Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: callinasNormalmente a produção tem de ser acima da da rede.
    Por exemplo a rede 225-230 a produção 240v, assim a produção fica em casa . Por isso há relatos de pessoas perto de PT onde a produção FV não se aproveita.

    Então esse erro de leitura deve ter a ver com isso, o Shelly EM está a ir buscar a voltagem da rede EDP e ao fazer as contas com a voltagem errada, dá um valor diferente.
    Digo eu 😛
    •  
      GMCQ
    • 23 novembro 2020
    Colocado por: rjmpires
    Então esse erro de leitura deve ter a ver com isso, o Shelly EM está a ir buscar a voltagem da rede EDP e ao fazer as contas com a voltagem errada, dá um valor diferente.
    Digo eu 😛


    Quem espera desespera! Voltei a enviar formulário para a Solarshop! E 3 dias depois (hoje) liguei. A resposta foi do género, "nova colega, não vi o e-mail...".

    Ok

    Posto isto, enviou na hora o e-mail para orçamento,e por volta das 19h, ligou-me a empresa instaladora para confirmar dados de consumo, etc... 👏👏👏 Possivelmente amanhã ou depois terei o orçamento da Solarshop. Vamos lá ver! :)))
  2. Já deves ter orçamentos suficientes para 4 ou 5 casas.. eheh
    •  
      GMCQ
    • 23 novembro 2020
    Colocado por: rjmpiresJá deves ter orçamentos suficientes para 4 ou 5 casas.. eheh


    Pois tenho! Depois de os ter todos em cima da mesa vou compará-los, e ver o que faço a minha minha vida. 😁
  3. Colocado por: GMCQ

    Pois tenho! Depois de os ter todos em cima da mesa vou compará-los, e ver o que faço a minha minha vida. 😁

    Qual é mesmo o sistema que está a pensar colocar?
  4. Estou em fase de consulta de mercado e obtenção de orçamentos.

    O que pretendo e para consumos mensais na ordem dos 600kwh, e médias diárias de 20kwh, havendo dias a consumir mais de 40kwh, com a maior parte do consumo à noite para carregar o carro e uso das máquinas (lavar louça secar e lavar roupa), com potência contratada de 5,45kva, pretendia um sistema com cerca de 3600w em painéis e mínimo de 7,3kwh de baterias instaladas. Sei que os anos que necessito para reaver o investimento são muitos, mas esta ideia de instalar painéis em casa, foi sempre um objetivo que ia sendo adiado com outras prioridades, mas este ano é para avançar. Comecei a estipular um orçamento de 9000€ para 4000w de painéis e 10kwh de baterias, mas cheguei à conclusão que o retorno do investimento chegaria após 15 anos, por isso decidi baixar o orçamento em baterias e ir aumentando a capacidade de armazenamento ao longo dos anos, que além de reduzir o valor das baterias, trará baterias novas ao sistema. Posto isto, faltam acertar pormenores para adjudicar a "obra". Denoto nos pedidos de orçamento alguma falta de cuidado das empresas e atrasos incompreensíveis. Ainda ponderei mandar vir de Espanha o material, mas cheguei à conclusão que não há assim muita diferença que compense mandar vir de fora.
    Depois do sistema colocado prometo deixar aqui ou no meu tópico da construção o habitual relatório fotográfico que costumo deixar.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 24 novembro 2020 editado
    Colocado por: GMCQ

    Pois tenho! Depois de os ter todos em cima da mesa vou compará-los, e ver o que faço a minha minha vida. 😁


    Orçamento Solarshop (o à muito aguardado!)

    O primeiro é autoconsumo com inversor normal, o outro é com inversor hibrido, preparado para receber baterias futuramente.

    Foram enviados pela empresa instaladora.
      Screenshot_20201124_015124.jpg
      Screenshot_20201124_015206.jpg
  5. 1800w com inversor de 1500w estás logo a capar o sistema 😛
    Mete varão roscado não metas salva telhas.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  6. Colocado por: GMCQ

    Orçamento Solarshop (o à muito aguardado!)

    O primeiro é autoconsumo com inversor normal, o outro é com inversor hibrido, preparado para receber baterias futuramente.

    Foram enviados pela empresa instaladora.
      Screenshot_20201124_015124.jpg
      Screenshot_20201124_015206.jpg

    O orçamento com inversor para baterias só faz mesmo sentido se sabe e tem a certeza que no próximo ano mais tardar,vai comprar baterias.
    Além disso, 1,5 kW de painéis pouca produção dá para alimentar baterias ao longo do ano. Sendo mais sensato, e uma vez que vai pagar instalação, instalar já 2,5 ou 3 kW.
    Concordam com este comentário: GMCQ, zed
    • smdx
    • 24 novembro 2020
    Colocado por: nandogoncaEstou em fase de consulta de mercado e obtenção de orçamentos.

    O que pretendo e para consumos mensais na ordem dos 600kwh, e médias diárias de 20kwh, havendo dias a consumir mais de 40kwh, com a maior parte do consumo à noite para carregar o carro e uso das máquinas (lavar louça secar e lavar roupa), com potência contratada de 5,45kva, pretendia um sistema com cerca de 3600w em painéis e mínimo de 7,3kwh de baterias instaladas. Sei que os anos que necessito para reaver o investimento são muitos, mas esta ideia de instalar painéis em casa, foi sempre um objetivo que ia sendo adiado com outras prioridades, mas este ano é para avançar. Comecei a estipular um orçamento de 9000€ para 4000w de painéis e 10kwh de baterias, mas cheguei à conclusão que o retorno do investimento chegaria após 15 anos, por isso decidi baixar o orçamento em baterias e ir aumentando a capacidade de armazenamento ao longo dos anos, que além de reduzir o valor das baterias, trará baterias novas ao sistema. Posto isto, faltam acertar pormenores para adjudicar a "obra". Denoto nos pedidos de orçamento alguma falta de cuidado das empresas e atrasos incompreensíveis. Ainda ponderei mandar vir de Espanha o material, mas cheguei à conclusão que não há assim muita diferença que compense mandar vir de fora.
    Depois do sistema colocado prometo deixar aqui ou no meu tópico da construção o habitual relatório fotográfico que costumo deixar.
    Concordam com este comentário:GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GMCQ


    algumas notas/sugestões:
    . o número de painéis parece-me curto para um consumo diário/mensal tão elevado.
    . para essa capacidade de baterias deveria colocar mais painéis, senão em metade do ano nem enche as baterias
    . se quer vender excedente, não passar dos 4kw em painéis é mais vantajoso pois não tem de instalar 1 contador adicional, mas com tanta capacidade de baterias e "poucos" painéis nem vai ter assim grande excedente.
    . avalie junto dos fornecedores se faz sentido "ir adicionando baterias". Misturar baterias antigas com novas parece-me que vai limitar a performance das novas e assim limitar o que consegue tirar do sistema.
    . como tem carro eletrico ou phev avalie se tem forma de aceder aos dados brutos de produção/consumo nos inversores pois assim no futuro pode pensar em soluções onde o carro ajuste a potência de carregamente conforme o que está a ser produzido nos painéis.
  7. Mete varão roscado não metas salva telhas.


    Porque? O varão roscado não obriga a furar as tenhas?

    Orçamento Solarshop (o à muito aguardado!)

    O primeiro é autoconsumo com inversor normal, o outro é com inversor hibrido, preparado para receber baterias futuramente.

    Foram enviados pela empresa instaladora.


    A proposta é bastante parecida com a minha da SolarImpact sendo que 1.05€ por W produzido.

    A diferença no inversor normal para o hibrido é muito grande. tambem tinha pensado colocar ja o hibrido e mais tarde logo punha as baterias mas a diferença do investimento é mt grande....Estou cada vez mais inclinado para o inversor de autoconsumo e numa primeira fase tentar vender o excedente. No futuro logo se vê se dá para fazer retoma do Inversor e colocar 1 hibrido quando já tiverem baixado um pouco o valor...
    Concordam com este comentário: Rui sol na placa
  8. Colocado por: smdx

    algumas notas/sugestões:
    . o número de painéis parece-me curto para um consumo diário/mensal tão elevado.
    . para essa capacidade de baterias deveria colocar mais painéis, senão em metade do ano nem enche as baterias
    . se quer vender excedente, não passar dos 4kw em painéis é mais vantajoso pois não tem de instalar 1 contador adicional, mas com tanta capacidade de baterias e "poucos" painéis nem vai ter assim grande excedente.
    . avalie junto dos fornecedores se faz sentido "ir adicionando baterias". Misturar baterias antigas com novas parece-me que vai limitar a performance das novas e assim limitar o que consegue tirar do sistema.
    . como tem carro eletrico ou phev avalie se tem forma de aceder aos dados brutos de produção/consumo nos inversores pois assim no futuro pode pensar em soluções onde o carro ajuste a potência de carregamente conforme o que está a ser produzido nos painéis.

    Há aqui uma questão muito interessante. É possível utilizar o carro electrico como bateria para colocar o excedente daquilo que se produz? OU seja, se eu colocar o carro a carregar nas horas em que se produz mais, essa produção possa ir para o carregamento electrico do automóvel? Ou é preciso algo mais, um inversor didferente ou será que isto é uma versão muito simplista de como isto funciona?
    • smdx
    • 24 novembro 2020
    Colocado por: route66por
    Há aqui uma questão muito interessante. É possível utilizar o carro electrico como bateria para colocar o excedente daquilo que se produz? OU seja, se eu colocar o carro a carregar nas horas em que se produz mais, essa produção possa ir para o carregamento electrico do automóvel? Ou é preciso algo mais, um inversor didferente ou será que isto é uma versão muito simplista de como isto funciona?


    sim, é possível redireccionar o excesso de produção dos painéis para carregar o carro, mas tipicamente é preciso algum DYI.
    tem por exemplo aqui esta solução: https://openenergymonitor.org/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: route66por
  9. Colocado por: route66por
    Há aqui uma questão muito interessante. É possível utilizar o carro electrico como bateria para colocar o excedente daquilo que se produz? OU seja, se eu colocar o carro a carregar nas horas em que se produz mais, essa produção possa ir para o carregamento electrico do automóvel? Ou é preciso algo mais, um inversor didferente ou será que isto é uma versão muito simplista de como isto funciona?


    Carregar o carro com o excedente solar é perfeitamente possível, e conheço muita gente que o faz. É preciso é ter um excedente acima da potência mínima necessária para o carro iniciar a carga.

    Agora se ao dizer "utilizar como bateria" está a implicar usar de volta a energia do carro para a casa, aí é mais complicado, embora haja algumas soluções para alguns modelos de carros. De qualquer forma, não creio ser algo aconselhável. Só mesmo para desenrascar alguma situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: route66por
  10. Colocado por: rjmpires1800w com inversor de 1500w estás logo a capar o sistema 😛
    Mete varão roscado não metas salva telhas.
    Concordam com este comentário:GMCQ


    Não será bem assim...
  11. Colocado por: nandogoncaEstou em fase de consulta de mercado e obtenção de orçamentos.

    O que pretendo e para consumos mensais na ordem dos 600kwh, e médias diárias de 20kwh, havendo dias a consumir mais de 40kwh, com a maior parte do consumo à noite para carregar o carro e uso das máquinas (lavar louça secar e lavar roupa), com potência contratada de 5,45kva, pretendia um sistema com cerca de 3600w em painéis e mínimo de 7,3kwh de baterias instaladas. Sei que os anos que necessito para reaver o investimento são muitos, mas esta ideia de instalar painéis em casa, foi sempre um objetivo que ia sendo adiado com outras prioridades, mas este ano é para avançar. Comecei a estipular um orçamento de 9000€ para 4000w de painéis e 10kwh de baterias, mas cheguei à conclusão que o retorno do investimento chegaria após 15 anos, por isso decidi baixar o orçamento em baterias e ir aumentando a capacidade de armazenamento ao longo dos anos, que além de reduzir o valor das baterias, trará baterias novas ao sistema. Posto isto, faltam acertar pormenores para adjudicar a "obra". Denoto nos pedidos de orçamento alguma falta de cuidado das empresas e atrasos incompreensíveis. Ainda ponderei mandar vir de Espanha o material, mas cheguei à conclusão que não há assim muita diferença que compense mandar vir de fora.
    Depois do sistema colocado prometo deixar aqui ou no meu tópico da construção o habitual relatório fotográfico que costumo deixar.
    Concordam com este comentário:GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GMCQ

    Compra mas é um carro a gasolina e mete a bateria desse a alimentar a casa 😂😂😂
  12. Colocado por: route66por
    Há aqui uma questão muito interessante. É possível utilizar o carro electrico como bateria para colocar o excedente daquilo que se produz? OU seja, se eu colocar o carro a carregar nas horas em que se produz mais, essa produção possa ir para o carregamento electrico do automóvel? Ou é preciso algo mais, um inversor didferente ou será que isto é uma versão muito simplista de como isto funciona?

    Um inverssor híbrido só para isso fica resolvido.nao faço ideia quantos kW consome o carregador mas tipo se for 1.5 kW um híbrido de 2 kW serve.
  13. Colocado por: tlicas

    Pois, o seu não injecta nada mas provávelmente consome, segundo relatos noutros fóruns, consome entre 40-70w, pelo menos é o que dizem. Se puder, verifique e diga.
    Cumprimentos

    Sim consome mas apenas das baterias.porque antes tenho um contador digital e está a zero.e não chega a isso são aí 15w. Em modo standby tipo a noite quando já está na rede.
  14. Colocado por: Rui sol na placa
    Sim consome mas apenas das baterias.porque antes tenho um contador digital e está a zero.e não chega a isso são aí 15w. Em modo standby tipo a noite quando já está na rede.

    E durante a noite, quando já não tem baterias, não vai consumir à rede ?
  15. Colocado por: tlicas
    E durante a noite, quando já não tem baterias, não vai consumir à rede ?

    Li a correr, pois diz que à noite é da rede, e confirma ~15W ?
 
0.7664 seg. NEW