Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola bom dia.

    O meu terreno, limita no sul com um ribeiro.
    Tive que respeitar uma separaçao de 10m na construçao da minha moradia.

    Mais adiante,chegado o momento de tratar dos arranjos exteriores, também quero saber a quem compete a limpeza do tal ribeiro (uma zona de 50 m aprox de comprimento).
    Nao me importo ser eu a fazer

    Mas tenho lido que nao é simplesmente saltar la quando o caudal o permita e tirar de la todo o tipo de vegetaçao ( o qual acho normal,nao pretendo que aquilo seja uma manilha de betao, e sim um espaço natural e com vida, mas isso sim,limpo,e para isso, tem que ser tirando as silvas que trepan o muro e as canhas e coisas que possan ser um problema se houver cheias..)

    Tenho lido que em áreas onde as linhas de água se inserem em aglomerados urbanos a limpeza dos mesmos é de responsabilidade dos municipios.
    https://www.cm-soure.pt/docs/editais/2017_Edital_ARH_Limpeza_cursos_agua.pdf

    Isso quer dizer que é responsabilidade da Cámara Municipal da minha área, ou pelo contrario tenho que me dirigir a Hidrografica da minha área?

    Estou a perguntar,porque ja me dizeram que para poder tirar agua do ribeiro,tenho que tirar uma licença na Propria Hidrográfica, mas no referente a limpeza do ribeiro,tenho ouvido um pouco de todo.

    Se alguem tem mais informaços agradeço.

    Obrigado
    Cumprimentos
  2.  # 2

    Pergunte aos serviços de ambiente da camara municipal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5
  3.  # 3

    eu se fosse a ti ia limpando um dia aqui outro dia ali e tirava agua aqui e ali

    um gajo com tanta legislação proibem que se corte qualquer coisa, e quase aposto que vão logo avisar que não podes cortar isto e aquilo hahaha :\ onde andam os guarda-rios
    Concordam com este comentário: Jota5
  4.  # 4

    SEPNA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5
  5.  # 5

    Por isso pergunto, porque eu nao quero incumplir nenhuma lei,nem estragar o ribeiro por assim dizer(tirar hervas aqui e ali,e fazer mais mal que bem).

    Mas ja se sabe como sao as coisas,se um faz porque faz,e se nao faz,porque nao faz...

    Tenho que ir a Camara perguntar,era so por ter uma ideia de a quem compete e ir um pouco com os deveres feitos de casa.

    Por ejemplo,como tenho dito para tirar a agua é preciso tirar um licença por 50Euros.
    É mais que nada o "incomodo" de ter que fazer a gestao,que qualquer outra coisa.

    Se um nao tira,como é obvio fica sujeito a coima se houver alguma denuncia.
    Tenho certeza que nenhum vizinho tirou a tal licencia.....e referente a limpeza,pelo que tenho visto a gente tem feito um pouco como o
    master_chief
    diz.

    Adjunto foto onde se pode ver como esta o espaço.
    Margem esquerda é a "minha" vs direita "do meu vizinho"

    Chegado o momento posso vir a limpar aquilo aos poucos e de boa fe junto com o meu vizinho(um bom vizinho)

    Mas como tamos falando,nao quero arranjar problemas com a lei por ser autodidacta...

    Obrigado
      ribeiro.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: Jota5Nao me importo ser eu a fazer
    a limpeza do ribeiro compete ao dono do terreno para essa extensão.. existem regras a cumprir etc.
  7.  # 7

    Deviam sensibilizar as pessoas para não atirarem lixo para as linhas de água.
    Infelizmente plásticos,entulhos e outros itens aparecem a toda a hora...
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemosa limpeza do ribeiro compete ao dono do terreno para essa extensão.. existem regras a cumprir etc.


    Pensei que fosse competencia de terceiros (Cámara ou Hidrografica), sendo sim dos proprietarios nas frentes particulares fora do aglomerado urbano.

    Encontrei aqui,https://www.cm-soure.pt/docs/editais/2017_Edital_ARH_Limpeza_cursos_agua.pdf mas como eu nao percebo nada,imagino que se voce diz,entao isto pode ja ter mudado
  9.  # 9

    Colocado por: PalhavaDeviam sensibilizar as pessoas para não atirarem lixo para as linhas de água.
    Infelizmente plásticos,entulhos e outros itens aparecem a toda a hora...


    No meu caso, nao há problema, a agua é mesmo limpida, bem toda da montanha, e a minha casa é a primeira pela que o ribeiro pasa diante,antes de atravessar o povo....
    Alem disso, a gente tampoco tira lixo,mas se costuma ficar com mato,ate que ja logo cada um limpa, a sua maneira, a frente do seu terreno...
    •  
      aacc
    • 18 janeiro 2020

     # 10

    Colocado por: Pedro BarradasSEPNA


    APA
  10.  # 11

    Colocado por: ****

    dava para fazer uma mini hidrica e tinha energia de graça .


    Infelizmente nao da,no verao as vezes ate seca, se nao ate daba algum jeito pa meter os pes (piscina dos pobres¿? ) :-)
    Atentado ambiental ja chega, com o que fez por estes lados o impresentável do Sócrates, com a Barragem to Tua
  11.  # 12

    Colocado por: Jota5imagino que se voce diz,entao isto pode ja ter mudado
    pelo menos nas aldeias sempre foi assim.. limpar não engloba abater árvores por exemplo.. é manter limpo, permitindo acesso ao rio a terceiros etc...

    esse edital que vc postou, no parágrafo 2, diz exactamente isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5
  12.  # 13

    Colocado por: ****Jota uma mini hídrica para três ou 4 baterias , não fazia nenhum atentado ambiental , nem mal ambiental .

    Os miúdos em África fazem mini hídricas com garrafas de plástico , um induzido, e uma bateria .
    Concordam com este comentário:TicMic


    Vinha aqui dizer exatamente o mesmo. Quem me dera ter um Ribeiro assim na quinta.

    O que tens aí é ouro, é energia grátis
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5
  13.  # 14

    Colocado por: TicMic

    Vinha aqui dizer exatamente o mesmo. Quem me dera ter um Ribeiro assim na quinta.

    O que tens aí é ouro, é energia grátis
    Concordam com este comentário:Capuchinha


    Ola,boa tarde,se voce e
    ****
    me podem elucidar um pouco,a grosso modo,de que estao a falar,agradeço.

    Nao entanto,vou dar uma vista de olhos pela net...

    Atençao,que o caudal da fotografia nao é o que leva durante o ano todo.(diria que o normal sera 1/3 do que leva na foto)
    Esa foto é de quando andou a chover mesmo,e fui la para ver qual era a situaçao(por medo que transbordase para o meu terreno).

    Algum verao chega mesmo quase ate a secar.

    Obrigado
  14.  # 15

    Colocado por: ****Veja mini hídricas ....https://fabrilar.com.br/curitibanos-criam-micro-usina-para-que-cada-imovel-produza-a-propria-energia-eletrica/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jota5


    Vou ficar com o link,e mais adiante vou ver detidamente,mesmo nem que seja para saber como é
    Tambem vi que ha alguma coisa pelo youtube...

    Obrigado.
    Pd. Se nao sempre posso comprar um casal de hámsteres e meter na roda xd.
  15.  # 16

    Procura por "Pequena hídrica já instalada, foi o meu primeiro projeto." e vais ver uns relatos engraçados.
  16.  # 17

    Colocado por: TicMicO que tens aí é ouro, é energia grátis
    grátis grátis não é... nao se esqueça que para fazer qualquer tipo de hidrica necessita de uma data de projectos, e pareceres etc.. nao pode simplesmente meter aí um roda e produzir energia...
  17.  # 18

    Colocado por: TicMicProcura por "Pequena hídrica já instalada, foi o meu primeiro projeto." e vais ver uns relatos engraçados.

    Aqui no forum? ou pelo youtube?
    Obrigado
  18.  # 19

    Colocado por: ****

    como fizestes ? tenho algumas construídas em África , mas ja de grande porte, são mesmo mini hídricas .


    Em lado algum está escrito que fui em que fiz... Não tenho essa sorte de ter um ribeiro daqueles em casa.

    Colocado por: antonylemosgrátis grátis não é... nao se esqueça que para fazer qualquer tipo de hidrica necessita de uma data de projectos, e pareceres etc.. nao pode simplesmente meter aí um roda e produzir energia...


    Era só que me faltava andar com burocratas. Nessas coisas é fazer, aguardar pela multa e andar anos em tribunal. O custo disso é irrisório face ao proveito.
    Ainda estou para conhecer a casa que foi feita sem projeto a ser deitada abaixo

    Colocado por: Jota5
    Aqui no forum? ou pelo youtube?
    Obrigado


    No google mesmo, e depois chegas lá. Não sei se colocar aqui o link, dado ser outro forum, será contra as regras.
  19.  # 20

    Colocado por: TicMic

    Em lado algum está escrito que fui em que fiz... Não tenho essa sorte de ter um ribeiro daqueles em casa.



    Era só que me faltava andar com burocratas. Nessas coisas é fazer, aguardar pela multa e andar anos em tribunal. O custo disso é irrisório face ao proveito.
    Ainda estou para conhecer a casa que foi feita sem projeto a ser deitada abaixo



    No google mesmo, e depois chegas lá. Não sei se colocar aqui o link, dado ser outro forum, será contra as regras.


    Obrigado.
    Mas sim,eu so foi curiosidade,e quem sabe algum dia que esteja aborrecido,um dia de chuva,ver algum tutorial e pouco a pouco fazer alguma coisa na garagem.

    Referente ao que diz
    antonylemos
    concordo totalmente com voce
    TicMic
    . Se fossemos levar tudo pelo livro...

    Eu levo quase 3 anos pa fazer a minha barraca,enquanto ha gente que pega em 2 pas,uma carrada de blocos e uma betoneira e levantam uma casa em 4 meses.
    Uns levamos tudo direitinho (ate tive que pedir autoriçacao a Camara do Porto para a cor das janelas..)enquanto que outros pasan pela porta do cavalo( nem pdm,nem projetos,nem licencias,nem fiscais,nem bla bla......)

    Eles ja la estao a morar,enquanto eu levo quase 3 anos a espera de un dia ter pronta a minha...

    Como diz o meu sogro, se fizer a hidrica como diz
    antonylemos
    ia ficar mais caro o molho que o coelho xd
 
0.0233 seg. NEW