Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Se a bateria estiver descarregada isso pode acontecer, mas havendo carga na bateria não deverá haver problema. Ou vendo de outra maneira, se estiver há muitos dias com mau tempo e a usar energia da bateria pode acontecer dependendo dos consumos que tenha em casa. Mas em função disso pode reduzir não para 3,45kVA, mas para um escalão intermédio como 4,60 ou 5,75kVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
    • smdx
    • 17 setembro 2020

# 2

se já tem os painéis já deve saber o que isso produz no inverno, para saber se há excedente suficiente para carregar a bateria. Conhecendo a produção dos meus e o que a minha bateria aguenta, eu diria que não é suficiente, mas tem de analisar o seu caso, e se se aguenta com 3.45, pois vão de certeza haver dias que a bateria vai estar vazia...

PS. pode sempre carregar a bateria de noite e usar de dia, mas lá se vai parte do retorno do investimento.
  2.  # 3

Colocado por: smdxPS. pode sempre carregar a bateria de noite e usar de dia, mas lá se vai parte do retorno do investimento.

Está prática não ajuda a recuperar o investimento?
  3.  # 4

Colocado por: MnelÉ por isso que estas grandes empresas podem cobrar mais pela instalação porque pelo menos respondem aos telefonemas, dão orçamentos que um leigo entende, não vão desaparecer de um dia para o outro etc.

E também porque a EDP não é uma empresa que vai desaparecer até se esgotar o período de garantia dos produtos vendidos.
    É mais caro, mas não é assim tão mais caro se pesarmos todas estas questões. Para certo tipo de clientes é um bom produto/serviço.
    • smdx
    • 17 setembro 2020

# 5

Colocado por: rjmsilva

Está prática não ajuda a recuperar o investimento?

ajuda... mas ajuda menos do que carregar de borla com o sol, e mete mais ciclos em cima da bateria.
  4.  # 6

E os valores praticados, estão em consonância?
  5.  # 7

Colocado por: JotaPUma empresa propôs-me ontem 2500+ iva por uma bateria de 4kw + inversor.

Supostamente o inversor é caro mas necessário pois o Solax que tenho com os paineis não é compatível.

Sugerem que eu passe de 6 para 3kw de potência contratada, para redução fixa da despesa mensal e porque em teoria, o excesso de produção é armazenado e compensa a redução da potência da EDP.

Isto faz sentido ou há o risco de alguns dias ligar um compressor ou máquina de soldar e ficar mais vezes com o quadro em baixo do que correr bem?

Tem ainda uma opção viável digo eu ...que não percebo nada disto.
    Usa o que tem....e compra mais 4 painéis para carregar a bateria ( só para a bateria ) com um controlador de carga que de para lithium claro.
  6.  # 8

Colocado por: Rui sol na placa
    Tem ainda uma opção viável digo eu ...que não percebo nada disto.
    Usa o que tem....e compra mais 4 painéis para carregar a bateria ( só para a bateria ) com um controlador de carga que de para lithium claro.

Bem se calhar é muito ...2 painéis deve chegar.
  7.  # 9

Tenho 2 propostas..qual a melhor?
    Meu consumo médio mensal é de 300 kw tarifa simples.
    tive 3 propostas:
    1- 1000 euros um painel + instalação ( fora de hipótese)
    2 - 4 paineis Canadian Solar CS3K-320MS 320M Monocristalino+ SolaX Mini X1-1.1-S-D + instalação =2050 euros
    3. 6 paineis Suntech 320 black half cells +solax x1 2.0 + instalação = 1800
    Qual a melhor opção?
    Acho estranho 3 empresas diferentes dizerem -me que preciso de diferentes soluções..
  8.  # 10

Acho que não tem muito que pensar.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happyfamily, elmariaxi
  9.  # 11

Colocado por: elmariaxiTenho 2 propostas..qual a melhor?
    Meu consumo médio mensal é de 300 kw tarifa simples.
    tive 3 propostas:
    1- 1000 euros um painel + instalação ( fora de hipótese)
    2 - 4 paineis Canadian Solar CS3K-320MS 320M Monocristalino+ SolaX Mini X1-1.1-S-D + instalação =2050 euros
    3. 6 paineis Suntech 320 black half cells +solax x1 2.0 + instalação = 1800
    Qual a melhor opção?
    Acho estranho 3 empresas diferentes dizerem -me que preciso de diferentes soluções..

A opção 3 (que suponho seja a da Solarimpact) parece-me a melhor
    Concordam com este comentário: elmariaxi
  10.  # 12

mas como é que 1000€ é um painel apenas? que painel é esse? Algum novo criado pelo Elon Musk?
  11.  # 13

Colocado por: master_chiefmas como é que 1000€ é um painel apenas? que painel é esse? Algum novo criado pelo Elon Musk?

Um painel 200€ + inversor 500€ + montagem 300€ = 1000€

Hoje estive a fazer umas contas, já está quase a fazer 1 mês que instalei os meus 4 painéis de 1200w totais e já produziram um total de 190kWh dos quais apenas "aproveitei" cerca de 90kWh, traduzindo isto para euros ao valor que eu pago por kWh, dá uma poupança de cerca de 17€ de um total de 35€.

É caso para dizer que a EDP está a tirar mais proveito que eu 😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
    •  
      nunos7
    • 18 setembro 2020 editado

# 14

Os chinocas sempre a faturar...

🤣🤣🤣🤣

Colocado por: rjmpiresÉ caso para dizer que a EDP está a tirar mais proveito que eu 😅
    Concordam com este comentário: rjmpires
  12.  # 15

Colocado por: nunos7Os chinocas sempre a faturar...

🤣🤣🤣🤣

Concordam com este comentário:rjmpires

Não precisei de ligar a bomba de calor para o PRH nem para fazer AQS, e também ainda não tenho a ilha da cozinha acabada (que é onde tenho a placa), provavelmente no inverno vou consumir maior % da produção, pena que a produção não deve ser tanta 😛
  13.  # 16

Colocado por: JotaPUma empresa propôs-me ontem 2500+ iva por uma bateria de 4kw + inversor.

Supostamente o inversor é caro mas necessário pois o Solax que tenho com os paineis não é compatível.

Sugerem que eu passe de 6 para 3kw de potência contratada, para redução fixa da despesa mensal e porque em teoria, o excesso de produção é armazenado e compensa a redução da potência da EDP.

Isto faz sentido ou há o risco de alguns dias ligar um compressor ou máquina de soldar e ficar mais vezes com o quadro em baixo do que correr bem?

A bateria aguenta os picos de potência. No entanto se a bateria estiver sem carga não vai aguentar os picos.
    Passar de 6 para 3 de potência reduz quanto por mês? nada de especial. 3 euros?
    Ao fim do dia basta cozinhar o jantar e esgota o 3 kw de energia armazenada, ficando a instalação da casa vulnerável aos picos de tensão acima de 3 kw.
    Para fazer isso, instale bateria de 7 ou 10 kw. Aí já pode pensar em baixar a potência para 3 kw
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 17

Colocado por: rjmpires
    Um painel 200€ + inversor 500€ + montagem 300€ = 1000€

Hoje estive a fazer umas contas, já está quase a fazer 1 mês que instalei os meus 4 painéis de 1200w totais e já produziram um total de 190kWh dos quais apenas "aproveitei" cerca de 90kWh, traduzindo isto para euros ao valor que eu pago por kWh, dá uma poupança de cerca de 17€ de um total de 35€.

É caso para dizer que a EDP está a tirar mais proveito que eu 😅

Isso ainda despejou uns kwh valentes, nada mal mesmo. Ja fazia falta ai uma bateria :P
  14.  # 18

Colocado por: J D

Isso ainda despejou uns kwh valentes, nada mal mesmo. Ja fazia falta ai uma bateria :P

Ainda não vi preços que me convencessem.
    Pode ser que venha aí uma tecnologia revolucionária e em conta 😅
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 19

Colocado por: rjmpires
    Ainda não vi preços que me convencessem.
    Pode ser que venha aí uma tecnologia revolucionária e em conta 😅

Epa , 4.2kw por 1.6k euros nao convence mesmo? Olha a quantidade de energia que nao davas aos chicoms :P
  15.  # 20

Colocado por: J D

Epa , 4.2kw por 1.6k euros nao convence mesmo? Olha a quantidade de energia que nao davas aos chicoms :P
    Concordam com este comentário:rjmpires

Por acaso até nem é um valor assim tão alto.
    Nunca aprofundei muito a leitura sobre as baterias, nem sei se é necessário algum inversor especial ou algum equipamento extra.
    Se tiveres aí alguma fonte de literatura boa partilha, que quando tiver tempo dou uma leitura 👍🏻

0.3145 seg. NEW