Colocado por: smdxEu uso os dados do inversor (que inclui os dados do smart meter) para ter todos os valores da produção/consumo da casa.Mas se calhar já será outra gama de inversores? Ou n?
Está depois tudo integrado no homeassistant.
Além de permitir monitorização, também permite dar ordens ao inversor via home assistant.
Não uso shellys para esse fim.
Entretanto também adicionei a previsão da produção solar dos 3 próximos dias no home assistant. Via solcast.com.
Colocado por: rjmpires
Pelo que li isso apenas apresenta valores de consumo/produção quando está a produzir, portanto quando não há sol não há valores, é um equipamento que serve mais para a injeção zero.. pagar 150€ para não oferecer eletricidade não acho grande negócio.
Colocado por: smdx
Entretanto também adicionei a previsão da produção solar dos 3 próximos dias no home assistant. Via solcast.com.
Colocado por: GMCQMas se calhar já será outra gama de inversores? Ou n?
eu tenho um híbrido da solax com bateria, mas supostamente qualquer inversor solax com porta ethernet suporta o mesmo. (pelo menos enquanto não sair nova versão do FW que bloqueie o acesso). Pode é haver mudanças nas posições dos registos do modbus consoante o modelo de inversor.
Por wifi também dá para sacar os dados, mas o processo é mais complexo e apenas dá para ler dados, sem ordens, pelo que ethernet é preferível.
O smart meter serve para injeção zero e para a própria aplicação da solaxcloud conseguir mostrar os dados completos (produção, consumo, etc...). Funciona 24h, mas claro que durante a noite só mostra o fluxo de energia direto da rede para a casa, com o inversor a zero.
Se o meter estiver incluido no kit ótimo, senão é avaliar... Há soluções bastante mais baratas para a monitorização, mas podem requerer algum DIY, pelo que não são para todos
Colocado por: ricardo.rodriguesPassando a publicidade (desconheço se têm preço competitivo), chamaram-me a atenção para uma empresa portuguesa que também já tem sistema de controlo das baterias com integração das previsões meteorológicas, entre outroshttps://ampere-energy.pt/
Agora o preço das baterias é que continua a ser o problema (neste ou outro sistema de gestão das baterias).
Eu estou a pensar em meter painéis com inversor simples. Não há cheta para outros voos.
Colocado por: smdxNão está. É opcional, mas o shelly faz o mesmo e é mais barato.
eu tenho um híbrido da solax com bateria, mas supostamente qualquer inversor solax com porta ethernet suporta o mesmo. (pelo menos enquanto não sair nova versão do FW que bloqueie o acesso). Pode é haver mudanças nas posições dos registos do modbus consoante o modelo de inversor.
Por wifi também dá para sacar os dados, mas o processo é mais complexo e apenas dá para ler dados, sem ordens, pelo que ethernet é preferível.
O smart meter serve para injeção zero e para a própria aplicação da solaxcloud conseguir mostrar os dados completos (produção, consumo, etc...). Funciona 24h, mas claro que durante a noite só mostra o fluxo de energia direto da rede para a casa, com o inversor a zero.
Se o meter estiver incluido no kit ótimo, senão é avaliar... Há soluções bastante mais baratas para a monitorização, mas podem requerer algum DIY, pelo que não são para todos
Colocado por: GMCQPode pôr agora um inversor normal e daqui a uns tempos mandar vir um híbrido.
Colocado por: ricardo.rodriguesPassando a publicidade (desconheço se têm preço competitivo), chamaram-me a atenção para uma empresa portuguesa que também já tem sistema de controlo das baterias com integração das previsões meteorológicas, entre outroshttps://ampere-energy.pt/
Pelo que tinha lido no outro fórum, tinha ficado com a ideia que só media quando também produzia, mas pelo que diz não é assim.
Trm este controlador X1-NFI?
tenho este:http://www.chintmeter.com/industrial-instruments-panel-meter/din-rail-energy-meter/din-rail-kwh-meter-single-phase.html
ele manda os dados para o solax e depois eu vou buscar tudo ao inversor via home assistant para fazer as automatizações que achar convenientes.
Colocado por: GMCQMalta, a quem interessar ficam aí os documentos a apresentar para cada categoria a renovar
A checklist:
Ok, eu estava a falar especificamente do que o GMCQ tinha linkado.
Esse que colocaste é um produto diferente, é um power meter com din rail, não me parece que possibilite a injeção zero.
Colocado por: smdxEntretanto também comecei a vender o excedente à rede
Colocado por: GMCQ
Mas para se vender tem q se ter instalados mais de 4000w? Econtador próprio, certo?