem todos capacidade como acontece se estiverem ligados em string ao mesmo inversor
    acontece exactamente o oposto, o somatorio de produções residuais em string é o suficiente para cativar o inversor enquanto que nos microinversores individuais nem os consegue activar, os microinversores tambem baixaram muito de preço e o único argumento é o seu baixo custo.
  2.  # 202

Colocado por: jorgealvesacontece exactamente o oposto, o somatorio de produções residuais em string é o suficiente para cativar o inversor enquanto que nos microinversores individuais nem os consegue activar, os microinversores tambem baixaram muito de preço e o único argumento é o seu baixo custo.

Então os locais onde lí estão todos mal 😅
  3.  # 203

4.  # 204

Colocado por: rjmpiresEntão os locais onde lí estão todos mal 😅
    se o que leu (ou entendeu) é o que escreveu, sim esta muito mal.

electrotecnia pura e dura.

e o link que publicou;
    "Desvantagens dos Inversores String
    Podem haver perdas entre 15% a 30% da potência máxima, se um ou mais painéis ligados em série estiveram debaixo de sombra ou obstruídos temporariamente.
    Se a configuração do seu telhado for limitada e for necessário ter cada fileira de painéis solares com inclinações diferentes, então terá que ligar dois inversores String, ou então o que ligar terá que ter várias entradas MPPT.
    Os inversores String apenas são adequados ao formato da instalação, se no futuro pensar ampliar, terá que reinstalar um novo inversor String.
    Os inversores String analisam a matriz num todo, assim, se houver problemas com a energia gerada, terá que se analisar painel a painel para identificar onde está o defeito.
    Têm uma garantia de 5 a 7 anos, com duração esperada de 12 a 15 anos, enquanto os painéis solares têm 25 anos ou mais de duração esperada. O que significa que pelo menos uma vez terá que ser substituído.
    A tensão de instalação é de até 1000V, o que acarreta riscos."

não é de maneira alguma o correcto, coloquei em negrito o que não é correcto para uma analise objectiva pois utiliza presupostos errados e alguns deles derivados de instalações mal executadas ou projectadas.

isto para nem falar na qualidade da energia gerada que é imcomparavelmente superior em inversores string.
  5.  # 205

Então li o mesmo em vários sítios e as opiniões convergiam nesse sentido, que microinversores era melhor, agora se é ou não também não sei, foi apenas o que li.
    E também vi meia dúzia de videos do youtube para perceber como se faziam as ligações
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  6.  # 206

Colocado por: rjmpiresque microinversores era melhor,
    somente mais barato, mais nada.

nem tudo o que se lê na intrenet é tecnicamnete correcto pois misturam-se indiscriminadamente conceitos técnicos com interesses comerciais e por vezes mesmo em sites fidedignos se vêm bacoradas de bradar aos céus.

mas sim, numa perspectiva lowcost eu nunca apostaria numa instalação string, mas se quer eficiencia, durabilidade e faibilidade também não apostaria em micro-inversores
  7.  # 207

Colocado por: jorgealvessomente mais barato, mais nada.

nem tudo o que se lê na intrenet é tecnicamnete correcto pois misturam-se indiscriminadamente conceitos técnicos com interesses comerciais e por vezes mesmo em sites fidedignos se vêm bacoradas de bradar aos céus.

mas sim, numa perspectiva lowcost eu nunca apostaria numa instalação string, mas se quer eficiencia, durabilidade e faibilidade também não apostaria em micro-inversores

Também li que os microinversores saiam mais caros, ao contrário do que diz.
    Só para ver se tinha lido bem, fui pesquisar em inglês, não fosse ter apanhado meia dúzia de sites BR iguais.

https://www.solarreviews.com/blog/pros-and-cons-of-string-inverter-vs-microinverter
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  8.  # 208

Colocado por: jorgealvessomente mais barato, mais nada.

Advantages of string inverters
    The advantage of a string inverter is that you only need one of them. If anything is going to fail in a solar system it is likely to be the inverter and so it is less likely that as an installer you will have to go back to a job.
    Cost is another advantage, a single string inverter on a solar panel installation is usually cheaper than installing micro-inverters.

Disadvantages of string inverters
    The disadvantage of string inverters is that it requires solar panels to be wired in series. That means that one solar panel's output is affected, the entire series of solar panels is affected in equal measure. This can pose a major issue if some part of a solar panel series will be shaded for part of the day.

Exactamente o contrário, outra vez
  9.  # 209

Colocado por: rjmpiresExactamente o contrário, outra vez

Colocado por: jorgealvesnem tudo o que se lê na intrenet é tecnicamnete correcto pois misturam-se indiscriminadamente conceitos técnicos com interesses comerciais
    acredite no que quiser ou lhe der jeito, boa sorte nas suas escolhas.

ao aparecer "IF" e mais "IF" eu só tenho a contrapor que "IF" a minha avô não tivesse morrido, ainda hoje era viva.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  10.  # 210

Eu leio e avalio apenas.
    Você diz que é mais barato com microinversores, os outros dizem que é mais caro... Você diz que duram menos tempo, os outros dizem que dão mais anos de garantia 😂😂😂

Estou apenas a ler para aprender e fazer a escolha acertada
    Concordam com este comentário: ASSimoes, GMCQ
  11.  # 211

Em relaçao a medidores de energia, eu não escolheria nem shelly nem sonoff.
    Este tipo de medidores são apenas para um eletrodomestico.

Eu comprei este:
    https://www.aliexpress.com/item/2044194398.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2f624c4dsFYMEF

e posso dizer que é de excelente qualidade. O meu modelo só mede o que consome, mas à o modelo para medir o consumo e o fotovoltaico.

E ainda por cima este medidor envia os dados por MODBUS.

Ou seja conectei o meu medidor ao OPENHAB (domotica) e pode fazer o que quiser, com gráficos etc,
  12.  # 212

Colocado por: rjmpiresEu leio e avalio apenas.
    idem ibidem,

só que eu tenho uma leitura mais tecnica e tento relegar o ponto de vista comercial para um segundo plano.
  13.  # 213

Eu como desconhecia este mundo e não percebo grande coisa de eletricidade e gosto de ler, ontem andei a tentar perceber as diferenças dos dois "sistemas" e qual faria mais sentido no meu caso, visto que queria começar talvez com 2 ou 3 painéis e um dia mais tarde aumentar se fizesse sentido.
  14.  # 214

Colocado por: DualidadeEm relaçao a medidores de energia, eu não escolheria nem shelly nem sonoff.
    Este tipo de medidores são apenas para um eletrodomestico.

Eu comprei este:
    https://www.aliexpress.com/item/2044194398.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2f624c4dsFYMEF

e posso dizer que é de excelente qualidade. O meu modelo só mede o que consome, mas à o modelo para medir o consumo e o fotovoltaico.

E ainda por cima este medidor envia os dados por MODBUS.

Ou seja conectei o meu medidor ao OPENHAB (domotica) e pode fazer o que quiser, com gráficos etc,

O shelly EM de que estava a falar trás umas pinças amperimetricas e pode medir o "fio" que quiser

15.  # 215

eastron_openhab
  16.  # 216

eastron mede ate 50A
      rastron.jpg
  17.  # 217

eastron ligado ao openhab
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
      IMG_20200412_115913.jpg
  18.  # 218

Colocado por: rjmpiresvisto que queria começar talvez com 2 ou 3 painéis e um dia mais tarde aumentar se fizesse sentido.
    para fazer um sistema escalavél e tendo em mente baixo custo de aquisição, eu aconselhava a usar módulos com microinversores, mas na minha opinião isto somente é valido até 2 painéis, acima disso deve reavaliar a solução.
    Concordam com este comentário: papacurvas
  19.  # 219

Colocado por: Dualidadeeastron ligado ao openhab
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires
      IMG_20200412_115913.jpg

Isso tem muito bom aspecto! Parabéns.

Eles no site da shelly dizem que os equipamentos são compatíveis com N programas e configurações.. eu como não sou grande expert em programação e ainda não tenho a casa feita ainda não estudei qual seria a plataforma melhor para aglomerar toda a informação.
    De momento estou apenas a ler a informação diretamente na app deles, que para o básico é mais que suficiente, e os preços dos equipamentos pareceram-me bons.
  20.  # 220

Eu tenho o medidor da sonoff pow2, mas aquilo nao aguenta muito, e à casos de se incendiar.

Se frequentar foruns de domotica (openhab ou homeassistant) toda a gente fala dos eastron, porque é material tambem para industria e portanto de qualidade.

Esses sonoff e shellys, mal consegue introduzir um cabo com 2.5 de secção. O eastron pode levar cabo de 6 ou mais, é igual aos disjuntores

e a diferença de preço nem é muita, o meu eastron custou 35€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires

0.1014 seg. NEW