Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: SrRNo mínimo convém ter cerca de 6mt de tubo

Não deve ter é um 2º Andar num predio de 2 andares
  2.  # 22

Ui... Isso é demasiado fluxo para ser natural...

Consegue aceder ao topo da chaminé? coloque umas fotos.

Ainda mais estranho se sempre funcionou OK sem problemas...
    O recuperador é ventilado? Ou seja têm ventoinhas para alimentar/extrair?
    Concordam com este comentário: ark15
    • SrR
    • 16 janeiro 2020

# 23

Colocado por: larkhe

Não deve ter é um 2º Andar num predio de 2 andares
    se nao tem devia, no mínimo dos minimos 5mts alias deve vir no manual da máquina
  3.  # 24

Colocado por: larkhe

Pode, se a chaminè estiver mais baixa que o ponto mais alto do telhado

Uma pergunta estupida, tem a certeza que a borbuleta na saida de gases está aberta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ark15

O meu recuperador não tem nada para abrir ou fechar borbuletas. Sei que alguns tem uma alavanca mas este não. Como a meter a lenha,eu sinto "vento a passar", julgo que não está nada fechado.

ela não tem ventoinhas nem nada electrico, portanto acho que não é falha mecânica.

Colocado por: SrRQuantos metros tem o tubo desde o recuperador ate ao topo?

Eu não sei a altura, mas 4metros tem. o tubo começa no recuperador de calor, dentro de casa, até ao meu tecto, deve ter 1,5m .. vou ao sotão, e ao lado da chaminé ando lá em pé e sobra espaço (eu tenho 1,8m) .. para fora da telha tem mais 1,5metros (medido a olho).

Colocado por: hnogueiraUi... Isso é demasiado fluxo para ser natural...

Consegue aceder ao topo da chaminé? coloque umas fotos.

Ainda mais estranho se sempre funcionou OK sem problemas...
    O recuperador é ventilado? Ou seja têm ventoinhas para alimentar/extrair?
    Concordam com este comentário:ark15

Não tem ventoinas nem é ventilado. Nem nada para abrir o ar. A lareira, na parte inferior direita, tem uma entrada de ar.(está sempre aberta) abaixo da porta de vidro tem a gaveta das cinzas com uma entrada que dá para abrir e fechar .. e em cima, a meio da chaminé que fica dentro de casa tem uma saída de ar..

Garanto que sempre funcionou, desde meio de Outubro de 2019 que a uso diariamente, Nas ultimas semanas do ano estava ligada quase dia e noite e nunca nunca aconteceu o que vos mostrei no vídeo.

Já ligei para alguns sitios para me virem ver a recuperador, mas não encontrei alguém para dar data para realizar a analise :(

alguem conhece alguem para a zona de São João da madeira?

Alguem perguntou pela marca do recuperador de calor. Não sei, quando comprei a casa, tinha uns papeis lá dentro. Não guardei :( na estrutura da mesma não vejo nenhuma marca gravada. a como saber? Sem desmontar, não sou muito habilidoso x)

Mais uma vez, muito obrigado pelas sugestões e perguntas de despiste.
  4.  # 25

Faça o seguinte:

Sem lenha, ou seja "desligado", coloque um secador de cabelo a apontar para o tubo de exaustão, por uns bons minutos....

No fim de esses minutos, (Quando o tubo já estiver quente), coloque uma folha de papel por baixo e confirme se ainda têm vento a "descer" pelo tubo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ark15
  5.  # 26

Colocado por: hnogueiraFaça o seguinte:

Sem lenha, ou seja "desligado", coloque um secador de cabelo a apontar para o tubo de exaustão, por uns bons minutos....

No fim de esses minutos, (Quando o tubo já estiver quente), coloque uma folha de papel por baixo e confirme se ainda têm vento a "descer" pelo tubo...

Para isto tenho de tirar o espelho superior do recuperador de calor?
  6.  # 27

???

Mostre fotos desse "espelho" sff.
    • ark15
    • 16 janeiro 2020 editado

# 28

Colocado por: hnogueira???

Mostre fotos desse "espelho" sff.

Logo mando fotos do que falo.

E mando fotos da chaminé do lado de fora, no telhado.. (se for possivel, já será noite e pode nao ser muito visivel.
  7.  # 29

Já percebi, está a falar da grelha de ventilação do lado de fora do recuperador por cima na alvenaria?

O que eu sugeria era mesmo apontar por dentro do recuperador, até aquecer bem o tubo...

E depois com uma folha de papel por baixo ver se existem correntes de ar descendentes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ark15
  8.  # 30

Colocado por: hnogueiraJá percebi, está a falar da grelha de ventilação do lado de fora do recuperador por cima na alvenaria?

O que eu sugeria era mesmo apontar por dentro do recuperador, até aquecer bem o tubo...

E depois com uma folha de papel por baixo ver se existem correntes de ar descendentes...

Eu estou a entender onde quer que faça isso.
    A questão é, dentro do recuperador de calor, eu não vejo o tubo de exaustão. Tem lá uma "chapa" .. Se apontar o secador para lá, primeiro aquece a chapa, só depois o tubo.. e um secador não consegue tal feito.
    posso é tirar essa chapa, e assim vejo o tudo de exaustão. só assim.

A outra foto da chaminé vista do telhado, que pediu mais acima, eu consigo tirar, tenho acesso ao telhado, mas quando chegar a casa será noite, logo, não deve dar para tirar foto hoje! amanhã!
    Hoje já faço o que sugeriu com o secador!
  9.  # 31

essa chapa, é o difusor de chama...

É para retardar a sucção da chama, obrigando a subir em direcção ao topo do vidro, e só depois ser sugada...
    Sendo assim a propagação de calor mais eficiente. Pelo menos é essa a ideia.
    Ok.
    • NBA
    • 16 janeiro 2020

# 32

Colocado por: ark15A questão é, dentro do recuperador de calor, eu não vejo o tubo de exaustão. Tem lá uma "chapa" ..

Olhe bem se essa chapa está no devido lugar. Se deixa passar o fumo entre a chapa e o fundo do recuperador. Às vezes essa chapa tende a deslizar para trás e tapa os 2 cm que deve ter para o fumo passar por detrás e assim o fumo inicial ao bater na chapa vai direto para o vidro e sai pelas aberturas.
    Experimente só colocar as pinhas e não ponha lenha até aquecer.
    Ou tire essa chapa fora e faça a fogueira só com 3 pinhas ou uma simples acendalha e não coloque lenha para perceber se o fumo vai para cima.
    Tem que fazer várias tentativas para despistar os problemas.
    • ark15
    • 16 janeiro 2020 editado

# 33

Colocado por: hnogueiraessa chapa, é o difusor de chama...

É para retardar a sucção da chama, obrigando a subir em direcção ao topo do vidro, e só depois ser sugada...
    Sendo assim a propagação de calor mais eficiente. Pelo menos é essa a ideia.
    Ok.

Relativamente a isto, ela está no sitio. Porque ela tem marcas dos sítios onde esteve pousada. Por sim e por não, tentei "puxar" o máximo para a frente. ela realmente fica com 2 cm mas é a frente, e dos lados. atrás fica com milimetros de espaço.

Sem a dita chapa superior :
    Imagem 1

O Tubo de extracção:
    Imagem 2

A entrada de ar lateral:
    Imagem 3

Sem a grelha:

Imagem 4

E olhem o que encontrei a porta da entrada de ar:

Imagem 5

Imagem 6

2 pedaços de lá de rocha/vidro. (Penso eu que seja isso).

Como aquilo foi lá parar? Será aquilo suficiente para não deixar entrar ar suficiente?
    Caiu de algum lado? Poderá ter mais a bloquear? .. Não sei como aceder aquela parte para ver se tem mais para lá caído.

malta, isto vai dar para escrever um livro x)

Colocado por: NBA

Olhe bem se essa chapa está no devido lugar. Se deixa passar o fumo entre a chapa e o fundo do recuperador. Às vezes essa chapa tende a deslizar para trás e tapa os 2 cm que deve ter para o fumo passar por detrás e assim o fumo inicial ao bater na chapa vai direto para o vidro e sai pelas aberturas.
    Experimente só colocar as pinhas e não ponha lenha até aquecer.
    Ou tire essa chapa fora e faça a fogueira só com 3 pinhas ou uma simples acendalha e não coloque lenha para perceber se o fumo vai para cima.
    Tem que fazer várias tentativas para despistar os problemas.

Chegei tarde e não consegui fazer estes testes. amanhã vejo isto! Não tem problema de por a arder sem a chapa em cima? Queria ver se não pegava fogo a casa! x) (Brincadeira)

Obrigado por todas as ajudas.
    • NBA
    • 17 janeiro 2020

# 34

Só usa 3 pinhas ou uma acendalha quando experimentar sem a chapa. Deixa queimar tudo e vê se o fumo sai. Se estiver a funcionar mal pelo menos só fez o fumo das pinhas e não de uma fogueira com lenha. Se estiver a funcionar bem depois de queimar tudo, colocas a chapa e volta a acender novas pinhas e vê se o fumo sai bem com a chapa. Se sair bem então acendes novas pinhas e vai colocando a lenha devagar para ver se o fumo vai para cima. Porque pelo o que vi pelo vídeo deves ter posto as pinhas e a lenha logo de seguida sem deixares as pinhas acenderem bem.
  10.  # 35

Boas... Essa entrada de ar que refere (A grade que removeu), não é para alimentar a combustão... é para entrar ar para a hotte do recuperador, ou seja a caixa de alvenaria a toda a volta do mesmo... Deve ter outra grade mais acima certo?
    Isso da lá de rocha, é pq 90% dos recuperadores são montados com isso a forrar o interior...

Ou seja, o seu recuperador é como o meu... não têm entrada de ar do exterior.
    Alimenta pela porta (pequeno registo em baixo) e pelo topo do vidro (Que nunca fecha completamente a porta, fica cerca de 1cm "aberto"), é suposto ser assim...

Agora ou vc têm algo a bloquear a saída de fumos.. ou a fazer retorno..
    Ou têm o problema que eu tenho, que é: como tenho ventilação do prédio na cozinha e WC, consegue "sugar" o ar da casa...
    E enquanto a lenha não estiver a queimar bem, tenho sempre que ter a janela mais próxima do recuperador um pouco aberta.

Para entender um pouco mais, explore um pouco este site: https://www.sitiodaslareiras.com/
    https://www.sitiodaslareiras.com/lareiras-maus_exemplos.htm
    • ark15
    • 17 janeiro 2020 editado

# 36

Se sair bem então acendes novas pinhas e vai colocando a lenha devagar para ver se o fumo vai para cima. Porque pelo o que vi pelo vídeo deves ter posto as pinhas e a lenha logo de seguida sem deixares as pinhas acenderem bem.

Eu não entendo muito, mas discordo! Usei sempre o mesmo processo durante meses. o Recuperador nunca perdeu "pinta" de fumo. O processo para acender é sempre o mesmo!

Colocado por: hnogueira

Ou seja, o seu recuperador é como o meu... não têm entrada de ar do exterior.
    Alimenta pela porta (pequeno registo em baixo) e pelo topo do vidro (Que nunca fecha completamente a porta, fica cerca de 1cm "aberto"), é suposto ser assim...

Agora ou vc têm algo a bloquear a saída de fumos.. ou a fazer retorno..
    Ou têm o problema que eu tenho, que é: como tenho ventilação do prédio na cozinha e WC, consegue "sugar" o ar da casa...
    E enquanto a lenha não estiver a queimar bem, tenho sempre que ter a janela mais próxima do recuperador um pouco aberta.

A porta fecha completamente. Tem sim, uma entrada de ar por baixo!

Pois, tenho de entender o que me está a bloquear a saida de fumos. Chaminé limpa, por cima da tampa de metal, não tem nada, tem 2cm em cada lado para saida de ar.

Será por aquela entrada de ar para alimentar a hotte.. que tinha lã de rocha a frente da entrada de ar, pode estar a bloquear a combustão ?

Estou quase a mandar tudo pela janela fora e comprar novo :X
  11.  # 37

Boa noite. Arranjei um recuperador de calor da marca chazelles e como nunca tive nenhum recuperador não sei se isto é normal.
    .. Fiz um vídeo em que se ouve vento e a lenha a queimar rápido.
    O recuperador é não ventilado e a porta de abrir o ar está fechada no momento do vídeo.
    Não sei que tipo de saída de chaminé tem o prédio pois vivo no 1 andar e tenho que ir ver.
    Segue o vídeo. https://youtu.be/cRnFRX5--Mw
    Obrigado e desculpem ao user criador do tópico ter usado
  12.  # 38

Alguém sabe?
  13.  # 39

Colocado por: marcoabreuBoa noite. Arranjei um recuperador de calor da marca chazelles e como nunca tive nenhum recuperador não sei se isto é normal.
    .. Fiz um vídeo em que se ouve vento e a lenha a queimar rápido.
    O recuperador é não ventilado e a porta de abrir o ar está fechada no momento do vídeo.
    Não sei que tipo de saída de chaminé tem o prédio pois vivo no 1 andar e tenho que ir ver.
    Segue o vídeo.https://youtu.be/cRnFRX5--Mw
    Obrigado e desculpem ao user criador do tópico ter usado

Eu não acho normal! No meu, nunca tive nada do genero! Nem lá perto.
  14.  # 40

E o que achas que é? Será da zona ser ventosa?

0.0277 seg. NEW