Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: rjmpiresPois, o meu telhado também não está 100% a sul, está mais sul/sudeste e com 30% de inclinação em vez dos 35% que dizem ser o ângulo óptimo.
    Talvez o kit com 2 fosse o ideal, e o microinversor pelo que vi é de mais fácil instalação

É +/- isto que tinha escrito
    A casa é térrea e de fácil acesso ao telhado com um escadote
  2.  # 242

Colocado por: rjmpiresPois, o meu telhado também não está 100% a sul, está mais sul/sudeste e com 30% de inclinação em vez dos 35% que dizem ser o ângulo óptimo.

Num telhado com duas águas, orientação nascente e poente, qual seria a melhor disposição dos painéis? Ainda pensei em por alguns apoiados no guarda-fogos orientados a Sul, conjugado com outros a nascente e poente... que me dizem?
  3.  # 243

Ou mete uma estrutura para alterar o ângulo ou coloca do lado onde acha que vai consumir mais, de manhã ou de tarde
  4.  # 244

Há por aqui pessoas com baterias para começar tópico sobre baterias solares. ?
  5.  # 245

Boas

Podem sugerir um kit de 1500w +- trifásico que distribua a produção pelas fases que estão a consumir, pois não estava com ideias de andar a colocar todos os stanby em apenas uma fase.

Para ter mais de 1500W é preciso muita burocracia?
  6.  # 246

Colocado por: trivialPara ter mais de 1500W é preciso muita burocracia?
    até aos 30Kwp é mera comunicação (por enquanto)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  7.  # 247

Colocado por: jorgealvesaté aos 30Kwp é mera comunicação (por enquanto)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trivial

Mas não pode ser por um simples particular
  8.  # 248

Colocado por: rjmpires
    Mas não pode ser por um simples particular
    em qualquer caso acima dos 385Wp a montagem e ligação é rede eléctrica tem que ser feita por electrecista encartado, sendo que o nr tem que figurar na comunicação previa,
  9.  # 249

Colocado por: jorgealvesem qualquer caso acima dos 385Wp a montagem e ligação é rede eléctrica tem que ser feita por electrecista encartado, sendo que o nr tem que figurar na comunicação previa,

Sim, era só para esclarecer o que tinhas dito em cima.
    Se o trivial não soubesse, podia interpretar no teu comentário que era só "enviar um email a alguém", ele ou quem viesse a ler isso.
  10.  # 250

Colocado por: trivialBoas

Podem sugerir um kit de 1500w +- trifásico que distribua a produção pelas fases que estão a consumir, pois não estava com ideias de andar a colocar todos os stanby em apenas uma fase.

Para ter mais de 1500W é preciso muita burocracia?

Inversores trifasicos que conheço distribuem produção igualmente pelas fases.
    Quanto gasta de luz mwnsalmente ?
  11.  # 251

Colocado por: callinas

Pois foi o que imaginei. Queria saber se há algum que gira a produção e consumo e distribua de forma otimizada.
    Gasto 135€ média mensal
  12.  # 252

Colocado por: rjmpiresOu mete uma estrutura para alterar o ângulo ou coloca do lado onde acha que vai consumir mais, de manhã ou de tarde
      painéis.jpg
    • RUIOLI
    • 27 abril 2020 editado

# 253

O que acham deste até 350W? Assim podia eu fazer a montagem, sem necessidade de comunicação, acham que é fácil?

Ficava ainda com margem para acrescentar no futuro um painel de 250w.
  13.  # 254

existem inversores balanceados que injectam diferencialmente nas fases consoante o consumo.
  14.  # 255

Colocado por: jorgealvesexistem inversores balanceados que injectam diferencialmente nas fases consoante o consumo.

Sim estava mesmo a escrever sobre isso. Os que conheço são para potências muito elevadas e com um custo também bem mais elevado.
    Jorge conhece algum modelo económico para trifasico, "balanceado", na ordem dos 2kW?

Além disso, acredito que seja possível arranjar mecanismos fora do inversor para fazer isso.
    Por exemplo o inversor carregador que tenho na minha instalação , carrega a bateria ou não, se houver energia a sair da casa. Basicamente o necessário, será um dispositivo, que meça a energia consumida em cada fase e distribua a energia produzida pelas fases.
  15.  # 256

Colocado por: 21papaleguas
      painéis.jpg

Se colocasse os paineis pousados no telheiro ia dar ao mesmo.
  16.  # 257

Se colocasse os paineis pousados no telheiro ia dar ao mesmo.

Não, iam ficar com orientação poente e no período da manhã não tinham o mesmo rendimento.
    Quem instalou, disse-me para montar assim, mas eu queria recuperar o investimento no mais curto espaço de tempo e então pedi esta inclinação.
  17.  # 258

Montando "assim", como eu disse também poupa no custo da estrutura, além que esteticamente fica melhor.
    Depois não estão sujeito à influencia dos ventos, não sei se faz sentido na sua zona.
    Já agora, os painéis estão orientados para onde? e pousados no telhado ficariam orientados par onde?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
    • musci
    • 27 abril 2020 editado

# 259

Talvez o kit com 2 fosse o ideal, e o microinversor pelo que vi é de mais fácil instalação
    Mesmo sendo desviado até +-45º, dependendo da localização, consumos e preço da estrutura poderá compensar paralelo ao telhado. https://www.evoenergy.co.uk/blog/18520/northwest-facing-pv/
  18.  # 260

qual o painel trifásico que esta a ver?? tb tenho trifásico e estou indeciso!!

0.1092 seg. NEW