Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia já dei a volta ao fórum e precisava que os entendidos me explicassem a diferença em termos comportamento a verdadeira diferença entre vigas lameladas ou maciças a madeira séra CASQUINHA/PINHO NÓRDICO/PINHO SILVESTRE ambas Com tratamento em autoclave classe 4, ambas com 6/7 m de cumprimento 10x20.
    Na ponta encaixa num U fica 2 metros suspenso e acenta em cima de um telhado plano.
    A maciça corre o risco de empeno?
    E a lamelada de descolar?
  2.  # 2

    Escolha madeira certificada, dimensione e não se preocupe
  3.  # 3

    Colocado por: flopes109vigas lameladas ou maciças a madeira séra CASQUINHA/PINHO NÓRDICO/PINHO SILVESTRE

    Tem comportamentos diferentes, resistências diferentes. Na realidade o que precisa? se já diz que são vigas de 6 a 7m de 10*20, qual o afastamento entre elas , quantos contraventamentos têm? quais as cargas que suportam...O que pretende saber na realidade?
  4.  # 4

    a diferença principal é na resistência. ao lamelar consegue-se uma distribuição uniforme dos nós na madeira.
  5.  # 5

    Colocado por: riscos
    Tem comportamentos diferentes, resistências diferentes. Na realidade o que precisa? se já diz que são vigas de 6 a 7m de 10*20, qual o afastamento entre elas , quantos contraventamentos têm? quais as cargas que suportam...O que pretende saber na realidade?

    As vigas é uma componente estética porem vou aproveitar para de vez em quando por umas camas de rede e assim.
    Apanham vento de todos os lados menos de sul
    As maciças podem empenar?
    Os lamelos não descolam?
    Obrigado
  6.  # 6

    As maciças com esse tamanho empenam muito mais facilmente. Já fiz com lamela das de 7m e ficaram bem
  7.  # 7

    Obrigado.
    E há algo que se possa fazer para que não aconteça empenos?
  8.  # 8

    Procuro empresa que execute lajes com vigas em madeira lamelada. (zona de Setúbal)
  9.  # 9

    boas ainda em relação as vigas lamelas, vao ser impraguenadas mas ainda nao decidi se classe 3 ou 4 ou que aconcelham?
    e o que mais resistente casquinha vermelha ou branca?
    obrigado
  10.  # 10

    não conheço a classe 4, aconselho a classe 3 por ser para ambientes húmidos. Casquinha branca ou vermelha...a vermelha é mais cara, eu normalmente uso a branca, importante que seja GL24 h.
  11.  # 11

    Colocado por: riscosnão conheço a classe 4, aconselho a classe 3 por ser para ambientes húmidos. Casquinha branca ou vermelha...a vermelha é mais cara, eu normalmente uso a branca, importante que seja GL24 h.

    para mim desde de que aguente com cerca de 100kg (ja exagerando) em cima a cor é o menos ;)
    retirei do site da toscca
    Classe risco 1 - Madeira coberta sem nenhuma humidade possível (carpintaria interiores,...);
    Classe risco 2 - Madeira coberta com rehumidificação temporária e/ou acidental (Vigamento,...);
    Classe risco 3 - Madeira exterior sem contacto com o solo, nem com nenhuma fonte de humidade e encalhamento de água;
    Classe risco 3.1 - Madeira pouco exposta; tratamento superficial para madeira pouco solicitada e riscos reduzidos (acessível para todos os processos de tratamento.)
    Classe risco 3.2 - Madeira muito exposta: tratamento em profundidade para madeira muito solicitada e riscos notáveis (acessível para tratamentos em autoclave).
    Classe risco 4 - Madeira para exterior em contacto com o solo ou água doce e está assim exposta em permanência com a humidade.
    Classe risco 4SP - Retenções superiores, para obras ou circunstâncias especiais que necessitem de proteção reforçada.
  12.  # 12

    a verdade é que quando chegar à carpintaria...ninguém lhe sabe dizer que classe é a madeira que estão a vender.
  13.  # 13

    pensei que vinha com um certificado......por acaso dos orçamentos que tenho estou a pensar ir buscar directamente a casas de comercio de madeira.
  14.  # 14

    Colocado por: riscosnão conheço a classe 4, aconselho a classe 3 por ser para ambientes húmidos. Casquinha branca ou vermelha...a vermelha é mais cara, eu normalmente uso a branca, importante que seja GL24 h.

    Riscos sabe como posso diferenciar os tratamentos para nao ser enganado com a banha da cobra?
  15.  # 15

    Normalmente vem etiquetado nos plásticos que vem a proteger as vigas
 
0.0206 seg. NEW