Iniciar sessão ou registar-se
    • HM
    • 2 outubro 2009

     # 1

    Boas,

    Na minha sala tenho vários focos pequenos (15) embutidos na placa, e como estão sempre a fundir as lâmpadas (GU10) e o consumo é muito elevado (11 de 50W e 4 de 35W). Estava a pensar substituir os tais focos por downlighits que permitissem o uso de lâmpadas economizadoras de energia. Foi aqui que me deparei com o problema, os focos estão colocados nuns orificios feitos quando a placa foi feita, ora para alargar esses "buracos" vou ter uma trabalheira e danificar a placa. Foi então que me lembrei que poderia deixar tudo como está, focos e sanca, e construir um tecto falso suspenso (cerca de 20 cm) e afastado das paredes laterais, desta forma poderia colocar iluminação indirecta e os downlighits.

    O que acham da ideia? ... e quanto poderá custar? (a sala tem cerca de 35m2)

    Cumprimentos

    HM
    •  
      alv
    • 2 outubro 2009

     # 2

    Vivam!
    Como orientação, e apenas isso, senão começamos para aqui a discutir o sexo dos anjos, um preço de referência será por volta do 21 a 25 €uros por m² e cerca de 50 0u 75€ por ml de sanca de iluminação indirecta, tudo mais o IVA e sem pintura, mas claro que pedindo orçamento a um instalador local terá o preço correcto.
    "Fassam" parte
    • HM
    • 2 outubro 2009

     # 3

    Muito obrigado pela reposta

    ... e acha a ideia viável????

    ou haverá outra solução????
    • HM
    • 8 outubro 2009

     # 4

    Obrigado pela resposta,

    ... mas na verdade estão mesmo embutidos na placa!

    Os focos são de 220v

    No inicio também pensei que não teria qualquer problema em substituir os focos, mas qdo fui verificar não havia qualquer dúvida! PLACA
  1.  # 5

    O melhor mesmo é fazer um tecto falso e já que está com a mão na massa, coloque isolamento térmico. è baratissimo 5€/m2 e ajuda
    • HM
    • 8 outubro 2009

     # 6

    mesmo que por cima da sala seja o quarto???

    é que estamos a falar duma vivenda de 2 andares ...

    ... a minha ideia não era fazer o tecto completo, mas sim um tecto desnivelado de forma a deixar um espaço junto à parede (+/- 40cm). Desta forma poderia ter iluminação indirecta e downlights.
  2.  # 7

    nessa caso, não, tenha é atenção à altura a que vai deixar o tecto, porque depois, pode não ter espaço para lá colocar os downlights. Não era a primeira vez.

    Escolha primeiro a iluminação, veja na ficha técnica a altura recomendada e marque no tecto os pontos onde os vai colocar, para que a malta do pladur não passe nesse ponto um perfil que depois terá de ser cortado, fragilizando o tecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HM
    • naar
    • 9 outubro 2009

     # 8

    Boas,

    Já existem lâmpadas economizadoras GU10, se o problema é só o consumo já o tem resolvido.

    Cump.
 
0.0108 seg. NEW