Iniciar sessão ou registar-se
    • smdx
    • 21 outubro 2020
    Colocado por: JCoimbra
    Por 450€?!

para ser 450€, significa que é afastado de Lisboa. No limite pode ser em Bragança, o que ocuparia o dia inteiro só com viagens.

Se retirar o IVA são cerca de 360€. Se for uma equipa de 2 pessoas, 1 dia inteiro ocupado por 360€, onde ainda tem de descontar as depesas, e o facto de não conhecer os detalhes de cada instalação para avaliar o trabalho necessário, ainda continua a achar caro?
    • smdx
    • 21 outubro 2020
    Colocado por: Rui sol na placaInsistem em dar energia aos chulecos ....dasss
    Metam híbridos off grid ....e tudo vosso e não a cá registos para ninguém.
    Umas baterias de camião para auxiliar e pronto.
    Concordam com este comentário:Anonimo12122020

ou seja, a situação ideal é gastar dinheiro extra para evitar uma coisa que tem custo zero...?
  1. Sim, mais ou menos isso, por vezes é gastas dinheiro para não oferecer energia a rede.
    Actualmente, não faz sentido.
    A energia injectada e a energia consumida , são ponderadas em períodos de 15 minutos.
    Se num período de 15 minutos tiver 300 watt de excedente , e nesse período consumir 300 ou mais watt, o balanço é zero . Se tiver injeção zero, paga 300watt.
    Exemplo disso e por exemplo quem tem sistemas de monitorizacao , mais rigorosos, e verifica que por exemplo das 14h as 16h consumiu 600 watt, no entanto nesse período injectou na rede 800 watt.
    Concordam com este comentário: Rui sol na placa
  2. Colocado por: callinasquem tem sistemas de monitorizacao , mais rigorosos, e verifica que por exemplo das 14h as 16h consumiu 600 watt, no entanto nesse período injectou na rede 800 watt.

Posso estar a escrever uma grande calinada. Mas então isto quer dizer que, injetou energia à borla para a edp nesse período e ainda lhes vai pagar 600wh?

Sendo assim, mais justifica instalar o sistema híbrido com umas baterias. Tudo o que for excedente, se bem dimensionado, acumula nas baterias e depois consome à noite, reduzindo a conta de eletricidade.

Até pode não poupar que chegue para pagar o investimento nas baterias, mas, pelo menos é mais justo. E o preço das baterias só terá motivospara baixar a futuro, pelo que este tipo de sistemas híbridos deverá passar a ser mais "rentável".
    Concordam com este comentário: Rui sol na placa
  3. Eu falo por mim...está foto tem segundos não há sol nenhum e estou com a casa a pilhas .....luzes da sala ,cozinha, 2 quartos .
    2 telivisoes.1 portatil ...1 pc. mais routers.
    E durante o dia esteve sempre off grid e a carregar baterias..óbvio que não estava ninguém em casa.
    Há e esqueci me do frigorífico. E a piscina que trabalhou 2 horitas.
    Claro que dias como ontem não dá nada .....mas dias como ontem temos poucos ao longo do Ano.
      27C06E40-3AE7-4406-85A2-FF432E4496F4.png
  4. Tenho o Inverssor programado para passar para rede aos 44V
  5. E estes híbridos tem vários parâmetros de regulação para cada tipo consumo ou opção.
    • SACS
    • 21 outubro 2020
    Colocado por: mafgodDepois do registo supostamente eles são informados e devem alterar o contador.
    Contudo comigo, tive de ligar por várias vezes, e creio que só há terceira trocaram o dito.
    Na primeira disseram que não encontraram a casa, a outra que tinham ido e ninguém estava em casa....!!!!
    À terceira lá acertaram!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SACS

Sabe dizer a referência do seu contador?
  6. Colocado por: callinasSim, mais ou menos isso, por vezes é gastas dinheiro para não oferecer energia a rede.
    A energia injectada e a energia consumida , são ponderadas em períodos de 15 minutos.
    Se num período de 15 minutos tiver 300 watt de excedente , e nesse período consumir 300 ou mais watt, o balanço é zero . Se tiver injeção zero, paga 300watt.
    Exemplo disso e por exemplo quem tem sistemas de monitorizacao , mais rigorosos, e verifica que por exemplo das 14h as 16h consumiu 600 watt, no entanto nesse período injectou na rede 800 watt.
    Concordam com este comentário:Rui sol na placa

Se eu tiver a produzir 700w e a consumir 400 w os outros 300 vai para as baterias.
    Se estiver a produzir 400 w e a consumir 700 w ele vai buscar os 300 que falta as baterias .
    Por exemplo aí as 11 da manhã quando a piscina liga ...se o solar não chegar vai buscar o restante as baterias e se passar umas nuvens e as baterias não chegarem apenas vai buscar a rede o que falta ...não vai buscar tudo.
    Daí passar desde aí as 8.45 da manhã até o Sol por fora da rede....e depois ainda tenho as baterias...
    E ando seriamente a pensar comprar uma de lithium de um Híbrido por 500 paus.....mas tenho de ver se dá para alterar aquilo para 48 v.
  7. Colocado por: callinasSim, mais ou menos isso, por vezes é gastas dinheiro para não oferecer energia a rede.
    Concordam com este comentário:Rui sol na placa

Que contas são essas?
    Há literatura sobre esse assunto?
  8. Colocado por: ricardo.rodrigues

Posso estar a escrever uma grande calinada. Mas então isto quer dizer que, injetou energia à borla para a edp nesse período e ainda lhes vai pagar 600wh?.

Não era a análise que queria que fizesse , mas sim é isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
    • SACS
    • 21 outubro 2020
    Alguém conhece?
    Tem preços interessantes.

https://www.worthit.pt/
  9. Colocado por: callinas
    O primeiro orçamento é da solar impact e o segundo da solar shop ?
    Parece-me caros esses orçamentos.
    Ia para mais barato mas pedia mais um painel

Onde se consegue mais barato?

É que entendo dizer que é caro, mas depois não vejo aqui instaladores ou sites que façam kits com instalação.

É que comprar material também vejo mais barato, questão é ter alguém em condições para instalar e o valor que leva também.
  10. Colocado por: Carlospt79

Onde se consegue mais barato?

É que entendo dizer que é caro, mas depois não vejo aqui instaladores ou sites que façam kits com instalação.

É que comprar material também vejo mais barato, questão é ter alguém em condições para instalar e o valor que leva também.

Não há elétricista na sua zona?
    • smdx
    • 22 outubro 2020
    Colocado por: rjmpires
    Que contas são essas?

Tem mais info aqui: https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=24261
    ou aqui: https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/energia-solar/energia-solar-autoconsumo-como-e-que-a-energia-que-consumo-e-produzo-e-contabilizada/faq-17681

basicamente é feito um "mini net-metering" em períodos de 15 minutos.. se nesse período o consumo igualar a injeção na rede, então é considerado que o consumo é zero e não paga nada nesse período apesar de ter havido consumo...

Pontos a considerar: tem de ter contador inteligente, e tem de ter o registo feito na DGEG para a EDP Distribuição ativar no contador a componente de medição da quantidade de energia injetada na rede (ou até mesmo trocar o contador se for caso disso)

Por isso é que o callinas indicou, que pode haver cenários em que fica mais barato injetar na rede, do que ter injeção zero.

PS. se (ainda) tiverem contador de rodinha.. esse também faz "net-metering", mas porque anda ao contrário... Mas os contadores de rodinha já não devem durar muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  11. O meu ainda dura. Pedi bi-horario. Marcaram a intervenção, a SMS terminava com a ameaça de que me cobravam 20 euros se não estivesse em casa. No dia ninguém apareceu. Liguei e abri uma reclamação a cobrar os 20 euros... Até hoje.
    • smdx
    • 22 outubro 2020
    mais uma "cagada" de legislação: https://eco.sapo.pt/2020/10/22/iva-da-luz-a-13-nao-e-favoravel-para-quem-tem-tarifa-bi-horaria-e-paineis-solares-diz-deco/

o que vale é quando é para subir a carga fiscal é logo tudo de uma vez..
  12. Colocado por: VXMC

Será que nas novas instalações não colocam os contadores aptos para essa situação?

Se fizer a comunicação eles alteram…
    No meu caso demoraram quase o verão todo (3 meses). Estive durante esse tempo a trabalhar em verdadeiro net metering (como deveria ser).

Não me considero nenhum arauto de legalidade mas acho uma certa piada pessoal que vai aparecendo a dizer que o estado e os os políticos são isto e aquilo e depois esquece-se da comunicação, principalmente tendo o contador de rodinha. VXMC, obviamente estou a falar de ti apenas o que vou lendo por aqui.
  13. Colocado por: rjmpires
    Que contas são essas?

A título de exemplo, como resumo do impacto nas medições de energia enviadas para a rede, a situação traduz-se no seguinte:
    Medição realizada pelo vosso contador de energia num período de 15 minutos
    Consumo total = 20 kWh
    Injeção total = 5 kWh

Valores liquidados que passarão a ser contabilizados

Consumo Liquidado = 20 – 5 = 15 kWh
    Injeção Liquidada = 0 kWh

Caso aconteça a situação inversa, ou seja o Consumo Total = 5 kWh e a Injeção Total = 20 kWh então os valores contabilizados passam a ser:

Consumo Liquidado = 0 kWh
    Injeção Liquidada = 15 kWh

Isto significa que a energia produzida que é devolvida à rede vai ser abatida na energia consumida. Além disso, como não podem ser registados valores negativos, ou o consumo ou a injeção após a liquidação ficarão a zero.
    https://www.erse.pt/atividade/regulamentos-eletricidade/autoconsumo/
    https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/125692189/details/normal?q=decreto-lei+162%2F2019%7E
    Concordam com este comentário: whocarez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga, zed
  14. Colocado por: callinas

A título de exemplo, como resumo do impacto nas medições de energia enviadas para a rede, a situação traduz-se no seguinte:
    Medição realizada pelo vosso contador de energia num período de 15 minutos
    Consumo total = 20 kWh
    Injeção total = 5 kWh

Valores liquidados que passarão a ser contabilizados

Consumo Liquidado = 20 – 5 = 15 kWh
    Injeção Liquidada = 0 kWh

Caso aconteça a situação inversa, ou seja o Consumo Total = 5 kWh e a Injeção Total = 20 kWh então os valores contabilizados passam a ser:

Consumo Liquidado = 0 kWh
    Injeção Liquidada = 15 kWh

Isto significa que a energia produzida que é devolvida à rede vai ser abatida na energia consumida. Além disso, como não podem ser registados valores negativos, ou o consumo ou a injeção após a liquidação ficarão a zero.
    https://www.erse.pt/atividade/regulamentos-eletricidade/autoconsumo/
    https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/125692189/details/normal?q=decreto-lei+162%2F2019%7E
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ptuga

Isso sai sempre a ganhar....os chulecos hahaha
    Por isso tem lucros de milhões no final do ano.
    Óbvio que já tem ...não pode mudar até porque deve existir algum tipo de contrato...digo eu.
    Mas quem vai por painéis agora acho mais viável investir nos híbridos injeccao 0.
    Nem que seja com o sistema a 12 v e invista 1 ou 2 baterias de gel .depois do Sol se por da para alimentar a iluminação toda da casa .durante umas largas horas .
    Não estou contra quem tem e quem oferece.
    Mas custa saber ,que o dão aos chulecos ...eles vão vender ao vizinho a custo zero.

0.4078 seg. NEW