Iniciar sessão ou registar-se
    • lasv
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Encontrei varios topicos com problemas semelhantes mas aqui fica a explicacao da minha situacao.
    Tenho uma casa com telhado de 2 aguas, 1 virada a sul e claro a outra virada a norte, por baixo da telha tenho uma manta termica (Presumo que esse seja o nome correcto) e por cima do tecto falso tenho la de rocha numa parte e la de vidro noutra.

    O problema que tenho na parte virada a norte uma condensação com agua na manta a pingar para a la de vidro/rocha e na virada a sul tudo seco sem condensação a vista.
    A condensação esta pior na parte mais baixa desaparecendo quando estamos a 1 metro da cumeira.

    A casa ainda nao esta habitada.

    Vou por fotos para melhor compreencao. Gostaria de saber qual a melhor forma de resolver este problema na vossa opiniao.

    Cumprimentos,
    Luis
      IMG_20200116_122150.jpg
    • lasv
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 2

    Ainda outra. A parte brilhante sao pingos de agua.
      IMG_20200116_122604.jpg
  1.  # 3

    Que tipo de telha tem ?
    • lasv
    • 16 janeiro 2020

     # 4

    Colocado por: larkheQue tipo de telha tem ?


    Telha marselha.
  2.  # 5

    Eu diria que tem falta de ventilaçao
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • lasv
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 6

    Colocado por: larkheEu diria que tem falta de ventilaçao


    Estou a pensar em telhas ventiladas. Talvez resolva o assunto.
  3.  # 7

    Colocado por: lasv

    Estou a pensar em telhas ventiladas. Talvez resolva o assunto.


    O que quer dizer com telha ventilada? Vai tirar uma e colocar outra que permita a passagem de ar (ou seja colocar telha própria que existe para o efeito). Se for como disse, o que consegue ventilar?, a manta que tem por baixo da telha certo. Não esta a ventilar o espaço que tem condensação.
  4.  # 8

    A causa da condensação não será essa manta de "alumínio" q tem sobre o ripado?
  5.  # 9

    E parece lá de vidro.. Tem papel Kraft essa manta?
    • lasv
    • 16 janeiro 2020

     # 10

    Colocado por: CarlosSainz

    O que quer dizer com telha ventilada? Vai tirar uma e colocar outra que permita a passagem de ar (ou seja colocar telha própria que existe para o efeito). Se for como disse, o que consegue ventilar?, a manta que tem por baixo da telha certo. Não esta a ventilar o espaço que tem condensação.


    Estava a pensar tirar algumas telhas e por telhas ventiladas e cortar a manta por baixo da nova telha, de forma a ventilar o espaco.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • lasv
    • 16 janeiro 2020

     # 11

    Colocado por: nunos7A causa da condensação não será essa manta de "alumínio" q tem sobre o ripado?
    Concordam com este comentário:****


    Pois, parece ser.. A ideia do construtor era prevenir em caso de alguma telha se partir...
  6.  # 12

    Colocado por: lasvA ideia do construtor era ...
    e era isso que estava no projecto?

    dá-me risada irem sempre nas conversas dos construtores, vizinhos, familiares etc em questões importantes na construção, mas os técnicos ficam sempre postos de lado por não perceberem do assunto (mas quando se vê projectos com etics nas coberturas também começo a ter as minhas dúvidas)

    agora mais sériamente, pode explicar as camadas aplicadas nessa cobertura? e como estava previsto pelo técnico?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 13

    Colocado por: antonylemosdá-me risada irem sempre nas conversas dos construtores, vizinhos, familiares etc em questões importantes na construção, mas os técnicos ficam sempre postos de lado por não perceberem do assunto

    Mas tb temos visto por aqui algumas coisas "receitadas" pelos técnicos, em q vocês depois descascam forte e feio :)
  8.  # 14

    Colocado por: nunos7coisas "receitadas" pelos técnicos, em q vocês depois descascam forte e feio :)

    É mentira!
    Foi só no esferovite do telhado mas isso é por causa dos picapauses
  9.  # 15

    Colocado por: nunos7Mas tb temos visto por aqui algumas coisas "receitadas" pelos técnicos, em q vocês depois descascam forte e feio :)
    tb é verdade...
    • lasv
    • 16 janeiro 2020

     # 16

    Colocado por: antonylemose era isso que estava no projecto?

    dá-me risada irem sempre nas conversas dos construtores, vizinhos, familiares etc em questões importantes na construção, mas os técnicos ficam sempre postos de lado por não perceberem do assunto (mas quando se vê projectos com etics nas coberturas também começo a ter as minhas dúvidas)

    agora mais sériamente, pode explicar as camadas aplicadas nessa cobertura? e como estava previsto pelo técnico?


    Portanto a ver se sei explicar isto bem, telha marselha, debaixo da telha a tal manta termica, depois por cima do tecto falso la de rocha de 70. Isto foi uma remodelacao como tal foi o empreiteiro que fez tudo e nao meteu nenhum tecnico. Portanto tenho 2 aguas, ao sul tudo seco, ao norte tenho entao agua na tal manta a todo o comprimwnto da casa.
  10.  # 17

    ok, o mal é que isso aí nao respira. portanto o vapor e ar húmido como não consegue escapar bate na manta térmica, no lado mais frio esse vapor condensa e pinga.

    era preferível nao ter essa manta.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • lasv
    • 16 janeiro 2020

     # 18

    Colocado por: antonylemosok, o mal é que isso aí nao respira. portanto o vapor e ar húmido como não consegue escapar bate na manta térmica, no lado mais frio esse vapor condensa e pinga.

    era preferível nao ter essa manta.
    Concordam com este comentário:****


    Entao sugere retirar ou fazer uns rasgos grandes na manta de forma a respirar...
  11.  # 19

    Colocado por: lasvfazer uns rasgos grandes na manta de forma a respirar...

    Ensaie numa zona de 1x1m, faça uns furos e veja se continua a condensar ou se melhora nessa zona
  12.  # 20

    Tira essa coisa de alumínio e mete esta tela:
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Tyvek_intro2_L900.jpg
 
0.0212 seg. NEW