Colocado por: Rui sol na placa
Não se esquecam de um pormenor que já falei neste tópico.
Estes inverssores tem um senão.
Se for 3000w não pode ultrapassar 3 kW de maquinaria ligada em simultâneo senão entra em safe mode.e desliga para não queimar.
O meu é de 5 kW para ter folga.
E tenho opção de ligar em paralello com outro igual para fazer 10 kW. Estes inverssores permitem isso.
Colocado por: rjmpires
Naquele site que mandaste estão lá uns kits +/-
Se justificar, pro ano meto um kit dos pequenos também
Mesmo que compres um inverssor de 1000w a trabalhar a 12 v com 2 painéis e 2 baterias de gel.
Ficas quase autónomo na luz da habitação.
Se tiveres tudo em led.
Deves ter aí 180w 200 em iluminação apenas .....mas faz as contas ao mês todo e depois vês o que poupas.
Fica dica.👌
E como quiser...
O inverssor tem várias configurações.
Pode até configurar estar apenas na rede e guardar para quando houver corte de energia.
Pode por prioridade sol carregar baterias e alimentar consumos e por último ir a rede quando não a sol e acabar as baterias .
Pode por prioridade sol alimentar consumos e carregar baterias em simultâneo e por último iria a rede e quando acabar as baterias.
Pode por prioridade as duas acima e quando acabar o Sol carregar baterias através de gerador ou rede
Pode por prioridade as duas acima e no final passar para a rede e guardar as baterias se houver corte de energia.
Ou seja da para configurar ao jeito de cada instalação e conforme o consumo de cada um.
Quanto as baterias de lithium a grande vantagem é que entregam a carga quase na totalidade e descarga lenta.
As minhas de camião e para alimentar consumos básicos e auxiliar durante o dia.
Porque se ligar um ferro de engomar fora do Sol ....vão logo abaixo.descarregam muito rápido.
Mas ainda assim pelo preço estou contente.claro que gel ou lithium era top.
Colocado por: AlexRibeiro
Como já aqui disse, para optimizar ainda mais os ganhos o ideal seria poder de alguma forma alternar automaticamente entre os vários modos consoante a hora do dia, e assim conseguir que o consumo efectuado da rede fosse na sua grande maioria feito à tarifa de vazio (o sol e as baterias a alimentar a casa durante o dia, a rede a alimentar a casa e carregar o que for necessário das baterias durante a noite).
Creio que há uma porta RS232 nestes inversores, e deve haver interfaces que permitem ligar a porta ao pc via cabo USB, e deve haver software que permite fazer a programação, mas ainda não encontrei muita informação sobre isto.
Sim da para fazer isso.
Mas basta ter baterias que durem até depois das 22 hora vazio.
Colocado por: VXMC
Mas depois temos o problema que em dias nublados ou de chuva, temos de usar tudo da rede e aí o bihorário fica carote. Ou não estou a ver bem?
Mas depois temos o problema que em dias nublados ou de chuva, temos de usar tudo da rede e aí o bihorário fica carote. Ou não estou a ver bem?
Se em 300 dias compensar, não são 65 que borram a pintura.
Se em 300 dias compensar, não são 65 que borram a pintura.
É tudo uma questão de fazer contas e ver o que compensa ou não. Mas poderás equacionar em baterias normais ou mesmo apropriadas ao solar?
Colocado por: rjmpiresVá lá saber que a fase é o preto e o neutro o azul, já não é mau!!!
Colocado por: rjmpiresVá lá saber que a fase é o preto e o neutro o azul, já não é mau!!!
Colocado por: ricardo.rodrigues
Não meta um multimetro, ou, pelo menos, um busca-pólos, à mistura... Há eletricistas para os quais as cores são meramente indicativas...
Colocado por: nunos7
Então e o castanho onde fica? :-D
Yap convém ver.
Anda aí com cada um ...que até até o amarelo tem corrente 😂😂
Colocado por: Rui sol na placaOuve se um pouco mal