Colocado por: martininaO que têm a dizer sobre os painéis bifaciais?
Colocado por: GMCQbifaciais
Colocado por: ricardo.rodrigues
Não terá mais a ver com tentar aproveita a luz refletida, pela parte de baixo? Se assim for, serão adequados no caso de uma cobertura plana que tenha tons claros.
Nos dias de pouco sol, não resolve nada, se não bater o sol na face virada para cima, também nao tera grande luz refletida para a parte de baixo.
No meu entender, é um bocado como a comparação entre mono ou policristalinos: resume-se à eficiência (leia-se capacidade máxima de produção) por m2 de painel. Se tem pouco espaço e não pode colocar muitos painéis, a eficiência é de relevar na escolha. Se tem uma cobertura plana com 150m2, escolha apenas com base no critério do preço por watt, pois pode sempre adicionar mais paineis.
Teoricamente, umas tecnologias poderão oferecer maior durabilidade... mas é tudo teórico, não está demonstrado e eu não me focaria muito nisso para a análise. Faça as contas a 10 anos, e o que durar a mais depois disso será lucro.
Colocado por: GMCQApós conversa com entidade reguladora E.S.P.O.S.A 🤣🤣😆
Parece que as opções irão virar-se para algo dentro deste genero:
http://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=66_239&product_id=1115
http://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=66_239&product_id=1122
Colocado por: Rui sol na placa
Ainda assim faz melhor negócio comprar o inverssor nos espanhóis também VOLTRONIC mas de 5 kW e os painéis.
E depois comprar a bateria de lithium ali na venda do Pinheiro.
Os fusíveis e o quadro compra em qualquer loja de material eléctrico por meia dúzia de tostões.
O de 3kw fica um pouco limitado.
Tente convencer a entidade E.S.P.O.S.A que quando for passar a ferro são logo 1800 w a engomar....ainda assim a ferros mais potentes.
Mais 400 w do básico da casa.....liga a máquina da roupa e já foste.
Pense bem nisso.
Colocado por: GMCQ
Rui veja um dos seus comentários... No YouTube. Grato
Colocado por: Rui sol na placa
Qual Amigo? Não percebi?
E não estou contra.
Essas baterias não são más.mas as lithium são melhores .
Vou tentar pesquisar sobre, e tentar ver qto pode ficar a brincadeira.
Pela conversa aqui parece fácil! Já contactei 4 eletricistas credenciados e nenhum monta paineis! 😤😤 😂😂
Colocado por: Rui sol na placaveja um dos comentários que eu fiz e responda sff! Que cena ahaha!:))) (No YouTube)
Qual Amigo? Não percebi?
E não estou contra.
Essas baterias não são más.mas as lithium são melhores .
Colocado por: GMCQveja um dos comentários que eu fiz e responda sff! Que cena ahaha!:))) (No YouTube)
Pela conversa aqui parece fácil! Já contactei 4 eletricistas credenciados e nenhum monta paineis! 😤😤 😂😂
Colocado por: martininaUma dúvida, que acredito que já esteja respondida por aqui, mas com tanta página e post não encontro...Em princípio terá q mudar o inversor. Vai contratar a amperdynamic?
Ora vou instalar uns painéis solares 6x340w com um Inversor Solax X1 2KW...Se um dia mais tarde quiser colocar umas baterias, o que é que isso implica neste sistema? Tenho de mudar os painéis ou qualquer painel serve para baterias? Tenho de mudar o Inversor ou este também serve?
Colocado por: rjmpires
É de que zona?
Colocado por: rjmsilvaSintra
Em que zona? O Pires foi mais rápido...
Colocado por: GMCQEm princípio terá q mudar o inversor.
Colocado por: martininaUma dúvida, que acredito que já esteja respondida por aqui, mas com tanta página e post não encontro...
Ora vou instalar uns painéis solares 6x340w com um Inversor Solax X1 2KW...Se um dia mais tarde quiser colocar umas baterias, o que é que isso implica neste sistema? Tenho de mudar os painéis ou qualquer painel serve para baterias? Tenho de mudar o Inversor ou este também serve?