Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 15 janeiro 2020

     # 81

    Será mais um anúncio em que pedem "recém licenciados" com experiência?
    Concordam com este comentário: larkhe
  1.  # 82

    O problema das empresas da área da construção, a titulo de exemplo, é que se metem pessoal com formação superior (o que até é obrigatório para obter o alvará), dão formação e boas condições salariais aos seus funcionários, investem em bom equipamento, em imagem, em segurança etc., têm que ter margem para pagar tudo isso. A questão que se coloca é: Qual é o cliente que quer saber disso em Portugal? Desde de que o serviço fique feito, até vão buscar o "Zé" ou o "António" ao café e pagam-lhe ao dia. Os lamentos vêm depois mas mesmo assim as pessoas dificilmente aprendem e preferem arranjar um "João" qualquer para resolver o problema.

    A mentalidade das empresas tem que mudar mas a do cliente final também. Para além disso é da responsabilidade do estado criar leis e mecanismos que evitem a concorrência desleal.

    Quanto a empresas de tecnologia de ponta, que realmente estão obrigadas a ter pessoal especializado com formação superior, penso que os salários em Portugal já começam a chegar a níveis aceitáveis para a nossa realidade.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 83

    Quando aqui se comparam salários em Portugal com Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, não podem deixar de parte também o custo de vida nesses países.

    1500/2000€ em Braga ou Porto valem mais do que 3500 em Manchester ou Oslo.
    Conheço mais do que um caso de ingleses a trabalhar em Portugal que com salário menor do que tinham em Inglaterra afirmam que conseguem manter um nível de vida muito superior, tal como um sistema de saúde muito melhor do que o que tinham.
    • MVA
    • 15 janeiro 2020

     # 84

    Colocado por: leandro_mQuando aqui se comparam salários em Portugal com Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, não podem deixar de parte também o custo de vida nesses países.

    1500/2000€ em Braga ou Porto valem mais do que 3500 em Manchester ou Oslo.


    Quem ganha isso em Portugal, não ganha 3500 em Manchester ou Oslo.
    Quem ganha 2000€ em Portugal deve auferir 6000€ em Oslo e 5000€ em Manchester.
    Concordam com este comentário: larkhe, TicMic
    • hangas
    • 15 janeiro 2020 editado

     # 85

    Colocado por: MVAQuem ganha 2000€ em Portugal deve auferir 6000€ em Oslo e 5000€ em Manchester.


    Ou mais, visto que nesses valores já não estamos a falar de juniors...
    Em informática, para posiçoes seniores e em Londres são normais valores de £80 a 100K/ano. Os valores de Manchester não andam muito longe.
    E quem optar por trabalhar por conta própria, como contractor, é comum ter rates de 600-800£/dia, e com um mercado que permite facilmente trabalhar 250 dias/ano.

    O custo de vida é mais alto? é! Mas mesmo com uma renda de casa de quase 2K/mes, mais infantário, e resto das despesas consigo poupar várias vezes mais do que ganhava bruto em Portugal.
  3.  # 86

    Colocado por: MVA

    Antigamente sim. Hoje em dia o desemprego é praticamente zero.
    Na minha empresa, paga-se acima da média (1500 euros a recém-licenciados por exemplo) e mesmo assim ninguém concorre às nossas vagas de emprego. Somos forçados a contratar engenheiros brasileiros, chineses e indianos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Capuchinha


    O desemprego está longe de ser zero na maioria das áreas em Portugal. Na área tecnológica é que o desemprego é nulo ou praticamente nulo devido à falta de mão de obra qualificada.
    Diz que pagam 1500€ a recém-licenciados, não têm candidatos a essas ofertas e que pagam acima da média. Não sei a que média salarial se refere. Se for a média nacional, é verdade que pagam acima da média. Na área tecnológica, lamento informá-lo que os RH da sua empresa andam a trabalhar mal, dado que essa média é bem maior devido à falta de mão de obra qualificada.
    A título de exemplo, o filho de 1 amigo meu licenciou-se em engenharia informática (não me perguntem a especialidade que não sei) e no primeiro emprego tinha 1 salário de 1200€ (ele próprio dizia que era baixo, mas servia para ter experiência), passados 3 meses saiu dessa empresa e mudou-se para outra onde lhe pagavam 1800€ e volvidos outros 6 meses tem 1 salário de 2500€ (tudo isto na região norte).
    Os jovens de hoje procuram salários adequados às suas qualificações, ao modo de vida que pretendem e num ambiente e condições de trabalho sadios (onde se inclui a flexibilização do horário de trabalho). E se não o conseguirem em Portugal, emigram e não voltam mais.
    Longe vão os tempos em que 1 trabalhador laborava na mesma empresa a vida toda.
    As empresas portuguesas têm que se adaptar a isso, mas insistem em pagar o menos possível e assim em vez de reterem talento vêem-no partir para outros ares com ainda mais experiência acumulada, o que apenas beneficia a empresa que contrata esse trabalhador.
    • hangas
    • 15 janeiro 2020 editado

     # 87

    Colocado por: edescptLonge vão os tempos em que 1 trabalhador laborava na mesma empresa a vida toda.


    Isto!
    A mentalidade do "um emprego, uma casa (e um carro)" e de ficar na mesma situação para o resto da vida já começa a mudar.
    Em parte isto é o que diferencia os paises do norte da europa dos do sul, e as consequências indiretas disso.

    A melhor altura para procurar emprego (mesmo emprego não qualificado) é quando já se tem um. A pessoa está numa posição negocial superior e sobre menos pressão para aceitar a primeira coisa que lhe aparecer.

    Uma consequência disto é que que o candidato não tem problemas em mandar às urtigas empregadores oportunistas com propostas pouco sérias.
    E quando isto é generalizado e o turn-around começa a ser elevado (e a ter custos) as empresas esforçam-se mais um bocado em reter as pessoas, seja por compensações seja por melhorar o equilíbrio vida/trabalho.
  4.  # 88

    Desculpem lá, mas não resisto! :D

    Concordam com este comentário: hangas, eu, casinhaDaAvo
  5.  # 89

    Pois, o problema é que Portugal é apetecível do ponto de vista empresarial porque tem uma mão de obra mais barata que outros países da Europa...
    O que eu tenho visto a acontecer na minha zona (Viana do Castelo) é que as empresas não aumentam aos salários mas vão sim buscar mão de obra estrangeira. Brasileiros paquistaneses indianos etc etc...
  6.  # 90

    Colocado por: MVA


    Engenharias informática, electrotécnica, mecânica, industrial, aeroespacial.

    Não vou dizer qual é a empresa, mas é uma das maiores do mundo e julgo que é uma das 10 maiores em Portugal.

    Neste momento é praticamente impossível conseguir contratar pessoal, porque praticamente não existe desemprego.
    Concordam com este comentário:leandro_m

    É onde?
    • MVA
    • 15 janeiro 2020

     # 91

    Colocado por: luisrds
    É onde?


    Braga
    • MVA
    • 15 janeiro 2020

     # 92

    Colocado por: edescpto filho de 1 amigo meu licenciou-se em engenharia informática (não me perguntem a especialidade que não sei) e no primeiro emprego tinha 1 salário de 1200€ (ele próprio dizia que era baixo, mas servia para ter experiência), passados 3 meses saiu dessa empresa e mudou-se para outra onde lhe pagavam 1800€ e volvidos outros 6 meses tem 1 salário de 2500€


    Desculpe mas nem você acredita nisso.
    Ninguém em Portugal com 1 ano de experiência recebe 2500 euros.

    Mesmo os 1800 só há meia dúzia de empresas em Portugal que pagam isso a alguém com 1 ano de experiência (McKinsey, Boston Consulting e mais uma ou outra).
  7.  # 93

    Colocado por: MVA

    Braga


    É fácil de adivinhar de que empresa se trata mas lá está, é uma empresa na área das novas tecnologias e ainda por cima multinacional. Noutras áreas, devido à forte concorrência, muitas vezes desleal, é muito mais difícil pagar, em média, salários elevados.
  8.  # 94

    Colocado por: MVA

    A de Lisboa tenho de perguntar primeiro ao meu colega se posso publicar aqui. Para já apenas posso dizer que é uma entidade reguladora.





    Não é no Porto, é precisamente em Braga. Na Bosch, na minha equipa (departamento de R&D) estamos a oferecer 1500 euros a recém-licenciados nessas engenharias e sinceramente e honestamente, praticamente não temos candidatos.




    Estas duas vagas são para a minha equipa (em Braga):

    https://jobs.smartrecruiters.com/BoschGroup/743999689096639-rf-design-engineer?trid=9781539e-5cc9-4ef7-bca5-68ee1d1e0d30

    https://jobs.smartrecruiters.com/BoschGroup/743999689096576-telecommunications-engineer?trid=9781539e-5cc9-4ef7-bca5-68ee1d1e0d30

    Pagamos 1500 euros a recém-licenciados. Se tiverem alguém conhecido que corresponda ao perfil, até fico bastante agradecido se puderem recomendar alguém. Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Capuchinha


    Nenhuma dessa é para industrial, e ambas requerem experiência em HF design, e eu com um curso de engenharia, nem sei o que isso é!

    Mas vou passar a vaga a uns amigos
  9.  # 95

    Ao MVA, parabéns por teres escolhido a Bosch Braga.

    Fizeste casa cá ou no porto?
  10.  # 96

    Colocado por: MVA

    Desculpe mas nem você acredita nisso.
    Ninguém em Portugal com 1 ano de experiência recebe 2500 euros.

    Mesmo os 1800 só há meia dúzia de empresas em Portugal que pagam isso a alguém com 1 ano de experiência (McKinsey, Boston Consulting e mais uma ou outra).


    Eu não lhe disse onde ele trabalha, nem vou dizer. Acredite se quiser.
  11.  # 97

    Colocado por: MVA

    Desculpe mas nem você acredita nisso.
    Ninguém em Portugal com 1 ano de experiência recebe 2500 euros.

    Mesmo os 1800 só há meia dúzia de empresas em Portugal que pagam isso a alguém com 1 ano de experiência (McKinsey, Boston Consulting e mais uma ou outra).


    Mas acredite que é verdade.
    Na área das novas tecnologias os funcionários têm todas as regalias e mais alguma e mesmo assim mudam de emprego.

    No Porto, são 3 as empresas a competir pelos melhores funcionários no mercado e constantemente a "roubar" talentos umas às outras.
    Elas preferem pagar a um português com 3 anos de experiência 3000€ do que aliciar ingleses, polacos, e pagar 5 ou 7000 para que eles venham para cá.

    Já para não falar da nossa competência que é superior, e a nossa capacidade de raciocínio de "desenrascar" é algo que nenhum outro povo tem...
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
    • MVA
    • 15 janeiro 2020 editado

     # 98

    Colocado por: leandro_mpreferem pagar a um português com 3 anos de experiência 3000€


    Treta. Isso ganha um professor universitário de engenharia informática no técnico ou feup (3200 para ser mais exacto), com doutoramento e mais de 15 anos de experiência na área.

    Colocado por: leandro_mdo que aliciar ingleses, polacos

    Já para não falar da nossa competência que é superior


    Já trabalhei com dezenas de engenheiros polacos. Tecnicamente são muito superiores aos engenheiros portugueses. Não é à toa que a Polónia está cheia de grandes multinacionais tecnológicas.
  12.  # 99

    Colocado por: MVA

    Treta. Isso ganha um professor universitário de engenharia informática no técnico ou feup (3200 para ser mais exacto), com doutoramento e mais de 15 anos de experiência na área.



    Já trabalhei com dezenas de engenheiros polacos. Tecnicamente são muito superiores aos engenheiros portugueses. Não é à toa que a Polónia está cheia de grandes multinacionais tecnológicas.


    Isto é tudo tão relativo. Já trabalhei com engenheiros polacos top e outros não tão TOP. Eu sei que alguns dos portugueses são muito bons, e outros não tanto. Lá na polónia é igual. O ensino lá também é bom.

    Ganha-se mais na polónia e o custo de vida é mais barato, pelo menos, na nossa area - Engenharia
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0331 seg. NEW