Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

Colocado por: rjmpiresPara a potência acho um preço demasiado elevado.
    Pelas pesquisas que fiz na altura de comprar um kit encontrei dezenas de kits em que ficava a <1€/watt, paguei 1000€ por 1200W+inversor+estrutura+pen wifi, quem instalou foi o eletricista que fez a instalação em minha casa, +250€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nmatias

Pois mas tenha em atenção, que a proposta 2 tem inversor carregador. Logo passamos temos quase 1000 euros a mais.
    Eu gosto da proposta 2.
    Já recomendei quem hoje quer instalar , que coloque um inversor carregador. Mas entre gastar mais 1000 euros pelo facto de o inversor ser carregador, ou gastar mais 600, com inversor normal e instalar mais potência em painéis, será mais conveniente e proveitoso nos próximos 5 anos ter 2000watt instalados que 1000 watt
    • zed
    • 15 outubro 2020

# 942

Colocado por: callinasrecomendei quem hoje quer instalar , que coloque um inversor carregador

Se for para instalar daqui a 1 ano.. mas e se for daqui a 5 que garantias há de compatibilidade ou de que a tecnologia não esteja ultrapassada?
    Concordam com este comentário: callinas
  2.  # 943

Colocado por: callinas
    Pois mas tenha em atenção, que a proposta 2 tem inversor carregador. Logo passamos temos quase 1000 euros a mais.
    Eu gosto da proposta 2.
    Já recomendei quem hoje quer instalar , que coloque um inversor carregador. Mas entre gastar mais 1000 euros pelo facto de o inversor ser carregador, ou gastar mais 600, com inversor normal e instalar mais potência em painéis, será mais conveniente e proveitoso nos próximos 5 anos ter 2000watt instalados que 1000 watt

Do meu ponto de vista tem um "extra" do qual não irá tirar partido e que financeiramente é um mau investimento.
    Portanto são 3400€ por 1500watts + o extra.
    Com esses 3400€ compra um kit com 5kWh + estrutura + montagem.
    Concordam com este comentário: zed
  3.  # 944

Colocado por: zed

Se for para instalar daqui a 1 ano.. mas e se for daqui a 5 que garantias há de compatibilidade ou de que a tecnologia não esteja ultrapassada?
    Concordam com este comentário:callinas

Sim, em 5 anos sempre será compatível. O princípio de carregamento não mudará .
  4.  # 945

Boas preciso de orçamentos para instalar painéis em LX alguém pode recomendar empresas que tenham gostado do trabalho?

Cumprimentos
  5.  # 946

Colocado por: Ajnt1985Boas preciso de orçamentos para instalar painéis em LX alguém pode recomendar empresas que tenham gostado do trabalho?

Cumprimentos

A nível de preços a Solarimpact foi quem me apresentou os melhores. O trabalho não tenho razão de queixa. O único revés foi que demoraram um bocado até arranjar um tempinho para vir cá montar.
  6.  # 947

Colocado por: ruicarlov

A nível de preços a Solarimpact foi quem me apresentou os melhores. O trabalho não tenho razão de queixa. O único revés foi que demoraram um bocado até arranjar um tempinho para vir cá montar.

Solarshop e solar impact podem servir de referência. Trabalham bem
    • SACS
    • 15 outubro 2020

# 948

📌
  7.  # 949

Obrigado pelas vossas dicas.
    • alam_
    • 16 outubro 2020 editado

# 950

Instalaram-me hoje paineis fotovoltaicos (EDP) e acho que estão pouco inclinados (20 graus). Fiz essa orbservação ao técnico ao qual respondeu que por indicação da EDP desde do início deste mês que andavam a instalar com 20 graus. Acham que perde muito rendimento durante o inverno uma vez que recomendam cerca de 45 graus?
      IMG_8657.jpg
  8.  # 951

Esta bom, não mexa mais.
    Não leu as opiniões sobre a EDP?
    • zed
    • 16 outubro 2020

# 952

A diferença para os 33 graus ao fim de um ano é de 2%. Em Dezembro produz 57 kWh em vez de 68 kWh.

Aos 45 graus produz 76 kWh em Dezembro mas menos 3% no total anual. Isto painéis virados a sul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  9.  # 953

Já li por aqui que assim também funcionam um bocadinho quando o sol está muito baixo (mesmo no inicio e fim de dia).
  10.  # 954

Para maximizar a produção, têm é que começar a fazer sistemas baratos de reorientação automática ao longo do dia.

Havendo espaço, até podia manter-se a inclinação, mas ir pivotando toda a estrutura de suporte sobre um eixo central.
    • zed
    • 16 outubro 2020

# 955

Não compensa em termos de retorno, a diferença que faz não vale mais um componente caro a necessitar de manutenção.

Mas acho que há quem ajuste a inclinação manualmente de mês a mês.
  11.  # 956

Colocado por: zed

Se eu tivesse uma cobertura plana facilmente acessível era o que faria
    Concordam com este comentário: zed
  12.  # 957

Colocado por: ricardo.rodriguesJá li por aqui que assim também funcionam um bocadinho quando o sol está muito baixo (mesmo no inicio e fim de dia).
    não é correcto pois no final do dia qualquer que seja a inclinação fica perpendicular ao painel tendo rendimento nulo.

são trocos diferença de inclinação entre 20º e 45º.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  13.  # 958

Colocado por: callinasEsta bom, não mexa mais.
    Não leu as opiniões sobre a EDP?

Sim li. Vale o que vale. Há pessoas contentes, outras nem por isso. Além dos orçamentos de outras empresas não serem muito inferiores com o sistema idêntico ao re:dy.
    Esta instalação de 4 paineis "ofereceram" o re:dy.

Colocado por: zedNão compensa em termos de retorno, a diferença que faz não vale mais um componente caro a necessitar de manutenção.

Vou manter nos 20 graus de inclinação e futuramente se tiver tempo adapto a estrutura para 2 posições. Estive a ver e não me pareceu dificil.

Hoje pelas 11 horas, após o nevoeiro estava a produzir 702W. Parece-me bem.

Obrigado a todos pelas respostas.
  14.  # 959

Montei 2 painéis de 275W aqui em casa faz quase 2 meses, até então não fazia ideia do rendimento deles só os controlava com a pinça amperimétrica e no maximo cheguei aos 1,54A.
    Montei um contador de energia á 3 dias e já regista 7kw, estão com uma inclinação de 37º.

Que vos parece?
  15.  # 960

Os meus 4 de 300W produziram pouco menos de 17kWh nos últimos 3 dias
    Parece-me bem esse valor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ultrahipermega

0.2763 seg. NEW