Iniciar sessão ou registar-se
  1. A minha formação não é de eletrotécnica, mas tenho a noção que só deveria haver dois grandes fatores a considerar, a capacidade de carga útil, e a "velocidade" de descarga.

Digo carga útil, porque determinadas tecnologias não de deve descarregar abaixo de 10% (ou outro valor parecido), para não danificar. Se não estou em erro, por exemplo nos telemóveis, o controlador indica 0% e desliga o telemóvel, para não danificar, mas a bateria ainda tem mais carga, mas, para todos os efeitos, não é útil.

A "velocidade" de descarga tem a ver com a intensidade de corrente que se pode usar a cada momento. Em analogia a um cabo de reduzida secção, e que vai queimar devido ao aquecimento se a intensidade de corrente que o atravessa for demasiado grande, diferentes tecnologias de baterias terão maior, ou menor, capacidade de entregar a energia mais depressa, sem danificar a bateria.

Em ambos estes dois fatores, o que interessa para quem não pesca grande coisa disto, é a otimização do controlador destes parâmetros (entre outros), e, neste caso, isso é responsabilidade exclusiva do inversor.

Rui, pergunto, no seu inversor tem alguma configuração para indicar qual a tecnologia das baterias, para permitir esta otimização, prolongando a via útil das baterias e maximizando a utilização das mesmas? Tem, por exemplo algum sensor de temperatura de operação das baterias?
  2. Colocado por: Rui sol na placa
    Não se esquecam de um pormenor que já falei neste tópico.
    Estes inverssores tem um senão.
    Se for 3000w não pode ultrapassar 3 kW de maquinaria ligada em simultâneo senão entra em safe mode.e desliga para não queimar.
    O meu é de 5 kW para ter folga.
    E tenho opção de ligar em paralello com outro igual para fazer 10 kW. Estes inverssores permitem isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

O meu objetivo em adquirir um sistema destes será no anular consumos com um pico máximo de 3kW e consumo normal até 500w
  3. Colocado por: rjmpires
    Naquele site que mandaste estão lá uns kits +/-
    Se justificar, pro ano meto um kit dos pequenos também

Mesmo que compres um inverssor de 1000w a trabalhar a 12 v com 2 painéis e 2 baterias de gel.
    Ficas quase autónomo na luz da habitação.
    Se tiveres tudo em led.
    Deves ter aí 180w 200 em iluminação apenas .....mas faz as contas ao mês todo e depois vês o que poupas.
    Fica dica.👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  4. Colocado por: Rui sol na placa
    Mesmo que compres um inverssor de 1000w a trabalhar a 12 v com 2 painéis e 2 baterias de gel.
    Ficas quase autónomo na luz da habitação.
    Se tiveres tudo em led.
    Deves ter aí 180w 200 em iluminação apenas .....mas faz as contas ao mês todo e depois vês o que poupas.
    Fica dica.👌

Sim, não foge muito a isso que indicas.. iluminação geral, 1 frigorífico, 1 arca, standby de routers, switch, mesh, NAS, e mais uns quantos equipamentos de vigilância e IOT tenho consumos 100-200wh
  5. Colocado por: Rui sol na placa
    E como quiser...
    O inverssor tem várias configurações.
    Pode até configurar estar apenas na rede e guardar para quando houver corte de energia.
    Pode por prioridade sol carregar baterias e alimentar consumos e por último ir a rede quando não a sol e acabar as baterias .
    Pode por prioridade sol alimentar consumos e carregar baterias em simultâneo e por último iria a rede e quando acabar as baterias.
    Pode por prioridade as duas acima e quando acabar o Sol carregar baterias através de gerador ou rede
    Pode por prioridade as duas acima e no final passar para a rede e guardar as baterias se houver corte de energia.
    Ou seja da para configurar ao jeito de cada instalação e conforme o consumo de cada um.
    Quanto as baterias de lithium a grande vantagem é que entregam a carga quase na totalidade e descarga lenta.
    As minhas de camião e para alimentar consumos básicos e auxiliar durante o dia.
    Porque se ligar um ferro de engomar fora do Sol ....vão logo abaixo.descarregam muito rápido.
    Mas ainda assim pelo preço estou contente.claro que gel ou lithium era top.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

Como já aqui disse, para optimizar ainda mais os ganhos o ideal seria poder de alguma forma alternar automaticamente entre os vários modos consoante a hora do dia, e assim conseguir que o consumo efectuado da rede fosse na sua grande maioria feito à tarifa de vazio (o sol e as baterias a alimentar a casa durante o dia, a rede a alimentar a casa e carregar o que for necessário das baterias durante a noite).

Creio que há uma porta RS232 nestes inversores, e deve haver interfaces que permitem ligar a porta ao pc via cabo USB, e deve haver software que permite fazer a programação, mas ainda não encontrei muita informação sobre isto.
  6. Colocado por: AlexRibeiro

Como já aqui disse, para optimizar ainda mais os ganhos o ideal seria poder de alguma forma alternar automaticamente entre os vários modos consoante a hora do dia, e assim conseguir que o consumo efectuado da rede fosse na sua grande maioria feito à tarifa de vazio (o sol e as baterias a alimentar a casa durante o dia, a rede a alimentar a casa e carregar o que for necessário das baterias durante a noite).

Creio que há uma porta RS232 nestes inversores, e deve haver interfaces que permitem ligar a porta ao pc via cabo USB, e deve haver software que permite fazer a programação, mas ainda não encontrei muita informação sobre isto.

Sim da para fazer isso.
    Mas basta ter baterias que durem até depois das 22 hora vazio.
    • VXMC
    • 19 novembro 2020 editado
    Colocado por: Rui sol na placa
    Sim da para fazer isso.
    Mas basta ter baterias que durem até depois das 22 hora vazio.

Mas depois temos o problema que em dias nublados ou de chuva, temos de usar tudo da rede e aí o bihorário fica carote. Ou não estou a ver bem?
  7. Colocado por: VXMC

Mas depois temos o problema que em dias nublados ou de chuva, temos de usar tudo da rede e aí o bihorário fica carote. Ou não estou a ver bem?

Se usar a tarifa de vazio para carregar as baterias, e estas tiverem capacidade suficiente, pode evitar o consumo da rede durante o dia (talvez num ou outro dia particularmente nublado não se consiga a 100%). Claro que para isto funcionar bem convem também agendar os grandes consumos para depois das 22h (máquinas de lavar e secar roupa, lavar loiça. etc.).
  8. Colocado por: VXMC

Se em 300 dias compensar, não são 65 que borram a pintura.
    Concordam com este comentário: VXMC, ricardo.rodrigues
    • VXMC
    • 19 novembro 2020
    Colocado por: rjmpires
    Concordam com este comentário:VXMC

É tudo uma questão de fazer contas e ver o que compensa ou não. Mas poderás equacionar em baterias normais ou mesmo apropriadas ao solar?
  9. Colocado por: rjmpires
    Concordam com este comentário:VXMC

Nem deve chegar a 65...
  10. Colocado por: VXMC

É tudo uma questão de fazer contas e ver o que compensa ou não. Mas poderás equacionar em baterias normais ou mesmo apropriadas ao solar?

Daqueles kits no site espanhol.
    Têm que ser algo mais "pulg&play" que isso que o Rui tem.. não percebo um boi de metade das coisas que ele diz.. volts não sei quê.. amperes coiso 😂😂😂
    Vá lá saber que a fase é o preto e o neutro o azul, já não é mau!!!
    Concordam com este comentário: SACS, GMCQ
    •  
      nunos7
    Colocado por: rjmpiresVá lá saber que a fase é o preto e o neutro o azul, já não é mau!!!

Então e o castanho onde fica? :-D
  11. Colocado por: rjmpiresVá lá saber que a fase é o preto e o neutro o azul, já não é mau!!!

Não meta um multimetro, ou, pelo menos, um busca-pólos, à mistura... Há eletricistas para os quais as cores são meramente indicativas...
  12. Colocado por: ricardo.rodrigues

Não meta um multimetro, ou, pelo menos, um busca-pólos, à mistura... Há eletricistas para os quais as cores são meramente indicativas...

Yap convém ver.
    Anda aí com cada um ...que até até o amarelo tem corrente 😂😂
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  13. Colocado por: nunos7
    Então e o castanho onde fica? :-D

Não baralhe mais a Malta 😂😂
    Concordam com este comentário: nunos7
    • VXMC
    Colocado por: Rui sol na placa
    Yap convém ver.
    Anda aí com cada um ...que até até o amarelo tem corrente 😂😂

Mas é mesmo verdade. O meu exaustor bosch, novo, já foi intervencionado porque foi montado na fabrica a fazer passagem. ;)

Andava lá um gajo a montar a BC e apanhou um esticão... Até viu lume :))))))
  14. https://youtu.be/NM6d_rOZk9A
    Este vídeo é do meu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  15. Ouve se um pouco mal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  16. Colocado por: Rui sol na placaOuve se um pouco mal

Isso faz mesmo uma barulheira...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui sol na placa

0.3334 seg. NEW