Colocado por: ruicarlovOutro dia apareceu por aí uma notícia de um tipo que roubava energia à bruta à EDP para crescer "erva" numa estufa.....
Colocado por: ruicarlovOutro dia apareceu por aí uma notícia de um tipo que roubava energia à bruta à EDP para crescer "erva" numa estufa.....
Colocado por: TicMic
Eu não consigo ficar offgrid pela dimensão do consumo, já coloquei aí facturas atrás e é bastante, mesmo com a central que tenho. A minha pergunta é para uma situação de autoconsumo, sem baterias.
Ou seja, painéis a produzir e a injectar na rede doméstica (figrorificos, televisões, arcas, e mais o normal) e sobra energia ainda, esta pode ser revertida para a piscina sem entrar na rede? Isto garantindo sempre que numa situação de insuficiência da minha parte, à noite por exemplo, eu possa ir buscar à rede para manter o padrão de utilização da energia actual.
Colocado por: TicMicnão percebo como é que produzir canabis é ilegal
Este tipo de fraude acontecia em contadores mecânicos que a empresa foi substituindo por digitais. O controlo dos consumos também permite à EDP dar conta de situações anómalas, com os serviços da empresa a ter meios para a verificação remota e para fazer a correlação de dados de consumo. No entanto, as fraudes não param.
Colocado por: rjmsilvaO que não falta por aí é "velhotes" desses, fazem um shunt e aquilo mede apenas uma percentagem do consumo, é conforme a ganância de cada um.
De vez em quando lá caçam um artista desses e por arrasto saem umas dezenas de multas onde ele fez o serviço.
https://www.dn.pt/pais/200-acusados-alteravam-os-contadores-da-edp-e-poupavam-milhares-de-euros-11397294.html
Colocado por: callinas
A título de exemplo, como resumo do impacto nas medições de energia enviadas para a rede, a situação traduz-se no seguinte:
Medição realizada pelo vosso contador de energia num período de 15 minutos
Consumo total = 20 kWh
Injeção total = 5 kWh
Valores liquidados que passarão a ser contabilizados
Consumo Liquidado = 20 – 5 = 15 kWh
Injeção Liquidada = 0 kWh
Caso aconteça a situação inversa, ou seja o Consumo Total = 5 kWh e a Injeção Total = 20 kWh então os valores contabilizados passam a ser:
Consumo Liquidado = 0 kWh
Injeção Liquidada = 15 kWh
Isto significa que a energia produzida que é devolvida à rede vai ser abatida na energia consumida. Além disso, como não podem ser registados valores negativos, ou o consumo ou a injeção após a liquidação ficarão a zero.
https://www.erse.pt/atividade/regulamentos-eletricidade/autoconsumo/
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/125692189/details/normal?q=decreto-lei+162%2F2019%7E
Colocado por: smdx
Tem mais info aqui:https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=24261
ou aqui:https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/energia-solar/energia-solar-autoconsumo-como-e-que-a-energia-que-consumo-e-produzo-e-contabilizada/faq-17681
basicamente é feito um "mini net-metering" em períodos de 15 minutos.. se nesse período o consumo igualar a injeção na rede, então é considerado que o consumo é zero e não paga nada nesse período apesar de ter havido consumo...
Pontos a considerar: tem de ter contador inteligente, e tem de ter o registo feito na DGEG para a EDP Distribuição ativar no contador a componente de medição da quantidade de energia injetada na rede (ou até mesmo trocar o contador se for caso disso)
Por isso é que o callinas indicou, que pode haver cenários em que fica mais barato injetar na rede, do que ter injeção zero.
PS. se (ainda) tiverem contador de rodinha.. esse também faz "net-metering", mas porque anda ao contrário... Mas os contadores de rodinha já não devem durar muito
Colocado por: TicMicSe assim for, eu direi que há milhares e milhares de pessoas nesta situação!
Eu não consigo ficar offgrid pela dimensão do consumo, já coloquei aí facturas atrás e é bastante, mesmo com a central que tenho. A minha pergunta é para uma situação de autoconsumo, sem baterias.
Ou seja, painéis a produzir e a injectar na rede doméstica (figrorificos, televisões, arcas, e mais o normal) e sobra energia ainda, esta pode ser revertida para a piscina sem entrar na rede? Isto garantindo sempre que numa situação de insuficiência da minha parte, à noite por exemplo, eu possa ir buscar à rede para manter o padrão de utilização da energia actual.
Colocado por: kiliamTicMic
Veja este link:
https://www.google.pt/amp/s/www.instructables.com/Shelly-EM-Auto-Toggle-Based-on-Solar-Panels-Produc/%3famp_page=true
Basta ver o vídeo logo ao início. Depois é a explicação para por a funcionar.
Mas basicamente, usando um Shelly para medir os consumos depois pode programar uma tomada para se desligar caso o consumo da casa ultrapasse o definido.
Tinha posto mais atrás a pensar que podia aquecer a casa com os painéis a produzir para um aquecedor mas disseram logo que não daria.
Mais uns anos e até dão os painéis. E eles andam a ficar com cada vez mais eficiência por isso pode ser que dê um dia...
É continuar a esperar, e na altura de equacionar o autoconsumo vs off grid vs qlq outra inovação, já tudo há de existir. Até lá tenho contrato de venda bonificado à EDP até 2025.
O código do shelly está porreiro e facilmente perceptível, mas estamos a corre-lo de 60 em 60 segundos, idealmente era que fosse simplesmente automático. No entanto, se já chegamos a este nivel, não tenho duvidas que há soluções no mercado.
Colocado por: Rui sol na placa
Então se tem um contrato a única vantagem era aproveitar enquanto tem o contrato ,ligar na mesma umas baterias com um controlador de carga para usar nem que fosse apenas para iluminação nocturna.
Não sei se seria viável V/S preço de baterias ...mas é uma opção.
Ainda são 5 anitos.
Enquanto tenho contrato, toda a energia que é produzida, é vendida à EDP, se passar para autoconsumo, deixo de estar no contrato...
Colocado por: Rui sol na placa
Mas eles vão la fazer alguma vistoria diária ...acho que não.
E apenas um desvio de cerca de 4 kW para as baterias....nada de mais mas que em 5 anos são uns Euritos .
Não lhes vai roubar nada.
Colocado por: João GalambasTendo em conta o apoio do fundo ambientalé melhor não contar com o ovo no **** da galinha pois o fundo ambiental á muito que já era.