Colocado por: rjmpires
Há quem diga que houve diversas quedas de aviões em que viajavam passageiros portadores de Samsung Galaxy Note 7
Colocado por: callinasEste ano, passei de 6 para16 painéisdesde Março
Colocado por: sousa tavares
E então qual foi o custo desses 16 painéis + inversores + etc?
Colocado por: jorgealvesse explodir junto de alguém é capaz de ser uma beca perigoso para essa pessoa.
Colocado por: callinaspois não
Inversor 1,5 mais inversor 2,5 mais 16 painéis , 2400 euros
Colocado por: rjmsilvaSó poupa o que consumir. De que vale ter poupança de 80 euros se aumentar os consumos em 40 euros em relação ao que consumia antes de der os PFV?
Colocado por: Rui sol na placa
Como eu com 9 poupo cerca de 55...60 euros...mês ...mas ok tenho as baterias.
Mas em termos de investimento está quase ela por ela...se calhar um pouco menos.
Não foi nada disparatado não senhor.
Colocado por: rjmpiresOff grid como quem diz, a EDP leva sempre uns euritos.
Colocado por: callinasSó agora percebi.
Então você desliga a casa da EDP. é depois volta a ligar quando deixa de ter energia?
Não o inverssor faz isso por mim.
Ele de manhã assim que começa a receber solar e e o suficiente para começar a alimentar consumos desliga automaticamente da rede.
Durante o dia alimenta consumos e carrega as baterias.
Se o consumo for mais do que está a produzir solar vai buscar o que falta as baterias .
Se o consumo for mais do que solar e as baterias também não chegarem vai buscar o que falta a rede.
Ao final do dia quando o sol acaba , alimenta os consumos através das baterias ,quando chegarem a descarga programada por mim passa para a rede tudo automático.
Só que este que comprei a entrada de vdc é um pouco baixa.apenas de 145 vdc.dai ter 9 painéis em trios série e depois em paralello.
Posso por mais mas não ligado ao inverssor..tipo com um controlador de carga apenas para as baterias .
Mas a uns um pouco mais carotes com 500 vdc de entrada.esses já podia por 20: painéis.
Mas estes estão a chegar....só que com estes dias com muita nuvem a passar consigo estar off durante o dia mas as baterias não estão a conseguir carregar a 100% mas isto ao fim de semana porque a Malta ta toda em casa a gastar pá caraças.