Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 28 dezembro 2020
    Colocado por: smdxEu uso os dados do inversor (que inclui os dados do smart meter) para ter todos os valores da produção/consumo da casa.
    Está depois tudo integrado no homeassistant.
    Além de permitir monitorização, também permite dar ordens ao inversor via home assistant.
    Não uso shellys para esse fim.

Entretanto também adicionei a previsão da produção solar dos 3 próximos dias no home assistant. Via solcast.com.
    Mas se calhar já será outra gama de inversores? Ou n?
    •  
      GMCQ
    • 28 dezembro 2020
    Colocado por: rjmpires
    Pelo que li isso apenas apresenta valores de consumo/produção quando está a produzir, portanto quando não há sol não há valores, é um equipamento que serve mais para a injeção zero.. pagar 150€ para não oferecer eletricidade não acho grande negócio.
    Concordam com este comentário:master_chief

Não tinha essa informação, mas vou confirmar.
  1. Colocado por: smdx
    Entretanto também adicionei a previsão da produção solar dos 3 próximos dias no home assistant. Via solcast.com.

Isso dá jeito para quem tem baterias
    • smdx
    • 28 dezembro 2020
    Colocado por: GMCQMas se calhar já será outra gama de inversores? Ou n?

eu tenho um híbrido da solax com bateria, mas supostamente qualquer inversor solax com porta ethernet suporta o mesmo. (pelo menos enquanto não sair nova versão do FW que bloqueie o acesso). Pode é haver mudanças nas posições dos registos do modbus consoante o modelo de inversor.

Por wifi também dá para sacar os dados, mas o processo é mais complexo e apenas dá para ler dados, sem ordens, pelo que ethernet é preferível.

O smart meter serve para injeção zero e para a própria aplicação da solaxcloud conseguir mostrar os dados completos (produção, consumo, etc...). Funciona 24h, mas claro que durante a noite só mostra o fluxo de energia direto da rede para a casa, com o inversor a zero.
    Se o meter estiver incluido no kit ótimo, senão é avaliar... Há soluções bastante mais baratas para a monitorização, mas podem requerer algum DIY, pelo que não são para todos
  2. Colocado por: smdx

eu tenho um híbrido da solax com bateria, mas supostamente qualquer inversor solax com porta ethernet suporta o mesmo. (pelo menos enquanto não sair nova versão do FW que bloqueie o acesso). Pode é haver mudanças nas posições dos registos do modbus consoante o modelo de inversor.

Por wifi também dá para sacar os dados, mas o processo é mais complexo e apenas dá para ler dados, sem ordens, pelo que ethernet é preferível.

O smart meter serve para injeção zero e para a própria aplicação da solaxcloud conseguir mostrar os dados completos (produção, consumo, etc...). Funciona 24h, mas claro que durante a noite só mostra o fluxo de energia direto da rede para a casa, com o inversor a zero.
    Se o meter estiver incluido no kit ótimo, senão é avaliar... Há soluções bastante mais baratas para a monitorização, mas podem requerer algum DIY, pelo que não são para todos

Pelo que tinha lido no outro fórum, tinha ficado com a ideia que só media quando também produzia, mas pelo que diz não é assim.
    Trm este controlador X1-NFI?
      Screenshot_20201228_205325_com.android.chrome_1.jpg
  3. Passando a publicidade (desconheço se têm preço competitivo), chamaram-me a atenção para uma empresa portuguesa que também já tem sistema de controlo das baterias com integração das previsões meteorológicas, entre outros https://ampere-energy.pt/
    Agora o preço das baterias é que continua a ser o problema (neste ou outro sistema de gestão das baterias).

Eu estou a pensar em meter painéis com inversor simples. Não há cheta para outros voos.
    •  
      GMCQ
    • 28 dezembro 2020
    Colocado por: ricardo.rodriguesPassando a publicidade (desconheço se têm preço competitivo), chamaram-me a atenção para uma empresa portuguesa que também já tem sistema de controlo das baterias com integração das previsões meteorológicas, entre outroshttps://ampere-energy.pt/
    Agora o preço das baterias é que continua a ser o problema (neste ou outro sistema de gestão das baterias).

Eu estou a pensar em meter painéis com inversor simples. Não há cheta para outros voos.

Pode pôr agora um inversor normal e daqui a uns tempos mandar vir um híbrido. Os espanhóis têm-nos a metade do preço.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    •  
      GMCQ
    • 28 dezembro 2020
    Colocado por: smdx

Não está. É opcional, mas o shelly faz o mesmo e é mais barato.
  4. Colocado por: GMCQPode pôr agora um inversor normal e daqui a uns tempos mandar vir um híbrido.

Sim, estou a pensar instalar incialmente 6 paineis e, mais tarde, adicionar mais 6 (ou 8). Nessa altura até pode ser que um sistema de baterias já esteja mais em conta.
  5. Colocado por: ricardo.rodriguesPassando a publicidade (desconheço se têm preço competitivo), chamaram-me a atenção para uma empresa portuguesa que também já tem sistema de controlo das baterias com integração das previsões meteorológicas, entre outroshttps://ampere-energy.pt/

Corrija aí, a Ampere Energia , não é "já tem ", mas sim, foi primeira empresa a nível mundial a ter . Foi desenvolvida em Portugal, e a aplicação, de estudar os consumos, produção, analisar a produção diária e a expectável para o dia seguinte, de forma a carregar no período noturno, (bi horário ), desenvolvida cá em Portugal. Em tempos a Tesla procurou pareceria para a aplicação.
    A solarimpact tem um sistema similar, para programar carregamento durante a noite com base nos consumos e previsão de produção

No entanto os preços são astronómicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
    • smdx
    • 29 dezembro 2020
    Pelo que tinha lido no outro fórum, tinha ficado com a ideia que só media quando também produzia, mas pelo que diz não é assim.
    Trm este controlador X1-NFI?
      Screenshot_20201228_205325_com.android.chrome_1.jpg

tenho este: http://www.chintmeter.com/industrial-instruments-panel-meter/din-rail-energy-meter/din-rail-kwh-meter-single-phase.html

ele manda os dados para o solax e depois eu vou buscar tudo ao inversor via home assistant para fazer as automatizações que achar convenientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: the_killer_pt
  6. Colocado por: smdx

tenho este:http://www.chintmeter.com/industrial-instruments-panel-meter/din-rail-energy-meter/din-rail-kwh-meter-single-phase.html

ele manda os dados para o solax e depois eu vou buscar tudo ao inversor via home assistant para fazer as automatizações que achar convenientes.

Ok, eu estava a falar especificamente do que o GMCQ tinha linkado.
    Esse que colocaste é um produto diferente, é um power meter com din rail, não me parece que possibilite a injeção zero.
  7. Funciona por Modbus, associado ao inversor ou outro elemento qualquer poderá limitar a produção, mas para isso tem de analisar a energia que entra e sai da casa .
    Por exemplo o medidor que apresento a seguir mede a energia que entra se sai de casa, liga por cabo de rede ao inversor, quando a energia vai sair de casa, o aparelho manda sinal e o inversor carrega a bateria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
      16092478778493586151973524031587.jpg
  8. Tens a casa bem apetrechada callinas 😁👍🏻
    Concordam com este comentário: GMCQ
  9. Por estar mal apetrechada é que precisou disto. Se não , não precisava
    •  
      GMCQ
    • 29 dezembro 2020 editado
    Colocado por: GMCQMalta, a quem interessar ficam aí os documentos a apresentar para cada categoria a renovar

A checklist:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

Malta, analisando esta checklist, só a opção nr 2 é que obriga à empresa instaladora a inscrição no portal casa eficiente!

Hoje em conversa lá em casa com o instalador da Solarshop, ele disse que basta a fatura e o certificado dele como técnico credenciado.
      Screenshot_20201227_132406_com.google.android.apps.docs2.jpg
    • smdx
    • 29 dezembro 2020
    Ok, eu estava a falar especificamente do que o GMCQ tinha linkado.
    Esse que colocaste é um produto diferente, é um power meter com din rail, não me parece que possibilite a injeção zero.

Claro que possibilita. Comunica por modbus os dados de consumo/injeção para o inversor, e depois o inversor faz as contas e adapta a produção para a injeção zero.

Tive uns tempos em injeção zero (não é bem zero mas bastante aproximada) até ter o feedback da EDP Distribuição sobre se o contador estava OK. Depois disso "abri a goela ao inversor" para injetar na rede à vontade.
    Entretanto também comecei a vender o excedente à rede, pelo que convém não ter a injeção zero ativa :)
    •  
      GMCQ
    • 29 dezembro 2020 editado
    😁
    • SACS
    • 29 dezembro 2020
    Colocado por: smdxEntretanto também comecei a vender o excedente à rede

Tenho uma ideia ler algo sobre isso por aqui, mas não me recordo.
    Podes partilhar novamente?
    • smdx
    • 29 dezembro 2020
    Colocado por: GMCQ

Mas para se vender tem q se ter instalados mais de 4000w? Econtador próprio, certo?

Só precisa de contador próprio se passar dos 4000W de painéis. Abaixo disso, pode vender à mesma. Simplesmente, a EDP Distribuição troca/adapta o seu contador para contabilizar a produção. Se o seu tiver essa capacidade ótimo e está tudo bem, senão tem de pagar um extra qualquer para a troca/adaptação do contador (um colega meu está a tratar do processo dele agora e se não me engano teve de pagar +-50€ por isso, mas não sei se foi troca ou adaptação)

Acima dos 4000W precisa de instalar contador próprio (como está na lei) e os dados do contador têm de estar associados à MCP. Mas dos casos que conheço (incluindo o meu), esse contador não serve para nada e é sempre o contador normal da EDP Distribuição que contabiliza tudo (consumo e produção) e envia esses dados aos comercializadores. O contador próprio é só um mono que está lá junto ao inversor a ganhar pó...

PS. Pode é acontecer o caso dos comercializadores só estarem interessados em comprar o excedente se tiver uma potência de instalação superior a X... Mas também acho que ninguém se vai dar ao trabalho de fazer o processo todo de vender excedente quando tiver meia dúzia de painéis instalados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS, GMCQ

0.8535 seg. NEW