Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Hoje há muita oferta de cursos em universidades e politécnicos.E outras instituições oferecem cursos para cursos mais práticos.
    Há gente formada que não consegue colocação nem se estabelecer por conta própria ,na área de formação.

    Afinal estuda-se para :
    1-depois dos primeiros anos com bolsas de investigação ir para o desemprego?
    2-Não abrirem vagas para colocação.
    3-Se ser explorado com salários baixos.
    4-Ter que ir para longe de casa.


    Por outro lado há actividades que estão a "entrar em extinção"...
    Na área da construção civil a maioria dos executantes aprende com a vida, ou já há formações específicas para eles?

    Afinal o que fazer para que cada indivíduo consiga singrar no mundo do trabalho, ganhar a sua vida, e de acordo com a sua vocação?
  2.  # 2

    - picheleiro/ cananlizador, electricista, tecnico de manutenção, carpinteiro, canteiro, ladrilhador, pedreiro, serralheiro... tudo profissões dignas mas que ninguem quer saber, não se investe, vamos perdendo saber e cada vez mais dependende de fora.

    Isto são profissões que, sendo competente,terá sempre trabalho e pago decentemente. Mas é preciso dar ao couro, não podem ficar sentados à secretária, assim como eu ;)
    eu valorizo muito estes profissionais... os que sabem e osq ue gosta de saber mais... muitos não evoluiram, é um grande problema.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 3

    Colocado por: PalhavaHoje há muita oferta de cursos em universidades e politécnicos.E outras instituições oferecem cursos para cursos mais práticos.
    Há gente formada que não consegue colocação nem se estabelecer por conta própria ,na área de formação.

    Afinal estuda-se para :
    1-depois dos primeiros anos com bolsas de investigação ir para o desemprego?
    2-Não abrirem vagas para colocação.
    3-Se ser explorado com salários baixos.
    4-Ter que ir para longe de casa.


    Por outro lado há actividades que estão a "entrar em extinção"...
    Na área daconstrução civila maioria dos executantes aprende com a vida, ou já há formações específicas para eles?

    Afinal o que fazer para que cada indivíduo consiga singrar no mundo do trabalho, ganhar a sua vida, e de acordo com a sua vocação?

    Tenho um amigo que é professor este ano chegou a trabalhar para mim de ajudante de construção, pois segundo ele o que lhe pagavam de subsidio não chegava para o dia a dia.
    A minha filha doutorou-se e a solução que encontro foi constituir uma empresa de limpezas, e lá se vai safando.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradaspicheleiro/ cananlizador


    Colocado por: Pedro Barradasmuitos não evoluiram,


    Ainda hoje um canalizador que vem cá fazer uns arranjos me disse que "o multicamada é melhor do que em inox,o inox era bom no início mas começaram a aldrabar o material e dá muitos problemas", ou seja tem que se ir adaptando aos novos materiais , já ninguém usa tubagens de chumbo...
    Esse senhor não tem mãos a medir, deve ganhar mais que um médico.
    Concordam com este comentário: rui coutinho, Varejote
  5.  # 5

    Quando era adolescente disse uma coisa a uma colega de liceu e hoje arrependo-me bastante pois sei que a magoei:"Então estás em Engenharia Biológica?E depois vais trabalhar em quê?Antes preferia ir trabalhar logo aos 18 anos do que ir estudar e depois ficar no desemprego".Não soube mais nada dela, oxalá tenha conseguido ter êxito no seu campo.

    Uma coisa aprendi na vida, nunca devemos subestimar nem tolher os sonhos de ninguém.
    A vida encarregar-se-á de por as coisas nos seus devidos lugares.


    Afinal quem absorve todos estes Engenheiros de isto e daquilo no mercado de trabalho?
  6.  # 6

    Hoje, colocar um filho a estudar fora de casa é um gasto enorme para os pais...
  7.  # 7

    Colocado por: Palhavame disse que "o multicamada é melhor do que em inox,o inox era bom no início mas começaram a aldrabar o material e dá muitos problemas",

    DEPENDE.... O inox bom, com accesórios de cravar em inox, é muito mais caro. Isto não se resume ao tipo de material, mas sim ás variantes/ ofertas que existem em cada tipo...
  8.  # 8

    Colocado por: PalhavaNão soube mais nada dela, oxalá tenha conseguido ter êxito no seu campo.

    Pode estar a ganhar umas coroas boas nalguma farmacêutica ;)
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pode estar a ganhar umas coroas boas nalguma farmacêutica ;)


    Antigamente o curso superior de Farmácia dava para:dar aulas de Física, Química, Biologia, Farmácia de Oficina,Indústria,Investigação, Análises(Clinicas, águas e alimentos),Etc.
    Hoje há uma a oferta de formações que concorrem umas com as outras:Bioquímica, Eng.Biológica....e as formações sendo direccionadas desde o início já tornam mais complicada por exemplo ir dar aulas ao secundário.


    Por outro lado surgem novas profissões que vão fazer concorrência às antigas:
    Optometristas vs Oftalmologistas
    Engenheiros Vs Arquitectos( na assinatura de projectos de casas)
    Medicinas Naturais Vs Medicina Clássica
    Solicitadores Vs Advogados

    (....)
  10.  # 10

    Bom dia!

    Excelente tema, Palhava.

    Sobre o mesmo, tenho isto a dizer:

    a) A educação e o conhecimento fazem mais por nós do que habilitar-nos a exercer uma qualquer profissão, alarga-nos os horizontes, expande-nos a mente, proporciona-nos mais e melhores ferramentas de pensamento.
    Sei pessoalmente o quanto é chato investir em educação superior com perspectivas de prosseguir tal carreira, e as coisas não correrem como esperamos. Mesmo assim, não lamento um só minuto ter estudado. Acredito no adágio "o saber não ocupa lugar".

    b) O melhor conselho que poderia dar a um jovem em idade de tomar decisões sobre o seu futuro, é "procura a tua vocação e segue-a". O mundo precisa de profissionais em todas as áreas que tenham gosto pela sua profissão, e perfil para a mesma.
    Quando andava no liceu tive bem a percepção que muitos foram dar aulas, não porque tinham gosto nem jeito, mas porque o ensino era o último reduto dos profissionais que não encontravam o trabalho que queriam. A qualidade do ensino ressente-se.

    c) Também defendo que repensar a forma como vivemos. Que devemos preparar os jovens para não ser totalmente dependentes de um salário. Temos que voltar a abraçar o Humanismo e o Renascimento. É importante que todos, quer sejam jornalistas, enfermeiros, carpinteiros, designers, etc, saibam ser algo auto-suficientes: que saibam de agricultura, que efectivamente cultivem alguns dos alimentos que consomem, que saibam reparar X e Y, que sejam desenrascados, etc.

    d) Todas as profissões são necessárias. Precisamos é de bons profissionais em cada uma delas, pessoas que realmente saibam o que estão a fazer, que o façam com brio, que sejam mestres na sua arte - seja na arte da construção, da escrita, da saúde, da hotelaria, da educação, etc.
    Que seria do mundo sem médicos, sem engenheiros, sem professores… mas também que seria do mundo sem varredores, empregados de limpeza, etc.
    Quem se embala com a cena do status, na minha humilde opinião, anda com palas nos olhos, tem uma visão muito limitada do mundo.

    c) Por fim, falando em tendências, acredito que as profissões com maior saída serão na área da geriatria, de apoio aos idosos - não esqueçamos da nossa população envelhecida; da conservação do ambiente; energias renováveis; tecnologias; saúde.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, LMGuerreiro
  11.  # 11

    Experimentem ligar para o cicopn para cursos tecnicos e sabem o que dizem?
    Nao têm inscrições..idem com a cooperativa dos pedreiros os pioneiros do Betão armado no Porto..
    Concordam com este comentário: manelvc
    • DR1982
    • 18 janeiro 2020 editado

     # 12

    Merceeiro porta a porta, com a população isosa que portugal tem acho que fazem falta em alguns meios!
  12.  # 13

    Colocado por: ****Tenho um amigo que é dono de um grande empresa de trabalho temporário que factura 11 milhões ano , no outro dia a jantarmos ele disse -me que as profissões que ele procura , e ele ja vai buscar gente ha Argélia,etc, são eletricistas 35 Chf , AVAC 35chf , façam as contas , vi um recibo de um soldador 65chf hora , a media de horas de um mês é 172 horas, tudo bem que têm descontos mas aqui ainda faltam as ferias e o 13 mês .
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Normalmente quem ganha esse tipo de salários são contractors, não são pessoas com contratos de longo termo ou pertencentes a quadros de empresas, são pessoas que andam de ponto em ponto a fazer contratos de 3 meses, 6 meses, por aí fora. Aliás, por isso é que recebem à hora.

    Há muitas áreas técnicas assim, soldadores especializados é uma delas. Os salários à hora variam com o nível de especialização e com o local onde se efectua esse trabalho. Por isso é que sempre se falou por exemplo nos empregos em plataformas petrolíferas, nos soldadores em profundidade, etc. Na minha área, por exemplo, há contratos de mais de 300 euros/hora em alguns países africanos, por exemplo.
  13.  # 14

    Colocado por: Anonimo06082021

    nos meios mais pequenos ainda existem.

    numa zona recôndita onde estou a fazer uma obra,costumo almoçar com um "azeiteiro".

    aqui na minha zona existem vários.

    nos grandes centros também existem....as grandes superfícies comerciais também fazem entregas,tudo on-line claro.
    Sim pelos meus lados nas aldeias vizinhas ainda existem mas passam uma vez por semana apenas, acho pouco, principalmente porque ha quem nao tenha outra forma de comprar!
  14.  # 15

    Outro problema, são os jovens que não estudam e nem trabalham.
  15.  # 16

    Colocado por: ****O james vive melhor um idoso na aldeia na sua horta , que um idoso num lar de luxo , você já pensou o que essas pessoas sofrem com o abandono num lar !
    **** não sao so os idosos do lar que são abandonados, e é melhor um idoso abandonado num lar onde é bem tratado e tem todo o conforto do que um idoso perdido no meio das ovelhas!
  16.  # 17

    Colocado por: ****

    Aqui até estou a falar na europa , nada de africa.


    sim, era um exemplo de como os valores variam não só com a especialização como com o local de trabalho. na europa um trabalho pago entre 30 a 60 euros à hora, em zonas de áfrica ou médio oriente pode ser entre 100 a 300 euros.
  17.  # 18

    Colocado por: chalanaem zonas de áfrica ou médio oriente pode ser entre 100 a 300 euros.

    Só para estrangeiros, não?
  18.  # 19

    Colocado por: Palhava
    Só para estrangeiros, não?


    na minha área é para quem tiver as licenças certas para poder fazer os trabalhos, mas normalmente trabalhos técnicos pagos a esses valores requerem formação altamente especializada que as populações desses países têm dificuldades em aceder.
  19.  # 20

    Colocado por: ****

    Claro , mas ja existem muitos nativos com salários interessantes .


    Ligados à indústria extractora de minérios e outros recursos naturais.
 
0.0247 seg. NEW