Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: TicMic
    Trata-me por tu :)
    Já vi que sim, e que a melhor situação irá passar pelo auto consumo e provavelmente, sem recurso a bateria. A questão dos 15 minutos de leitura é que ainda não entendi perfeitamente.
    Concordam com este comentário:rjmpires

Também não entendi a 100% mas pelo que entendi do que foi explicado por outros utilizadores é uma situação vantajosa e vai amortizando mais qqr coisa!
    Tenho recolhido dados diretamente no contador e através de um medidor instalado no quadro, um dia destes vou tentar cruzar dados e tentar perceber se de facto a produção excedente anula os consumos por picos dos tais 15minutos. Estou em crer é que se for um valor muito baixo, aproxima-se demasiado do valor de erro dos equipamentos de medição que tenho, mas só vendo.
  2. Colocado por: TicMic

Também tenho mas já se pagaram a si próprios também, dantes a conta das botijas de gás era grande e com o investimento nos solares térmicos diminuiu exponencialmente. No entanto, se fosse a escolher de novo, era bomba de calor. Os solares térmicos dão muitos problemas e tem uma manutenção chata.
    Concordam com este comentário:rjmpires

Eu tenho tudo e mais alguma coisa, é demasiada redundância, provavelmente podia ter poupado algum dinheiro, mas o técnico que me aconselhou não estava seguro se seria possível anular a instalação dos solares térmicos em detrimento do fotovoltaico, ou se o fotovoltaico teria de ser exclusivo para a bomba de calor.. ainda hoje não sei a resposta a esta questão (isto no caso de uma casa nova)
    Concordam com este comentário: TicMic
  3. Colocado por: TicMic

Estás a dar-me uma potencia e não uma unidade de energia. Dizem 8kwh para bateria?

Para consumos de 750kwh mensais(25kwh diários, p.e), uma bateria de 8kwh não daria nem para 3:15h de "stock de segurança" de energia. Não é pouco?

A comprar baterias era ficar completamente off grid, sem ligação à EDP, mas tal não é possivel. Este mes apenas produzi 450 kwh e consumi 700 kwh, há défice, precisaria de aumentar a central solar e tens um conjunto de baterias enormissimo. Acho que não é viável.

Ok não sabia desse consumo...mas tens baterias mais potentes ..de 12 kW
    Mas também tens de ver desses 25 kW diários os que são feitos sem sol.
  4. Colocado por: rjmsilva

Tudo bem. O que me chateia é que eu também não gasto em borgas e festas e tenho que lhe pagar essa energia a um custo inflacionado. Donde é que pensa que vem o dinheiro para lhe pagarem a esse preço? Do sol?
    Concordam com este comentário:Rui sol na placa

É como tudo na vida. O mesmo se passava com os incentivos ao abate de carros. Ou agora com a historia da reabilitação com eficiência energética. Uma vez aproveitam uns… outra vez aproveitam outros.
  5. Colocado por: ptuga

É como tudo na vida. O mesmo se passava com os incentivos ao abate de carros. Ou agora com a historia da reabilitação com eficiência energética. Uma vez aproveitam uns… outra vez aproveitam outros.

O problema é que as vacas cada vez dão menos leite.
  6. Colocado por: ptuga

Exacto são medidas avulsas, em que o principal objectivo é dar tacho a uns amigalhaços. Com isso há alguns que beneficiam por arrasto e pagam todos os outros.
  7. Colocado por: Dacepahttp://livre.pt/pt/533-sem-baterias-kit-1500-w.html
    http://livre.pt/pt/941-sem-baterias-kit-1500-w.html

Aqui o Pessoal do livre coloca paineis a mais para o Inversor mas pronto, eles também nunca (quase acho eu) trabalham no máximo. O mais barato despertou-me a atenção (falta IVA e €180 de estrutura mas mesmo assim).

http://hidrofase.pt/produto/kit-solar-fotovoltaico-autoconsumo-kioto-abb/
    Estes já têm estrutura tipo terraço e tudo.

E do material/preço opiniões?
    •  
      GMCQ
    • 29 outubro 2020
    Boa tarde

Surgiu aqui uma questão... Como fazem com o consumo da bomba de calor com paineis solares fotovoltaicos? No meu caso a bomba para aquecimento de água iria funcionar mais a noite, e à noite é quando os painéis solares deixam de produzir energia e passamos a consumir da rede outra vez.

Como resolveram esta questão? O consumo da bomba de calor não pesa tanto na fatura da electricidade? Ou a produção de energia através dos painéis fotovoltaicos compensa o peso na fatura da bomba de calor?

Como resolveram essa questão?

Obrigado
  8. Tenho seguido este tópico com atenção, dado que estou neste momento a iniciar o projecto de uma casa e a utilização de energia solar é um dos pontos que quero analisar com atenção.

A minha ideia seria recorrer ao solar para alimentar alguns equipamentos que funcionam de forma mais ou menos permanente (caldeira a gás, circuito de CCTV, bombas de esgoto), com dois objectivos: por um lado poupar na conta da electricidade, por outro garantir o funcionamento de certos equipamentos mesmo em situações de falha no abastecimento eléctrico (continuaria a ter AQS e aquecimento, o esgoto e o sistema de segurança a funcionar).

A solução com micro-inversores é obviamente a mais fácil de instalar, configurar e operar, mas para além de só garantir o funcionamento durante o dia, dá-me a sensação que o desperdício (leia-se energia injectada na rede) seria enorme.

A alternativa seria a utilização de inversores híbridos. Provavelmente um de 5KVA com MPPT seria mais que suficiente, com cerca de 1,5 kW a 2,0 kW de painéis e baterias. O problema está no dimensionamento (ou melhor no custo) das baterias.

Por outro lado, durante a noite com bi-horário a electricidade sai a metade do preço pelo que não sei até que ponto compensa o investimento no sistema híbrido com baterias para durante o dia estar a guardar o excedente, e depois ir usar à noite quando a energia é barata.

Mais do que cálculos teóricos, interessava saber experiências reais de quem tem um e outro sistema e qual a poupança que efectivamente conseguem.
  9. Colocado por: AlexRibeiroTenho seguido este tópico com atenção, dado que estou neste momento a iniciar o projecto de uma casa e a utilização de energia solar é um dos pontos que quero analisar com atenção.

A minha ideia seria recorrer ao solar para alimentar alguns equipamentos que funcionam de forma mais ou menos permanente (caldeira a gás, circuito de CCTV, bombas de esgoto), com dois objectivos: por um lado poupar na conta da electricidade, por outro garantir o funcionamento de certos equipamentos mesmo em situações de falha no abastecimento eléctrico (continuaria a ter AQS e aquecimento, o esgoto e o sistema de segurança a funcionar).

A solução com micro-inversores é obviamente a mais fácil de instalar, configurar e operar, mas para além de só garantir o funcionamento durante o dia, dá-me a sensação que o desperdício (leia-se energia injectada na rede) seria enorme.

A alternativa seria a utilização de inversores híbridos. Provavelmente um de 5KVA com MPPT seria mais que suficiente, com cerca de 1,5 kW a 2,0 kW de painéis e baterias. O problema está no dimensionamento (ou melhor no custo) das baterias.

Por outro lado, durante a noite com bi-horário a electricidade sai a metade do preço pelo que não sei até que ponto compensa o investimento no sistema híbrido com baterias para durante o dia estar a guardar o excedente, e depois ir usar à noite quando a energia é barata.

Mais do que cálculos teóricos, interessava saber experiências reais de quem tem um e outro sistema e qual a poupança que efectivamente conseguem.

Eu tenho híbrido mppt 5 kW injeccao Zero
  10. Colocado por: GMCQBoa tarde

Surgiu aqui uma questão... Como fazem com o consumo da bomba de calor com paineis solares fotovoltaicos? No meu caso a bomba para aquecimento de água iria funcionar mais a noite, e à noite é quando os painéis solares deixam de produzir energia e passamos a consumir da rede outra vez.

Como resolveram esta questão? O consumo da bomba de calor não pesa tanto na fatura da electricidade? Ou a produção de energia através dos painéis fotovoltaicos compensa o peso na fatura da bomba de calor?

Como resolveram essa questão?

Obrigado

Tem de analisar e ponderar.
    Durante o dia para produzir AQS gasta menos kW que à noite. Por outro lado a energia é mais barata à noite. Se a potência instalada não for suficiente e a bomba ligar vai pagar eletricidade cara quando está a pensar que está a poupar .
  11. Colocado por: Rui sol na placa
    Eu tenho híbrido mppt 5 kW injeccao Zero

Atenção que as baterias não servem apenas para a noite.
    Mesmo tendo uma boa produção...mas se passar uma nuvem ou várias.....as baterias estão la para evitar de ir a rede.
    Claro que para a noite ainda aguentam umas horitas.
    •  
      GMCQ
    • 1 novembro 2020 editado
    Boa noite, hj fiz esta simulação no site da EDP... O que acham? Consegue-se melhor negócio numa das casas que indicaram aqui no tópico? A nível técnico e acompanhamento, quem poderá oferecer um melhor serviço? Obrigado
      Screenshot_20201101_012537_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_20201101_012524_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_20201101_012457_com.android.chrome.jpg
    • SACS
    Colocado por: GMCQBoa noite, hj fiz esta simulação no site da EDP... O que acham? Consegue-se melhor negócio numa das casas que indicaram aqui no tópico? A nível técnico e acompanhamento, quem poderá oferecer um melhor serviço? Obrigado

Eu recebi esta proposta mais 10%de desconto mais IVA (até acho que está incluído, mas vou assumir que não!)!
      Screenshot_2020-11-01-09-02-56-345_com.android.chrome.jpg
  12. Colocado por: GMCQBoa noite, hj fiz esta simulação no site da EDP... O que acham? Consegue-se melhor negócio numa das casas que indicaram aqui no tópico? A nível técnico e acompanhamento, quem poderá oferecer um melhor serviço? Obrigado

a edp vende electricidade... e vai fazer boas propostas para que a malta compre paineis e deixe de consumir tanta eletricidade, faz sentido sim.
    Concordam com este comentário: PauloJSantos
    •  
      GMCQ
    • 1 novembro 2020
    Colocado por: master_chief

a edp vende electricidade... e vai fazer boas propostas para que a malta compre paineis e deixe de consumir tanta eletricidade, faz sentido sim.
    Senti aqui um toque de ironia, mas não faz mal perguntar certo? 😅Já tinha lido algo semelhante nuns posts atrás. Mas agradeço à mesma o "abrólhos"!! 😀
    •  
      GMCQ
    Colocado por: SACS

Eu recebi esta proposta mais 10%de desconto mais IVA (até acho que está incluído, mas vou assumir que não!)!
      Screenshot_2020-11-01-09-02-56-345_com.android.chrome.jpg

Parece que os painéis nessa proposta têm mais potência e os inversões também. Quantos painéis trazem a sua proposta? Já agora qual foi a empresa?
    • SACS
    • 1 novembro 2020
    Colocado por: GMCQ

Parece que os painéis nessa proposta têm mais potência e os inversões também. Quantos painéis trazem a sua proposta? Já agora qual foi a empresa?

A 1ª proposta deve ser 6 e a 2ª devem ser 4!
    No preço não inclui instalação. Você é de onde?
  13. Boa tarde,

O que sugerem para medir consumo de uma vivenda com chegada trifásica sem UPAC mas que no futuro será implementado.
    Pretendia um solução de baixo custo e se possivel com comunicação via plataforma cloud free.
    •  
      GMCQ
    • 1 novembro 2020
    Colocado por: SACS
    A 1ª proposta deve ser 6 e a 2ª devem ser 4!
    No preço não inclui instalação. Você é de onde?

Sou de Sintra. Mais instalação, 300/400€? Para a primeira opção se comparar com a proposta da EDP, o seu orçamento para é mais vantajoso.

0.9883 seg. NEW