Iniciar sessão ou registar-se
    • ml21
    • 16 janeiro 2020

     # 1

    Boa noite

    Estou na fase final de construção/compra de uma moradia e gostava de partilhar e ter opiniões acerca da planta, neste momento já não ha muito a alterar mas como partilhei isto apenas com amigos mais próximos e familiares agora gostava de ter uma visão de fora, mais crítica.

    Algumas notas: a parte de trás não tem janelas porque tem um muro a menos de 1m, nascente é do lado direito da imagem, a disposição da cozinha ja foi entretanto alterada com uma península, e a disposição dos wc também foi alterada.

    planta
  1.  # 2

    Para mim tem recortes/ apêndices a mais...
    Pena não haver varanda a sul na zona social . A nascente, não entendo o recorte em profundidade no alpendre da suite.

    Se tem 1.00m livre atrás... Poderiam ter previsto pelo menos uma janela na is... Haveria outra forma de resolver a planta.

    É sempre manhoso ficar com um corredor de 1m no quadrante norte... Muito mau. Mais valia terem encostado a casa à extrema.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml21
    • ml21
    • 16 janeiro 2020

     # 3

    Colocado por: Pedro BarradasPara mim tem recortes/ apêndices a mais...
    Pena não haver varanda a sul na zona social . A nascente, não entendo o recorte em profundidade no alpendre da suite.

    Se tem 1.00m livre atrás... Poderiam ter previsto pelo menos uma janela na is... Haveria outra forma de resolver a planta.

    É sempre manhoso ficar com um corredor de 1m no quadrante norte... Muito mau. Mais valia terem encostado a casa à extrema.


    Antes de mais obrigado pelo feedback.

    A suite ja estava com quase 20m2, achámos engraçado o espaço exterior ser maior visto que não havia necessidade de mais área interior mas percebo onde quer chegar.

    A janela na IS foi falha no projeto, o empreiteiro falou nisso durante a construção mas pelo que nos disse não podem abrir janelas que não estejam lá e como não queríamos atrasar deixamos ficar, mas sim isso foi falha.

    Em relação a não estar encostada ao muro, é um muro natural de granito que não está totalmente vertical, ha zonas no chão onde fica a menos de 0.5m. depois levou um sistema de drenagem de aguas que podem vir de cima e pelo que percebi quiseram deixar espaço também por causa de humidades que poderiam vir daí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 4

    Colocado por: ml21A janela na IS foi falha no projeto, o empreiteiro falou nisso durante a construção mas pelo que nos disse não podem abrir janelas que não estejam lá e como não queríamos atrasar deixamos ficar, mas sim isso foi falha.

    Pode efectuar uma alteração ao projecto no decorrer das obras... falem com o autor do projecto de arquitectura. acho que vale apena,. não acha!?
  3.  # 5

    a lavandaria/dispensa será uma zona de passagem entre a garagem e a cozinha. Não vai ter muito espaço de arrumação.
  4.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosa lavandaria/dispensa será uma zona de passagem entre a garagem e a cozinha. Não vai ter muito espaço de arrumação.

    aCHO MAIS ESTRANHO É A PORTA ALI.. NA ZONA DA SALA..
    aLIÁS GOSTARIA DE SABER COMO É QUE FOI PLANEADA A FRUIÇÃO DESTA SALA, QUE TERÁ ZONA DE ESTAR E DE REFEIÇÕES...

    fACE A ENTRADA DE GARAGEM JUNTO Á ZOONA DE FRUIÇÃO EXTERIOR DA ZONA SOCIAL.faz-me um pouco de confusão a necessidade de haver uma entrada formal ali!!? alguém vai usar aquela porta de entrada!? e um átrio sub-aproveitado com 2.20m de largura...
    Mesmo as outras áreas e alinhamentos gerais do projecto poderiam estar muito mais optimizados = menos área e melhor qualidade espacial e obra mais barata.
  5.  # 7

    a lav/desp eventualmente vai serviçais jona de passagem do que lav/desp... até porque a arrumacao/espaço não será muita
    • ml21
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pode efectuar uma alteração ao projecto no decorrer das obras... falem com o autor do projecto de arquitectura. acho que vale apena,. não acha!?


    Se ainda formos a tempo e não atrasar a obra sim, acho que vale a pena.

    Em relação ao resto, a ideia é usar a lav/desp só mesmo para arrumação e local de passagem, tudo o resto vai para a sala das máquinas.

    Quanto à disposição da sala, estamos a planear a zona de refeições no lado esquerdo, quem sai da despensa, uma mesa com 3m de comprimento. Do lado esquerdo um sofa em L, com o recuperador de frente e tv no canto na parede.

    O átrio com 2.20m é que não percebi, é o hall de entrada? Ficaria melhor sem isso e entrar logo na sala?

    Obrigado uma vez mais a todos pelas sugestões.
  6.  # 9

    Bom dia, ml21

    Em primeiro lugar, boa sorte para o seu projecto.

    Em segundo, o pormenor que me deixa mais apreensiva na sua planta é a quantidade de zonas sem iluminação natural, em especial a cozinha e as IS.
    Eu tentaria resolver essa situação, (e que me ajudem os membros entendidos se eu estiver a dizer uma asneira), nem que fosse através do uso de claraboias ventiladas e túneis de luz.

    Eu, como apreciadora de privacidade, até gosto de ter um hall de entrada. No entanto, se essa planta fosse minha, fechava aquele "alpendre" junto à porta com 4,8m2 pois seria o meu hall, e ficava com uma sala maior.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml21
  7.  # 10

    Colocado por: ml21Estou na fase final de construção/compra de uma moradia


    Olá, a que se refere com isto?
    Já meteu o projecto na Câmara? Já está em obra? O que é que já está feito?
    • ml21
    • 16 janeiro 2020

     # 11

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, a que se refere com isto?
    Já meteu o projecto na Câmara? Já está em obra? O que é que já está feito?


    As paredes já estão feitas, daí eu achar difícil fazer alguma alteração substancial neste momento, devia ter feito este post há um ano atrás, mas na altura estava com outras preocupaçõe$, agora que ja está tudo tratado, crédito aprovado, etc é que me lembrei deste pormaior.
    • ml21
    • 16 janeiro 2020

     # 12

    Colocado por: CapuchinhaBom dia, ml21

    Em primeiro lugar, boa sorte para o seu projecto.

    Em segundo, o pormenor que me deixa mais apreensiva na sua planta é a quantidade de zonas sem iluminação natural, em especial a cozinha e as IS.
    Eu tentaria resolver essa situação, (e que me ajudem os membros entendidos se eu estiver a dizer uma asneira), nem que fosse através do uso de claraboias ventiladas e túneis de luz.

    Eu, como apreciadora de privacidade, até gosto de ter um hall de entrada. No entanto, se essa planta fosse minha, fechava aquele "alpendre" junto à porta com 4,8m2 pois seria o meu hall, e ficava com uma sala maior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ml21


    A ideia das clarabóias é interessante, um dia mais tarde, se for possível posso pensar nisso.

    Quanto à sala, eu também concordo que o hall é demasiado grande mas já morei numa casa com área total idêntica à dessa sala/cozinha, será que fazia sentido ficar ainda maior com 62m2?
  8.  # 13

    Colocado por: ml21A ideia das clarabóias é interessante, um dia mais tarde, se for possível posso pensar nisso.


    Fico feliz que lhe tenha sido útil.
    Vá por mim, eu moro num apartamento em que a IS não tem janela. Não recomendo. E se mudar nunca mais quererei uma IS assim.


    Colocado por: ml21Quanto à sala, eu também concordo que o hall é demasiado grande mas já morei numa casa com área total idêntica à dessa sala/cozinha, será que fazia sentido ficar ainda maior com 62m2?


    LOL! Essa sala fica quase do tamanho da minha casa!

    Acho que, mais que uma questão de área, é uma questão de forma, da organização do espaço. Para mim não faria sentido algo tão grande, mas presumo que o ml21, estando a construir um t4, tenha mais gente em casa que eu.
    62m2 dá para uma boa cozinha, uma zona formal de refeições e uma zona de estar generosas, e ainda sobra para espaço de circulação a rodos, e até uma zona de leitura. Com um bom design de interiores fica aí com uma coisa à maneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml21
    • ml21
    • 16 janeiro 2020

     # 14

    Colocado por: Capuchinha

    Fico feliz que lhe tenha sido útil.
    Vá por mim, eu moro num apartamento em que a IS não tem janela. Não recomendo. E se mudar nunca mais quererei uma IS assim.




    LOL! Essa sala fica quase do tamanho da minha casa!

    Acho que, mais que uma questão de área, é uma questão de forma, da organização do espaço. Para mim não faria sentido algo tão grande, mas presumo que o ml21, estando a construir um t4, tenha mais gente em casa que eu.
    62m2 dá para uma boa cozinha, uma zona formal de refeições e uma zona de estar generosas, e ainda sobra para espaço de circulação a rodos, e até uma zona de leitura. Com um bom design de interiores fica aí com uma coisa à maneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ml21


    Por acaso somos só dois, e no máximo passaremos a três, eu fiz negócio ja com projecto e a construção em andamento, se fosse eu a fazer não passava de t3 e area total 200m2 mas é sempre melhor a mais do que a menos, nunca sabemos o que o futuro nos reserva.
  9.  # 15

    Colocado por: ml21Por acaso somos só dois, e no máximo passaremos a três, eu fiz negócio ja com projecto e a construção em andamento, se fosse eu a fazer não passava de t3 e area total 200m2 mas é sempre melhor a mais do que a menos, nunca sabemos o que o futuro nos reserva.


    Também é verdade.
    Pense assim: a suite para si e para a sua cara metade, um dos quartos para o futuro rebento. Se calhar virem gémeos, tem quartos suficientes. Ainda sobra para um escritório / quarto de visitas/ sala de brincar para a(s) criança(s).

    Se me permite mais um exercício de opinação, eu procederia às seguintes alterações:

    - colocava a cozinha no canto inferior esquerdo da sala - para mim tem mais lógica a cozinha ter acesso a muita luz natural, e acho que tem mais fluidez estar logo ao lado da despensa/ lavandaria.

    - aumentava a lavandaria, tanto em largura como em comprimento, para ficar com uma despensa / lavandaria supimpa. Para ter ideia do é supimpa google por "butler's pantry and laundry combined".

    - aumentava um pouco essa IS de forma a ter as 4 peças: banheira, duche, sanita e lavatório, e a pensar no futuro poderá ou não reservar, a cumprir as acessibilidades.

    - onde tem a cozinha na planta, por parecer um cantinho mais acolhedor, apetece-me tanto fazer daí uma zona de estar mais relax, com a tv naquela parede onde o lava louças, e sofás super confortáveis.
  10.  # 16

    Parabéns pelo projeto, que tudo corra bem. Um sugestão (se ainda for possível) seria alargar o portão da garagem. Com essa área merecia um acesso mais ágil para 2 veículos. Abr
  11.  # 17

    Ja agora tem 3D de como ficará o exterior?
    • ml21
    • 17 janeiro 2020

     # 18

    Colocado por: Capuchinha

    Também é verdade.
    Pense assim: a suite para si e para a sua cara metade, um dos quartos para o futuro rebento. Se calhar virem gémeos, tem quartos suficientes. Ainda sobra para um escritório / quarto de visitas/ sala de brincar para a(s) criança(s).

    Se me permite mais um exercício de opinação, eu procederia às seguintes alterações:

    - colocava a cozinha no canto inferior esquerdo da sala - para mim tem mais lógica a cozinha ter acesso a muita luz natural, e acho que tem mais fluidez estar logo ao lado da despensa/ lavandaria.

    - aumentava a lavandaria, tanto em largura como em comprimento, para ficar com uma despensa / lavandaria supimpa. Para ter ideia do é supimpa google por "butler's pantry and laundry combined".

    - aumentava um pouco essa IS de forma a ter as 4 peças: banheira, duche, sanita e lavatório, e a pensar no futuro poderá ou não reservar, a cumprir as acessibilidades.

    - onde tem a cozinha na planta, por parecer um cantinho mais acolhedor, apetece-me tanto fazer daí uma zona de estar mais relax, com a tv naquela parede onde o lava louças, e sofás super confortáveis.


    As canalizações já estão feitas, infelizmente não vai dar para mudar a cozinha de sitio, mas mais uma vez gostei das sugestões, pena é eu as ter pedido tarde de mais.



    Colocado por: fernandolJa agora tem 3D de como ficará o exterior?


    Quando for ao pc e se me lembrar venho cá pôr os 3D, mas já não falta muito para poder meter fotos reais mesmo, já falta menos de 6 meses para a data de previsão de entrega da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  12.  # 19

    Peço desculpa de me apoderar do topico para perguntar uma pequena coisita

    Esta casa tem aproximadamente 24x14 metros.

    Nao havia uma lei qualquer que dizia que as fachadas teriam de ser inferiores a 15 metros? Nunca percebi muito bem em que situaçoes isto se aplica. Ja li aqui casos de a malta ser obrigada a modificar a largura ou o comprimento durante o projecto.
 
0.0179 seg. NEW