Colocado por: TicMic
Trata-me por tu :)
Já vi que sim, e que a melhor situação irá passar pelo auto consumo e provavelmente, sem recurso a bateria. A questão dos 15 minutos de leitura é que ainda não entendi perfeitamente.
Também tenho mas já se pagaram a si próprios também, dantes a conta das botijas de gás era grande e com o investimento nos solares térmicos diminuiu exponencialmente. No entanto, se fosse a escolher de novo, era bomba de calor. Os solares térmicos dão muitos problemas e tem uma manutenção chata.
Estás a dar-me uma potencia e não uma unidade de energia. Dizem 8kwh para bateria?
Para consumos de 750kwh mensais(25kwh diários, p.e), uma bateria de 8kwh não daria nem para 3:15h de "stock de segurança" de energia. Não é pouco?
A comprar baterias era ficar completamente off grid, sem ligação à EDP, mas tal não é possivel. Este mes apenas produzi 450 kwh e consumi 700 kwh, há défice, precisaria de aumentar a central solar e tens um conjunto de baterias enormissimo. Acho que não é viável.
Colocado por: rjmsilva
Tudo bem. O que me chateia é que eu também não gasto em borgas e festas e tenho que lhe pagar essa energia a um custo inflacionado. Donde é que pensa que vem o dinheiro para lhe pagarem a esse preço? Do sol?
Colocado por: ptuga
É como tudo na vida. O mesmo se passava com os incentivos ao abate de carros. Ou agora com a historia da reabilitação com eficiência energética. Uma vez aproveitam uns… outra vez aproveitam outros.
Colocado por: ptuga
É como tudo na vida. O mesmo se passava com os incentivos ao abate de carros. Ou agora com a historia da reabilitação com eficiência energética. Uma vez aproveitam uns… outra vez aproveitam outros.
Colocado por: Dacepahttp://livre.pt/pt/533-sem-baterias-kit-1500-w.html
http://livre.pt/pt/941-sem-baterias-kit-1500-w.html
Aqui o Pessoal do livre coloca paineis a mais para o Inversor mas pronto, eles também nunca (quase acho eu) trabalham no máximo. O mais barato despertou-me a atenção (falta IVA e €180 de estrutura mas mesmo assim).
http://hidrofase.pt/produto/kit-solar-fotovoltaico-autoconsumo-kioto-abb/
Estes já têm estrutura tipo terraço e tudo.
Colocado por: AlexRibeiroTenho seguido este tópico com atenção, dado que estou neste momento a iniciar o projecto de uma casa e a utilização de energia solar é um dos pontos que quero analisar com atenção.
A minha ideia seria recorrer ao solar para alimentar alguns equipamentos que funcionam de forma mais ou menos permanente (caldeira a gás, circuito de CCTV, bombas de esgoto), com dois objectivos: por um lado poupar na conta da electricidade, por outro garantir o funcionamento de certos equipamentos mesmo em situações de falha no abastecimento eléctrico (continuaria a ter AQS e aquecimento, o esgoto e o sistema de segurança a funcionar).
A solução com micro-inversores é obviamente a mais fácil de instalar, configurar e operar, mas para além de só garantir o funcionamento durante o dia, dá-me a sensação que o desperdício (leia-se energia injectada na rede) seria enorme.
A alternativa seria a utilização de inversores híbridos. Provavelmente um de 5KVA com MPPT seria mais que suficiente, com cerca de 1,5 kW a 2,0 kW de painéis e baterias. O problema está no dimensionamento (ou melhor no custo) das baterias.
Por outro lado, durante a noite com bi-horário a electricidade sai a metade do preço pelo que não sei até que ponto compensa o investimento no sistema híbrido com baterias para durante o dia estar a guardar o excedente, e depois ir usar à noite quando a energia é barata.
Mais do que cálculos teóricos, interessava saber experiências reais de quem tem um e outro sistema e qual a poupança que efectivamente conseguem.
Colocado por: GMCQBoa tarde
Surgiu aqui uma questão... Como fazem com o consumo da bomba de calor com paineis solares fotovoltaicos? No meu caso a bomba para aquecimento de água iria funcionar mais a noite, e à noite é quando os painéis solares deixam de produzir energia e passamos a consumir da rede outra vez.
Como resolveram esta questão? O consumo da bomba de calor não pesa tanto na fatura da electricidade? Ou a produção de energia através dos painéis fotovoltaicos compensa o peso na fatura da bomba de calor?
Como resolveram essa questão?
Obrigado
Colocado por: Rui sol na placa
Eu tenho híbrido mppt 5 kW injeccao Zero
Colocado por: GMCQBoa noite, hj fiz esta simulação no site da EDP... O que acham? Consegue-se melhor negócio numa das casas que indicaram aqui no tópico? A nível técnico e acompanhamento, quem poderá oferecer um melhor serviço? Obrigado
Colocado por: GMCQBoa noite, hj fiz esta simulação no site da EDP... O que acham? Consegue-se melhor negócio numa das casas que indicaram aqui no tópico? A nível técnico e acompanhamento, quem poderá oferecer um melhor serviço? Obrigado
Colocado por: master_chiefSenti aqui um toque de ironia, mas não faz mal perguntar certo? 😅Já tinha lido algo semelhante nuns posts atrás. Mas agradeço à mesma o "abrólhos"!! 😀
a edp vende electricidade... e vai fazer boas propostas para que a malta compre paineis e deixe de consumir tanta eletricidade, faz sentido sim.
Colocado por: SACS
Eu recebi esta proposta mais 10%de desconto mais IVA (até acho que está incluído, mas vou assumir que não!)!
Colocado por: GMCQ
Parece que os painéis nessa proposta têm mais potência e os inversões também. Quantos painéis trazem a sua proposta? Já agora qual foi a empresa?
Colocado por: SACS
A 1ª proposta deve ser 6 e a 2ª devem ser 4!
No preço não inclui instalação. Você é de onde?