Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 21 novembro 2020
    Colocado por: martininaO que têm a dizer sobre os painéis bifaciais?

ola! Hoje falei com um sr da Amperdynamic... Falamos ainda durante um bom bocado, o sr explicou-me algumas coisas sobre o funcionamento dos paineis, quais eram os que vendia mais.. propôs-me uma solução com paineis policristalinos, e depois uma com paineis monocristalinos bifaciais. Pelo que percebi têm duas faces, para que caso uma apanha menos sol o painel nao deixe de produzir, porque a outra face mais exposta ao sol irá continuar a produção. Não sei se me fiz entender. :))

À partida poderão ter alguma vantagem sobre os outros.
    •  
      GMCQ
    • 21 novembro 2020
    Após conversa com entidade reguladora E.S.P.O.S.A 🤣🤣😆

Parece que as opções irão virar-se para algo dentro deste genero:

http://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=66_239&product_id=1115

http://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=66_239&product_id=1122
    Concordam com este comentário: route66por
  1. Colocado por: GMCQbifaciais

Não terá mais a ver com tentar aproveita a luz refletida, pela parte de baixo? Se assim for, serão adequados no caso de uma cobertura plana que tenha tons claros.

Nos dias de pouco sol, não resolve nada, se não bater o sol na face virada para cima, também nao tera grande luz refletida para a parte de baixo.

No meu entender, é um bocado como a comparação entre mono ou policristalinos: resume-se à eficiência (leia-se capacidade máxima de produção) por m2 de painel. Se tem pouco espaço e não pode colocar muitos painéis, a eficiência é de relevar na escolha. Se tem uma cobertura plana com 150m2, escolha apenas com base no critério do preço por watt, pois pode sempre adicionar mais paineis.

Teoricamente, umas tecnologias poderão oferecer maior durabilidade... mas é tudo teórico, não está demonstrado e eu não me focaria muito nisso para a análise. Faça as contas a 10 anos, e o que durar a mais depois disso será lucro.
    Concordam com este comentário: zed, GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 21 novembro 2020 editado
    Colocado por: ricardo.rodrigues

Não terá mais a ver com tentar aproveita a luz refletida, pela parte de baixo? Se assim for, serão adequados no caso de uma cobertura plana que tenha tons claros.

Nos dias de pouco sol, não resolve nada, se não bater o sol na face virada para cima, também nao tera grande luz refletida para a parte de baixo.

No meu entender, é um bocado como a comparação entre mono ou policristalinos: resume-se à eficiência (leia-se capacidade máxima de produção) por m2 de painel. Se tem pouco espaço e não pode colocar muitos painéis, a eficiência é de relevar na escolha. Se tem uma cobertura plana com 150m2, escolha apenas com base no critério do preço por watt, pois pode sempre adicionar mais paineis.

Teoricamente, umas tecnologias poderão oferecer maior durabilidade... mas é tudo teórico, não está demonstrado e eu não me focaria muito nisso para a análise. Faça as contas a 10 anos, e o que durar a mais depois disso será lucro.
    Concordam com este comentário:zed,GMCQ

Sim é isso... Mas seguramente que se fosse o instalador a explicar, como foi o caso, a resposta seria muito mas muito mais completa do que a minha... Mas o que interessa é percebermos isto tudo no final.😁
    Concordam com este comentário: SACS
  2. Colocado por: GMCQApós conversa com entidade reguladora E.S.P.O.S.A 🤣🤣😆

Parece que as opções irão virar-se para algo dentro deste genero:

http://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=66_239&product_id=1115

http://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=66_239&product_id=1122
    Concordam com este comentário:route66por

Ainda assim faz melhor negócio comprar o inverssor nos espanhóis também VOLTRONIC mas de 5 kW e os painéis.
    E depois comprar a bateria de lithium ali na venda do Pinheiro.
    Os fusíveis e o quadro compra em qualquer loja de material eléctrico por meia dúzia de tostões.
    O de 3kw fica um pouco limitado.
    Tente convencer a entidade E.S.P.O.S.A que quando for passar a ferro são logo 1800 w a engomar....ainda assim a ferros mais potentes.
    Mais 400 w do básico da casa.....liga a máquina da roupa e já foste.
    Pense bem nisso.
    •  
      GMCQ
    • 21 novembro 2020
    •  
      GMCQ
    • 21 novembro 2020
    Colocado por: Rui sol na placa
    Ainda assim faz melhor negócio comprar o inverssor nos espanhóis também VOLTRONIC mas de 5 kW e os painéis.
    E depois comprar a bateria de lithium ali na venda do Pinheiro.
    Os fusíveis e o quadro compra em qualquer loja de material eléctrico por meia dúzia de tostões.
    O de 3kw fica um pouco limitado.
    Tente convencer a entidade E.S.P.O.S.A que quando for passar a ferro são logo 1800 w a engomar....ainda assim a ferros mais potentes.
    Mais 400 w do básico da casa.....liga a máquina da roupa e já foste.
    Pense bem nisso.

Rui veja um dos seus comentários... No YouTube. Grato
  3. Colocado por: GMCQ

Rui veja um dos seus comentários... No YouTube. Grato

Qual Amigo? Não percebi?
    E não estou contra.
    Essas baterias não são más.mas as lithium são melhores .
  4. Colocado por: Rui sol na placa
    Qual Amigo? Não percebi?
    E não estou contra.

E se tiver com vontade de comprar um desses ,peça para alterar o inverssor para 5kw.
    Não é grande a diferença.
    •  
      GMCQ
    • 21 novembro 2020
    Colocado por: GMCQ

Vou tentar pesquisar sobre, e tentar ver qto pode ficar a brincadeira.

Pela conversa aqui parece fácil! Já contactei 4 eletricistas credenciados e nenhum monta paineis! 😤😤 😂😂
  5. Colocado por: GMCQ

Pela conversa aqui parece fácil! Já contactei 4 eletricistas credenciados e nenhum monta paineis! 😤😤 😂😂

A Malta não quer trabalhar.
    Concordam com este comentário: rjmpires
    •  
      GMCQ
    Colocado por: Rui sol na placa
    Qual Amigo? Não percebi?
    E não estou contra.
    veja um dos comentários que eu fiz e responda sff! Que cena ahaha!:))) (No YouTube)
  6. Colocado por: GMCQveja um dos comentários que eu fiz e responda sff! Que cena ahaha!:))) (No YouTube)

Ha ok vou ver.
  7. Colocado por: GMCQ

É de que zona?
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8. Colocado por: GMCQ

Em que zona? O Pires foi mais rápido...
  9. Uma dúvida, que acredito que já esteja respondida por aqui, mas com tanta página e post não encontro...

Ora vou instalar uns painéis solares 6x340w com um Inversor Solax X1 2KW...Se um dia mais tarde quiser colocar umas baterias, o que é que isso implica neste sistema? Tenho de mudar os painéis ou qualquer painel serve para baterias? Tenho de mudar o Inversor ou este também serve?
    •  
      GMCQ
    Colocado por: martininaUma dúvida, que acredito que já esteja respondida por aqui, mas com tanta página e post não encontro...

Ora vou instalar uns painéis solares 6x340w com um Inversor Solax X1 2KW...Se um dia mais tarde quiser colocar umas baterias, o que é que isso implica neste sistema? Tenho de mudar os painéis ou qualquer painel serve para baterias? Tenho de mudar o Inversor ou este também serve?
    Em princípio terá q mudar o inversor. Vai contratar a amperdynamic?
    •  
      GMCQ
    • 21 novembro 2020
    Colocado por: rjmpires
    É de que zona?
    Concordam com este comentário:rjmsilva

Colocado por: rjmsilva

Em que zona? O Pires foi mais rápido...
    Sintra
  10. Colocado por: GMCQEm princípio terá q mudar o inversor.

E não há um aparelho qualquer que possa ser adicionado que aproveite o inversor? Com as baterias a ficarem acessíveis a médio longo prazo, estranho que não exista (que eu saiba) um aparelho que faça a conversão fácil de uma instalação sem baterias para uma instalação com baterias...
  11. Colocado por: martininaUma dúvida, que acredito que já esteja respondida por aqui, mas com tanta página e post não encontro...

Pode mais tarde por outro inverssor e baterias .
    Não sei se os inverssores de injeção permitem isso.
    Mas já existem inverssores preparados para levar baterias posteriormente.
    Antes de comprar tire bem as dúvidas e peça segundas opiniões.a outros fornecedores.
    Concordam com este comentário: GMCQ

1.5054 seg. NEW