Iniciar sessão ou registar-se
    • FR1234
    • 13 janeiro 2020 editado

     # 1

    Boa tarde pessoal.
    Eu e a minha esposa temos um imóvel que não vamos dar uso por 1 ano e estamos a pensar em arrendar no entanto temos algumas questões.
    Como senhorio,
    1. qual é o tempo mínimo que posso fazer o contrato? é de 12 meses ou pode ser mensal ?
    2. não vamos ter rendimentos em PT, é possível declarar as rendas como categoria H para evitar o imposto 28%?
    3. o contrato pode ficar em nome dos 2 e passar nós os 2 os recibos ?
    4. em caso de não pagamento de rendas, como anda as acções de despejo ? é demorado e custos elevados?
    5. como é que avaliam um arrendatário de risco ?

    Será que vale correr o risco por 12 meses ? De acordo com a vossa experiência.

    Muito obrigado !
  1.  # 2

    4.
    do que se lê pode levar anos até conseguir que o tribunal decida
    5.
    muito dificil.
    Pedir caução alta no inicio é uma boa regra

    Por 12 meses não creio que valha o risco...
  2.  # 3

    Então aquele balcão nacional do despejo que aparenta funcionar bem e rápido não é bem assim, é isso ?
    A caução não é o valor da renda?

    Pois com todos estes riscos e obrigações estou a ver que é melhor esquecer a ideia.
    • size
    • 13 janeiro 2020

     # 4

    1- Pode ser inferior a 12 meses, x meses, desde que que o contrato se destine a habitação não permanente, ou fins especiais transitórios.
    2 - Não . Serão rendimentos de categoria F
    3- Sim
    4- Muito complicado
    5- Quase impossível de se avaliar perante desconhecidos.
  3.  # 5

    https://www.google.com/search?q=deco+manual+para+senhorios&client=ms-android-samsung&prmd=simvn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiJhO28n4HnAhWOPFAKHQFMA6YQ_AUoAnoECAoQAg&biw=360&bih=560#imgrc=JxMx6bD_ej3dOM

    Compre este livro da Deco. Tem muita informação.
    Arrendar só por 1 ano, sem perceber nada do assunto,...
    3 ou 4 rendas são para o Estado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR1234
  4.  # 6

    Colocado por: size1- Pode ser inferior a 12 meses, x meses, desde que que o contrato se destine a habitação não permanente, ou fins especiais transitórios.
    2 - Não . Serão rendimentos de categoria F
    3- Sim
    4- Muito complicado
    5- Quase impossível de se avaliar perante desconhecidos.


    Erro meu, o que quis perguntar foi, uma pessoa que tenha no IRS declarado apenas 6000€ de rendas tem pagar impostos na mesma ?
    Acho que é o englobamento.
  5.  # 7

    Engloba se tiver outros rendimentos.
    Era bom nao pagar...

    O contrato fica em nome dos 2 ( aparece no recibo electrónico), se a casa for dos 2. Quem passa o recibo é só 1 de voces (o que tiver o nome na caderneta predial),( casados com comunhao de adquiridos).

    No IRS tem que discriminar 50% para cada um de voces.
    Trabalho a mais e possiveis chatices para apenas um ano de arrendamento. De 6000 brutos só vai ver uns 3000 limpos.
    Usa esses 3000 para arranjar, pintar e limpar a casa que o inquilino "usou".
    Acha que vale a pena? :)
  6.  # 8

    Sim teria rendimentos de cat A (conta outrém).
    Sim a casa está em nome dos 2.

    Vamos supor o seguinte 6000€ de renda.
    Sujeito A: 2000€ cat a + 3000€ cat F igual ao sujeito B, iriamos pagar imposto mesma com o englobamento ?


    Pois se calhar já é trabalho a mais...
  7.  # 9

    Veja na tabela de IRS qual é a taxa para o total dos seus rendimentos (A + F).
  8.  # 10

    E o lucro é zero, para 1 ano!
  9.  # 11

    Colocado por: ****

    Sempre tive lucro !


    É senhorio há quanto tempo? Começou ontem?
    Estes sao inexperientes! Nem leram o NRAU nem sabem calcular os impostos! (Sem ofensa!)
    Arrendar a casa, por 1 ano, só se for com uma renda que valha a pena o risco. Com uma boa caução! Ou pagamento adiantado!
  10.  # 12

    Ah, e se nao entendem do assunto e pedirem apoio da imobiliaria, esta leva mais 2 rendas + IVA!!!
  11.  # 13

    Colocado por: ****Muito tempo e na única vez que fui apelado ao coração , foi onde perdi , algum dinheiro .


    Alugar a amigos, ou amigos de amigos, tem tudo para correr mal!
  12.  # 14

    Caução 6 meses e alta
    Análise ao candidato atraves de entrevista e CV. Falar com senhorioos anteriores, etc etc. Conhecer amigo de amigo que conheça...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR1234
  13.  # 15

    Colocado por: DonaRuteVeja na tabela de IRS qual é a taxa para o total dos seus rendimentos (A + F).

    Fiz uma simulação e pago 150€ isto com o simulador de 2018.
    De impostos não deve chegar a 1 renda.

    Vamos ponderar os prós e contras. E logo se vê
      Opera Instantâneo_2020-01-14_075330_irs.portaldasfinancas.gov.pt.png
  14.  # 16

    Colocado por: TicMicCaução 6 meses e alta
    Análise ao candidato atraves de entrevista e CV. Falar com senhorioos anteriores, etc etc. Conhecer amigo de amigo que conheça...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FR1234

    Garantia bancária não será mais seguro?
    Ainda não sei como funciona, só ouvi falar.
 
0.0215 seg. NEW