Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ruicarlovOutro dia apareceu por aí uma notícia de um tipo que roubava energia à bruta à EDP para crescer "erva" numa estufa.....

Dass era tudo lucro.😂😂
  2.  # 2

Colocado por: ruicarlovOutro dia apareceu por aí uma notícia de um tipo que roubava energia à bruta à EDP para crescer "erva" numa estufa.....

Este assunto é offtopic, mas é algo que não percebo como é que produzir canabis é ilegal e ser viticultor é algo normalissimo. Em portugal, o alcoolismo afecta mais de metade dos homens a partir dos 50 anos, mas umas charradas com efeitos bem menos nocivos, já é algo do outro mundo!
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  3.  # 3

Colocado por: TicMic

Eu não consigo ficar offgrid pela dimensão do consumo, já coloquei aí facturas atrás e é bastante, mesmo com a central que tenho. A minha pergunta é para uma situação de autoconsumo, sem baterias.

Ou seja, painéis a produzir e a injectar na rede doméstica (figrorificos, televisões, arcas, e mais o normal) e sobra energia ainda, esta pode ser revertida para a piscina sem entrar na rede? Isto garantindo sempre que numa situação de insuficiência da minha parte, à noite por exemplo, eu possa ir buscar à rede para manter o padrão de utilização da energia actual.

Está um senhor ...não sei se é no custo justo ou Olx
    Que vende um género de central...para o excedente em vez de ir para a rede ir para a resistência do termoacumulador.
    Penso que dará também para a piscina.
  4.  # 4

Colocado por: TicMicnão percebo como é que produzir canabis é ilegal

Na Tilray em Cantanhede não ;)
    Concordam com este comentário: TicMic
  5.  # 5

.
    Concordam com este comentário: Wilga
      wg8NKjTg_400x400.jpg
  6.  # 6

O que não falta por aí é "velhotes" desses, fazem um shunt e aquilo mede apenas uma percentagem do consumo, é conforme a ganância de cada um.

De vez em quando lá caçam um artista desses e por arrasto saem umas dezenas de multas onde ele fez o serviço.

https://www.dn.pt/pais/200-acusados-alteravam-os-contadores-da-edp-e-poupavam-milhares-de-euros-11397294.html
  7.  # 7

Este tipo de fraude acontecia em contadores mecânicos que a empresa foi substituindo por digitais. O controlo dos consumos também permite à EDP dar conta de situações anómalas, com os serviços da empresa a ter meios para a verificação remota e para fazer a correlação de dados de consumo. No entanto, as fraudes não param.

Colocado por: rjmsilvaO que não falta por aí é "velhotes" desses, fazem um shunt e aquilo mede apenas uma percentagem do consumo, é conforme a ganância de cada um.

De vez em quando lá caçam um artista desses e por arrasto saem umas dezenas de multas onde ele fez o serviço.

https://www.dn.pt/pais/200-acusados-alteravam-os-contadores-da-edp-e-poupavam-milhares-de-euros-11397294.html

Se esse shunt (ligação direta) é feito no cabo que vai para o contador, antes de lá chegar, de que forma é que é possível medir a diferença de consumos que referem na noticia?

A tecnologia de controlo de consumos e fraudas na eletricidade parece-me ainda muito por desenvolver, ou não?

Imagino que a eletricidade não seja muito diferente da agua, ou seja, num cabo horizontal que se faça um shunt a meio, fica um T, tal como numa ligação de rega, que depois poderá ir até um contador e trabalhar o resto da rede domestica a partir daí, ou estou completamente errado?

Se assim for, eu direi que há milhares e milhares de pessoas nesta situação!
    • kiliam
    • 22 outubro 2020 editado

# 8

TicMic

Veja este link:
    https://www.google.pt/amp/s/www.instructables.com/Shelly-EM-Auto-Toggle-Based-on-Solar-Panels-Produc/%3famp_page=true

Basta ver o vídeo logo ao início. Depois é a explicação para por a funcionar.
    Mas basicamente, usando um Shelly para medir os consumos depois pode programar uma tomada para se desligar caso o consumo da casa ultrapasse o definido.
    Tinha posto mais atrás a pensar que podia aquecer a casa com os painéis a produzir para um aquecedor mas disseram logo que não daria.
    Mais uns anos e até dão os painéis. E eles andam a ficar com cada vez mais eficiência por isso pode ser que dê um dia...
  8.  # 9

Colocado por: callinas

A título de exemplo, como resumo do impacto nas medições de energia enviadas para a rede, a situação traduz-se no seguinte:
    Medição realizada pelo vosso contador de energia num período de 15 minutos
    Consumo total = 20 kWh
    Injeção total = 5 kWh

Valores liquidados que passarão a ser contabilizados

Consumo Liquidado = 20 – 5 = 15 kWh
    Injeção Liquidada = 0 kWh

Caso aconteça a situação inversa, ou seja o Consumo Total = 5 kWh e a Injeção Total = 20 kWh então os valores contabilizados passam a ser:

Consumo Liquidado = 0 kWh
    Injeção Liquidada = 15 kWh

Isto significa que a energia produzida que é devolvida à rede vai ser abatida na energia consumida. Além disso, como não podem ser registados valores negativos, ou o consumo ou a injeção após a liquidação ficarão a zero.
    https://www.erse.pt/atividade/regulamentos-eletricidade/autoconsumo/
    https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/125692189/details/normal?q=decreto-lei+162%2F2019%7E
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ptuga,zed

Colocado por: smdx

Tem mais info aqui:https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=24261
    ou aqui:https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/energia-solar/energia-solar-autoconsumo-como-e-que-a-energia-que-consumo-e-produzo-e-contabilizada/faq-17681

basicamente é feito um "mini net-metering" em períodos de 15 minutos.. se nesse período o consumo igualar a injeção na rede, então é considerado que o consumo é zero e não paga nada nesse período apesar de ter havido consumo...

Pontos a considerar: tem de ter contador inteligente, e tem de ter o registo feito na DGEG para a EDP Distribuição ativar no contador a componente de medição da quantidade de energia injetada na rede (ou até mesmo trocar o contador se for caso disso)

Por isso é que o callinas indicou, que pode haver cenários em que fica mais barato injetar na rede, do que ter injeção zero.

PS. se (ainda) tiverem contador de rodinha.. esse também faz "net-metering", mas porque anda ao contrário... Mas os contadores de rodinha já não devem durar muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zed

Então mas o contador não conta toda a eletricidade consumida!?
    Subtrai alguma coisa?
  9.  # 10

Colocado por: TicMicSe assim for, eu direi que há milhares e milhares de pessoas nesta situação!

Parece que sim.

https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/dinheiro/amp/roubos-de-eletricidade-custam-70-milhoes-a-edp-9255378.html
  10.  # 11

Eu não consigo ficar offgrid pela dimensão do consumo, já coloquei aí facturas atrás e é bastante, mesmo com a central que tenho. A minha pergunta é para uma situação de autoconsumo, sem baterias.

Ou seja, painéis a produzir e a injectar na rede doméstica (figrorificos, televisões, arcas, e mais o normal) e sobra energia ainda, esta pode ser revertida para a piscina sem entrar na rede? Isto garantindo sempre que numa situação de insuficiência da minha parte, à noite por exemplo, eu possa ir buscar à rede para manter o padrão de utilização da energia actual.

O Amigo tem de ver qual o seu pico em watts de consumo .
    Acho que com um híbrido off grid se safa bem....mas de 5 kW pode não chegar .
    Ou mete 2 em série para10kw ou 1 de 10klw trifasico já se aguenta a bomboca .
  11.  # 12

Colocado por: kiliamTicMic

Veja este link:
    https://www.google.pt/amp/s/www.instructables.com/Shelly-EM-Auto-Toggle-Based-on-Solar-Panels-Produc/%3famp_page=true

Basta ver o vídeo logo ao início. Depois é a explicação para por a funcionar.
    Mas basicamente, usando um Shelly para medir os consumos depois pode programar uma tomada para se desligar caso o consumo da casa ultrapasse o definido.
    Tinha posto mais atrás a pensar que podia aquecer a casa com os painéis a produzir para um aquecedor mas disseram logo que não daria.
    Mais uns anos e até dão os painéis. E eles andam a ficar com cada vez mais eficiência por isso pode ser que dê um dia...

É continuar a esperar, e na altura de equacionar o autoconsumo vs off grid vs qlq outra inovação, já tudo há de existir. Até lá tenho contrato de venda bonificado à EDP até 2025.

O código do shelly está porreiro e facilmente perceptível, mas estamos a corre-lo de 60 em 60 segundos, idealmente era que fosse simplesmente automático. No entanto, se já chegamos a este nivel, não tenho duvidas que há soluções no mercado.
  12.  # 13

É continuar a esperar, e na altura de equacionar o autoconsumo vs off grid vs qlq outra inovação, já tudo há de existir. Até lá tenho contrato de venda bonificado à EDP até 2025.

O código do shelly está porreiro e facilmente perceptível, mas estamos a corre-lo de 60 em 60 segundos, idealmente era que fosse simplesmente automático. No entanto, se já chegamos a este nivel, não tenho duvidas que há soluções no mercado.

Então se tem um contrato a única vantagem era aproveitar enquanto tem o contrato ,ligar na mesma umas baterias com um controlador de carga para usar nem que fosse apenas para iluminação nocturna.
    Não sei se seria viável V/S preço de baterias ...mas é uma opção.
    Ainda são 5 anitos.
  13.  # 14

Colocado por: Rui sol na placa
    Então se tem um contrato a única vantagem era aproveitar enquanto tem o contrato ,ligar na mesma umas baterias com um controlador de carga para usar nem que fosse apenas para iluminação nocturna.
    Não sei se seria viável V/S preço de baterias ...mas é uma opção.
    Ainda são 5 anitos.

Enquanto tenho contrato, toda a energia que é produzida, é vendida à EDP, se passar para autoconsumo, deixo de estar no contrato...
  14.  # 15

Enquanto tenho contrato, toda a energia que é produzida, é vendida à EDP, se passar para autoconsumo, deixo de estar no contrato...

Mas eles vão la fazer alguma vistoria diária ...acho que não.
    E apenas um desvio de cerca de 4 kW para as baterias....nada de mais mas que em 5 anos são uns Euritos .
    Não lhes vai roubar nada.
  15.  # 16

Colocado por: Rui sol na placa
    Mas eles vão la fazer alguma vistoria diária ...acho que não.
    E apenas um desvio de cerca de 4 kW para as baterias....nada de mais mas que em 5 anos são uns Euritos .
    Não lhes vai roubar nada.

Mas se eu desviar para as baterias, deixo de lhes vender a eles, e só o custo da aquisição de baterias, é alto. Além de que depois tinha de implementar todo um sistema para gerir estes fluxos.
  16.  # 17

Boas,

Estou a pensar instalar paineis na minha casa.

A EI propôs 5 paineis de 345Wp da QCELLS, mas eu estou a pensar em colocar 6.

Fico com 2,07KW (5P= 1,73KW) de potência instalada, e eles prevêm 3.164KWh (5P= 2.637KWh) de produção com os 6 paineis.

Ainda segundo a EI, reduzo o consumo em 40% (5P= 37,4%), e desperdiço 20% (5P= 10%) da produção.

A diferença são 500€, 5P= 3000€ e 6P= 3500€

Tendo em conta o apoio do fundo ambiental, é irrisória.

Acho que não vale a pena ir além dos 6 paineis, concordam?

Qual a vossa opinião?
  17.  # 18

O trabalho é chave na mão, se tiverem conselhos sobre questôes que deva colocar antes de acertar o contrato, agradeço, pois percebo muito pouco deste assunto.

Grato
  18.  # 19

João Galambas, já que és secretário de estado da Energia e pertences à corja, não fazes um ajuste direto a um amigo para te irem instalar os painéis a casa?
    Concordam com este comentário: SACS
  19.  # 20

Colocado por: João GalambasTendo em conta o apoio do fundo ambiental
    é melhor não contar com o ovo no **** da galinha pois o fundo ambiental á muito que já era.

0.3976 seg. NEW