Colocado por: rjmpiresO que eu vi de vantagens foi o facto de cada um produzir o máximo que pode, se houver um sombreamento não perdem todos capacidade como acontece se estiverem ligados em string ao mesmo inversoracontece exactamente o oposto, o somatorio de produções residuais em string é o suficiente para cativar o inversor enquanto que nos microinversores individuais nem os consegue activar, os microinversores tambem baixaram muito de preço e o único argumento é o seu baixo custo.
Colocado por: jorgealvesacontece exactamente o oposto, o somatorio de produções residuais em string é o suficiente para cativar o inversor enquanto que nos microinversores individuais nem os consegue activar, os microinversores tambem baixaram muito de preço e o único argumento é o seu baixo custo.
Colocado por: rjmpiresEntão os locais onde lí estão todos mal 😅se o que leu (ou entendeu) é o que escreveu, sim esta muito mal.
Colocado por: rjmpiresque microinversores era melhor,somente mais barato, mais nada.
Colocado por: jorgealvessomente mais barato, mais nada.
nem tudo o que se lê na intrenet é tecnicamnete correcto pois misturam-se indiscriminadamente conceitos técnicos com interesses comerciais e por vezes mesmo em sites fidedignos se vêm bacoradas de bradar aos céus.
mas sim, numa perspectiva lowcost eu nunca apostaria numa instalação string, mas se quer eficiencia, durabilidade e faibilidade também não apostaria em micro-inversores
Colocado por: jorgealvessomente mais barato, mais nada.
mas sim, numa perspectiva lowcost eu nunca apostaria numa instalação string, mas se quer eficiencia, durabilidade e faibilidade também não apostaria em micro-inversores
Colocado por: rjmpiresExactamente o contrário, outra vez
Colocado por: jorgealvesnem tudo o que se lê na intrenet é tecnicamnete correcto pois misturam-se indiscriminadamente conceitos técnicos com interesses comerciaisacredite no que quiser ou lhe der jeito, boa sorte nas suas escolhas.
Colocado por: rjmpiresEu leio e avalio apenas.idem ibidem,
Colocado por: DualidadeEm relaçao a medidores de energia, eu não escolheria nem shelly nem sonoff.
Este tipo de medidores são apenas para um eletrodomestico.
Eu comprei este:
https://www.aliexpress.com/item/2044194398.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2f624c4dsFYMEF
e posso dizer que é de excelente qualidade. O meu modelo só mede o que consome, mas à o modelo para medir o consumo e o fotovoltaico.
E ainda por cima este medidor envia os dados por MODBUS.
Ou seja conectei o meu medidor ao OPENHAB (domotica) e pode fazer o que quiser, com gráficos etc,
Colocado por: rjmpiresvisto que queria começar talvez com 2 ou 3 painéis e um dia mais tarde aumentar se fizesse sentido.para fazer um sistema escalavél e tendo em mente baixo custo de aquisição, eu aconselhava a usar módulos com microinversores, mas na minha opinião isto somente é valido até 2 painéis, acima disso deve reavaliar a solução.
Colocado por: Dualidadeeastron ligado ao openhab