Iniciar sessão ou registar-se
    • rpc
    • 15 janeiro 2020

     # 1

    Bom dia,

    gostava que alguém com mais conhecimentos que eu, me pudesse esclarecer ou direccionar para algum artigo, sobre qual a orientação melhor para painéis fotovoltaicos, que servirão para AQS + BC + PRH.

    Isto partindo do pressuposto que não irei ter baterias, nem painéis que acompanham o sol.

    A opinião comum é que é melhor para Sul.
    Outros há que afirmam que o melhor é Sudoeste.
    Outros ainda que é melhor por uns painéis para Sudeste e outros para Sudoeste.

    Será que se tiver 6 painéis, posso pôr 2 para Sudeste, 2 para Sul e 2 para Sudoeste ?
    Será esta uma combinação "vencedora", ou isso não existe e é sempre dependente do perfil dos habitantes da casa ?


    Agradeço a vossa contribuição
  1.  # 2

    Orientados a sul com inclinação o mais próxima da latitude do local onde vai instalar os painéis.
    Concordam com este comentário: greenpower
  2.  # 3

    Concordo com "Orientados a sul com inclinação o mais próxima da latitude do local onde vai instalar os painéis". A questão sudoeste fará sentido se for numa zona do litoral onde haja nebulina matinal, ao colocar sudoeste permitirá aproveitar à tarde as "perdas" matinais.
    Concordam com este comentário: josealmeida
  3.  # 4

    Colocado por: greenpowerConcordo com "Orientados a sul com inclinação o mais próxima da latitude do local onde vai instalar os painéis". A questão sudoeste fará sentido se for numa zona do litoral onde haja nebulina matinal, ao colocar sudoeste permitirá aproveitar à tarde as "perdas" matinais.


    Essencialmente é isto tudo. A melhor orientação teórica é a sul, mas tendo em conta nevoeiros matinais, há muita gente que os desvia um pouco para poente.
  4.  # 5

    Estou a pensar colocar a 0°.
    Perdem uns 15% de produção mas ficam invisíveis na cobertura. Com o que poupo na estrutura compro mais um.
  5.  # 6

    Colocado por: barbeiroEstou a pensar colocar a 0°.
    Perdem uns 15% de produção mas ficam invisíveis na cobertura. Com o que poupo na estrutura compro mais um.

    Também concordo que numa moradia a questão estetica é um factor importante.
    Se colocar a 0°, tem de ter muito cuidado em verificar se pode vir a ter acumulação de sujidade, o que no media prazo pode criar hotspots e degradação precoce dos módulos. Isto porque a inclinação serve igualmente para "auto-limpeza" dos painéis. Ainda assim se a questão estética for muito importante se esqueça de deixar espaço entre os painéis e a cobertura de modo a garantir arejamento.
    Concordam com este comentário: josealmeida
  6.  # 7

    Se coloca a 0 graus tanto da, se está virado a nascente ou poente.
    Coloque alguma inclinação, para os paineis se auto lavarem, se não tem de ir lá cima de vez em quando lavá-los.
 
0.0133 seg. NEW