Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 21 janeiro 2020

     # 1

    Caros floristas, vocês usam de serviços de limpeza?

    Se sim, optaram por contratar uma empresa ou empregar alguém? Qual a remuneração? Fazem contribuições para a Segurança Social, retenções, etc?

    Estou à procura de alguém e gostava de ter noção do que é a práctica comum.
  1.  # 2

    Olha vem mesmo a calhar...
    Estive 40min a passar roupa e ontem ainda andei 1h a limpar a casa... Até era pessoa para pagar, mas em parte sou muito desconfiado...
  2.  # 3

    Aqui na aurdeia são entre 5-8€/h e não há cá faturas. Algumas ganham mais que engenheiros!
  3.  # 4

    Há empresas que fazem esses serviços, com faturas e tudo direitinho.
    Valores, já não estou recordado.
    • zed
    • 21 janeiro 2020 editado

     # 5

    Sim, já contatei uma empresa por uns tempos na casa anterior e o valor era 9€ por pessoa por hora (Lisboa). Traziam os materiais de limpeza e os consumíveis.

    No entanto, prefiro ter uma só pessoa a desempenhar estas funções, não me agrada ter todas as semanas pessoas estranhas a entrar e a sair.
  4.  # 6

    Prefiro uma pessoa só, também. Não gosto de empresas; colocam quase sempre duas pessoas que por vezes conversam demais e o trabalho fica mal feito. Trocam-nas e lá se vão os pormenores já explicados

    O drama é encontrar a pessoa... também ando à procura.

    Por aqui os valores são de 5 a 7€ hora, mas a 5€ já aparecem poucas pessoas.
    Quanto a descontos, depende da situação da pessoa. Há quem desconte por iniciativa própria e não quer de outra forma. Ou seja, não quer que o "empregador" desconte

    Seguro, é conveniente ter

    A prática mais comum, julgo que é a informalidade...
  5.  # 7

    Depois se alguém se aleija, quero ver quem assume as culpas.
    Concordam com este comentário: leonorb
  6.  # 8

    Bom dia!

    O único serviço de limpezas que "utilizo" é a das áreas comuns do prédio.
    Esse serviço é-nos prestado por uma senhora há imensos anos. O acordado é 50€ por duas vindas por semana, o que dá 6,25 por cada vez. Digo vez ao invés de hora porque a senhora possui total autonomia para controlar o tempo que demora, os dias e as horas a que vem, e quando tira férias. Até pode demorar somente vinte minutos, desde que fique tudo apresentável, ninguém reclama.
    Nós providenciamos garrafões de água, ela providencia os detergentes e restantes materiais de limpeza. Aquando o pagamento do mês, recebemos recibo verde.

    Chamo a atenção de todos para a diferença entre um contrato de prestação de serviços e um contrato de trabalho. Deixo links com a definição de ambos:

    Prestação de serviços: https://www.economias.pt/contrato-de-prestacao-de-servicos/

    Contrato de trabalho: https://www.economias.pt/presuncao-de-contrato-de-trabalho/


    Quando contratam alguém para limpezas é fundamental definir com clareza que tipo de contrato se trata.
    No caso do meu prédio trata-se de um contrato de prestação de serviços. Um dia houve em que a senhora que nos limpa as escadas se queixou de não receber os subsídios de natal e férias, e lembrei-a do seu tipo de contrato, e que para receber os subsídios tínhamos que estar ligados por um contrato de trabalho, e isso significaria que ia-se acabar a liberdade de escolher a que dias e a que horas vem, que teria que respeitar escrupulosamente os 60 minutos em cada vinda, assim como a liberdade de escolher quando tira férias, folgas e a sua duração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  7.  # 9

    Acrescento: temos seguro. Isso é incontornável.
    • FFAD
    • 22 janeiro 2020

     # 10

    Tinha uma, uma manhã por semana (4h) e levava 150€ por mês.

    Agora troquei por uma bem melhor que vai três manhãs por semana (às vezes fica das 8h às 16h) e leva 250€ por mês.

    Sei que é raro trocar por melhor e mais barato, mas neste caso foi por bem melhor.
    • zed
    • 22 janeiro 2020

     # 11

    Colocado por: FFADuma manhã por semana (4h) e levava 150€ por mês

    Dá 150*12/52/4 = 8,65€ / hora? (contas sem incluir férias)

    Colocado por: FFADtrês manhãs por semana (às vezes fica das 8h às 16h) e leva 250€ por mês

    Nem que faça em média 3 horas por dia dá os tais 250*12/52/9 = 6.4€ / hora. É uma diferença grande, não mudou mais nada tipo haver ou não contrato ou recibos verdes, descontos, etc?

    Estes valores são brutos ou acresce alguma coisa como contribuição SS? Temos uma candidata a propor 8€ / hora em Lisboa, não sei se é muito ou pouco. Ou melhor, se calhar em regime "informal" (no qual ela não vai declarar) é muito e tudo certinho é capaz de

    Colocado por: Nasa1989Depois se alguém se aleija, quero ver quem assume as culpas.

    A parte do seguro de acidentes de trabalho é simples, é só tratar com a seguradora e não há dúvidas quanto ao valor (no meu caso cerca de 40€ anuais se a memória não me engana).

    Este tópico era mais sobre a remuneração.
    • FFAD
    • 22 janeiro 2020

     # 12

    Colocado por: zed
    Dá 150*12/52/4 = 8,65€ / hora? (contas sem incluir férias)


    Nem que faça em média 3 horas por dia dá os tais 250*12/52/9 = 6.4€ / hora. É uma diferença grande, não mudou mais nada tipo haver ou não contrato ou recibos verdes, descontos, etc?

    Estes valores são brutos ou acresce alguma coisa como contribuição SS? Temos uma candidata a propor 8€ / hora em Lisboa, não sei se é muito ou pouco. Ou melhor, se calhar em regime "informal" (no qual ela não vai declarar) é muito e tudo certinho é capaz de


    A parte do seguro de acidentes de trabalho é simples, é só tratar com a seguradora e não há dúvidas quanto ao valor (no meu caso cerca de 40€ anuais se a memória não me engana).

    Este tópico era mais sobre a remuneração.


    Em média faz umas 5 horas dia, ficou bem mais barato.

    Acho que em Lisboa os valores andam entre os 6 e 8€, acho que mais de 7 já é demasiado...
 
0.0140 seg. NEW