Colocado por: ruicarlovPor um lado isso vem reforçar a ideia que mudar os painéis para autoconsumo não é uma grande ideia no seu caso. Tem menos consumo que o Callinas com mais potência contratada. Logo isso quer dizer que o seu perfil de consumo funciona muito por picos. O cenário ideal para o autoconsumo é um consumo mais homogéneo ao longo do dia.
De qualquer forma, um exercício interessante é conseguir monitorizar o consumo da casa. Tendo instalação trifásica obriga a comprar medidores trifásicos, mas tendo uma ideia da evolução do consumo ao longo do dia permitirá no futuro planear um autoconsumo apropriado.
Colocado por: rjmpiresTem algum equipamento a medir os seus consumos?
Mesmo com esses equipamentos todos acho muita fruta os 20,7kVA, mas cada caso é um caso.
Colocado por: rjmpiresHá várias formas de medir, a mais comum são os equipamentos que medem através de pinças amperimétricas.
Estes medem a corrente que passa nos cabos que as pinças estão a medir, no seu caso seria uma pinça por cada fase.
Colocado por: TicMic
Mas eu tenho praticamente tudo em monofásico, terá mais relevância medir esse consumo, ou não?
Colocado por: rjmpires
O seu contador é trifásico certo?
Mas eu tenho praticamente tudo em monofásico, terá mais relevância medir esse consumo, ou não?
Teu *
Sim
Colocado por: jcrespo
Pode referir aqui a configuração/equipamento que utilizou?
Colocado por: TicMicJá vi que há gente aqui que percebe muito disto, portanto vou expor o meu caso!
Tenho uma central de produção fotovoltaica com 4.4kw de potencia (44 paineis 100kw) montada em 2009. Desde aí, estamos a vender energia à rede/EDP e o investimento já teve break even, portanto, tudo que receber agora, é ganho.
Neste momento tenho um custo por kwh de cerca de 0,16€, no entanto, eles apenas estão a pagar 0,8€.
Como devo avaliar a situação se deveria passar a central para autoconsumo e cancelar o contrato de microprodução com a EDP?
Sei que para o fazer, precisaria de comprar um inversor, que andaria sempre na casa dos 700-800€ como vi aí atrás.
Para essa potência dev comprar um inverssor carregador híbrido mas de 10 kW trifasico.
Mesmo que a noite não tenha grande consumo,se tiver umas baterias para auxiliar quando passa umas nuvens e para os consumos básicos da noite.
Mas esse inverssor não lhe fica barato.
Na auto solar acho que estão la uns 1600 paus.
Não tenho grande ideia do perfil de consumo nesta casa, apenas sei que é bem mais activa durante as horas solares, dado que a familia vive e trabalha lá a tempo inteiro. Tem triférico, o que não sei se complica a questão do autoconsumo, porque de momento, há dois contadores exteriores, o de produção e o de consumo.
Com que mecanismos devo/consigo medir/calcular de deveria equacionar passar já para autoconsumo? Toda a gente diz que ganho mais se deixar acabar o contrato com a EDP do que mudar já, no entanto, ninguém o prova matematicamente.
Sendo que é uma casa com actividades agrícolas constantes, de forma a não estar a dar energia à EDP, como é que poderia colocar o excesso de energia que não estava a ser consumido pela casa, noutra fonte de consumo, como por exemplo aquecimento piscina, ou uma bomba de um poço qualquer a fazer cair agua no tanque de jardim? Os inventores podem fazer isto? (Numa situação sem baterias, que ainda são muito caras)
A factura da EDP anda sempre nos 140-170€/mês, com consumos de 500/700 kwh nos meses de verão/inverno, respectivamente. Já as produções da central andam nos 700kwh nos meses mais favoráveis (agosto/julho/set) e nos 150kwh no mês menos favorável (janeiro). Tendo em conta tanto consumo, duvido que as baterias fossem suficientes a curto prazo. Já equacionei uma eólica para o inverno, mas isto não é assim tão ventoso.
Pode haver grandes vantagens financeiras em optar por uma solução off grid?
Os paineis estão mais baratos e mais potentes, e tenho espaço para quase triplicar a produção solar.
Obrigado a quem puder esclarecer ou dar uns guidelines.
Colocado por: Rui sol na placa
Colocado por: Rui sol na placaBoas Malta alguém já viu isto.
Trocando por miúdos quem está registado vai ter de pagar uma taxa?