Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: marco1


    Sim claro. É só mesmo para quando nos vier visitar ao fim de semana ou passar férias. Quero que tenha o meu grau de conforto que eu tenho em casa dos meus pais quando os visito. Mas tal como disse, não censuro quem acha que 14,5m2 é muito, depende sempre de cada um. Eu por exemplo não me importo de ter uma cozinha pequena e funcional, já outras pessoas gostam de cozinhas grandes.
  2.  # 2

    Colocado por: Capuchinha

    Não me leve a mal, porque até acho muito bonito esse carinho paternal.
    Mas, considere antes a opção de construir um anexo à parte, comprar um bungalow de madeira, qualquer coisa que não envolva a ideia de colocar um casal a dormir paredes meias com os pais/sogros, é que não há felicidade conjugal que resista.
    Concordam com este comentário:mort3santa

    Também considerei isso, mas falei com o arquitecto e ele disse-me que se o problema era o som, podia investir um pouco mais no isolamento acústico dos quartos, que não era um grande incremento no orçamento. Estamos também a falar de uma casa térrea, podem fazer o barulho que quiserem :p
  3.  # 3

    Colocado por: JoelM

    Parece que estou a ouvir (ler) os meus avós... O mais certo é a sua filha querer o canto dela independentemente de casar ou ter filhos e lá ficam os quartos com camas de casal vazios... Mas são opções e válidas como todas as outras!
    Concordam com este comentário:Ruipsm,****

    Eu não me fiz entender bem e peço desculpa por isso. Sou de uma zona do país em que o mais provável é a minha filha e o outro ou outra que ainda está para ser feito/a têm uma enorme probabilidade de imigrar, daí eu pensar assim, tal como eu, todos os fim de semana vou à minha terra visitar os meus pais e gosto do conforto que a casa deles me proporciona.
  4.  # 4

    Colocado por: mort3santaTambém considerei isso, mas falei com o arquitecto e ele disse-me que se o problema era o som, podia investir um pouco mais no isolamento acústico dos quartos, que não era um grande incremento no orçamento. Estamos também a falar de uma casa térrea, podem fazer o barulho que quiserem :p


    LOL. Muito bom! Touché! :D
    Concordam com este comentário: mort3santa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mort3santa
  5.  # 5

    Colocado por: N Miguel OliveiraHoje, se fizesse uma casa, nunca faria além dos 150m2, talvez algo entre 90-110m2 e sem garagem. O que poupava em área gastava-o em isolamento, boas caixilharias e pavimentos razoáveis. O layout teria que ser flexível para permitir alterações, o que também seria uma vantagem no caso de a vender.


    E ainda podia referir, que uma "casa-brinquedo" destas, facilmente atinge o orçamento que o autor do tópico tem, para os tais 360 ou 240m2 que quer...
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  6.  # 6

    Colocado por: ****Pensem numa coisa os filhos vão crescer e desaparecem num ápice !!!!


    Mas isso é certinho...
  7.  # 7

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E ainda podia referir, que uma "casa-brinquedo" destas, facilmente atinge o orçamento que o autor do tópico tem, para os tais 360 ou 240m2 que quer...
    Concordam com este comentário:Capuchinha


    Mil vezes uma "casa-brinquedo" dessas, com bons isolamentos, conforto térmico, ausência de humidades, e geração de energia para autoconsumo!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, luisms
  8.  # 8

    Colocado por: ****Uma coisa também é certa , quem nunca saiu da sua zona de conforto , não conhece mais nada , eu para a família tenho uma garagem , e casa de férias devem la poucos por os pés , porque na altura dos baldes de massa também não os vi . Eu nunca tirava um quarto a um filho para dar a alguém , sou homem para dar a minha cama aos meus pais , o resto , chega bem daqueles colchões de encher e eles se quizerem que se deitem la . Agora já começam a aparecer devagarinho , a bater a porta como ratos de **** .....

    Eu até já os tenho na lista de espera , mas para fazer isso alugo , a casa ou quartos .
    Concordam com este comentário:mort3santa,Capuchinha


    Há um episódio muito engraçado de quando tínhamos acabado de comprar casa, e os meus sogros vieram vê-la.
    Estávamos no segundo quarto, e o meu sogro que é um querido, diz algo como "se quiserem ofereço-vos a mobília para o quarto de hóspedes".
    Sem combinar, eu e o meu marido berrámos um "NÃAAAAAO!", em simultâneo. O senhor foi apanhado de surpresa e eu expliquei-lhe "Não há necessidade. Moramos todos muito perto uns dos outros, (todos significa pais, sogros e irmãos), portanto não vamos dormir à casa uns dos outros. Os outros que se amanhem, que paguem um hotel, que isto não é o da Joana".
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • RCF
    • 22 janeiro 2020

     # 9

    Colocado por: Capuchinha

    A primeira mobília de quarto que tive quando vim a este mundo, era de casal. A nossa família olhava para a nossa casa como casa de férias. Havia sempre alguém lá em casa. Onde? No meu quarto. Já que não havia quarto de visitas. Eu, enquanto pequenina, no quarto dos meus pais.

    A nossa família abusou tanto, mas tanto, da nossa hospitalidade, (digamos que em 12 meses do ano, para aí 3/4 meses eu não via a minha cama), que eu teria 8 anos quando a minha mãe me foi buscar à escola e me levou à loja da Altamira, para escolhermos mobília nova, com cama de solteiro. Ao meu gosto, e para ver se as pessoas se tocavam.

    Passaram as visitas a dormir no sofá, se viessem aos pares. E eu a ter ceder o meu quarto se viesse uma. Ficavam semanas de cada vez. Foi um trauma. E é por isso que cá em casa não há visitas.

    Por favor, respeitem o quarto dos vossos filhos. É o espaço deles, não é das visitas.
    Concordam com este comentário:Joao Dias,mort3santa


    Compreendo o seu trauma, mas o que escreveu trata-se de uma situação muito diferente daquilo que eu escrevi. A minha filha faz questão de ter uma cama, que possa partilhar com alguma amiga de vez em quando...
    O que eu escrevi foi, primeiro isto:
    Colocado por: RCFUmas vezes, porque os miúdos têm um amigo para dormir lá em casa e se a cama for individual já não dá para partilhar

    e depois, em segundo lugar, isto:
    Colocado por: RCFOutras vezes, é um casal amigo, ou os sogros ou os pais que dormem lá uma noite em casa
    , que é muito diferente disto:
    Colocado por: Capuchinhadigamos que em 12 meses do ano, para aí 3/4 meses eu não via a minha cama)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  9.  # 10

    Colocado por: Joao Dias
    Bom, ter um quarto com 12m2 e flutuante, a titulo pessoal não me choca nada.
    Já ter quartos com 30m2 e na mesma o belo do flutuante, choca-me e choca-me bastante.
    Independentemente do seu sarcasmo, conheço muito boa gente com quartos mais pequenos que os tais 12m2 e estão longe de ser "ralé". Agora, se para a Sofia, todos aqueles que habitam em casas com quartos de 12m2 com flutuante laminado no chão, são firçosamente "ralé", isso já é um enquadramento social aferido por si, logo, é no mínimo desagradável impingir essa ordem de ideias a terceiros.


    O João é que veio dizer que um quarto com 12m2 não chega... mas enfim, ficamos assim.
  10.  # 11

    RCF,

    É mesmo trauma, disso não se duvida!
    Ter sleep overs com amigas é do melhor. Aconselho. Faz parte de uma infância feliz. Mesmo em camas de solteiro, ou em sacos cama no chão.

    Eu sei que disse só uma noite. Mesmo assim não me sinto mal de ter partilhado a minha experiência. Houve um neurónio malandro aqui na minha cabeça que me incentivou a tal. O malandreco disse "É assim que começa. Avisa o RCF!" :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
  11.  # 12

    Colocado por: desofiapedro

    O João é que veio dizer que um quarto com 12m2 não chega... mas enfim, ficamos assim.

    E não chega... PARA MIM.
    E uma vez que conheço bem a realidade dos quartos com 12m2 (e até menores) continuo a não entender como é que hoje em dia, quase todas as casas/projectos que vejo têm preconizados quartos destes.
    Mas, uma vez mais, pode ser defeito meu.
    Sou um tipo prático, desde que se sintam bem por mim até podem não ter quarto nenhum...
  12.  # 13

    Colocado por: Joao Dias
    E não chega... PARA MIM.
    E uma vez que conheço bem a realidade dos quartos com 12m2 (e até menores) continuo a não entender como é que hoje em dia, quase todas as casas/projectos que vejo têm preconizados quartos destes.
    Mas, uma vez mais, pode ser defeito meu.
    Sou um tipo prático, desde que se sintam bem por mim até podem não ter quarto nenhum...


    óptimo
  13.  # 14

    Colocado por: desofiapedro

    óptimo

    Não, óptimo éra se toda a gente tivesse quartos com mais de 40m2 :)
  14.  # 15

    Colocado por: Joao DiasNão, óptimo éra se toda a gente tivesse quartos com mais de 40m2 :)


    Se os pequenos já são chatos para limpar...

    Mas estou de acordo consigo, cada um tem o seu gosto e orçamento. Isso não se discute.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 16

    Colocado por: JoelMDevo ser o único que tem um quarto com 10, 5 m2, somos um casal e ainda temos 2 roupeiros 1x2x0.60 e uma disposição (porta e janela) ingrata. É um bocado apertado, mas com 12m2 chegava à vontade, quanto mais para um quarto de um filho...

    Qual o tamanho da sua cama? Se quiser responder é claro.
  16.  # 17

    Toda a gente a dar exemplos dos quartos, pois eu vou dar o exemplo da sala. Vim de um apartamento com uma sala que eu considerava grande, não sei medidas exactas mas era consideravelmente maior do que a que tenho agora com 22,5m2. Para ajudar à festa tinha um pé direito alto, vidraças no topo a dar para o terraço, um canto em vidro até ao tecto e ainda outra janela até ao chão.

    Toda a gente que lá ia a casa apaixonava-se pela sala, adoravam o facto de ser espaçosa, de ter um pé direito alto, da lareira em aço suspensa, etc. Já eu nunca gostei daquela sala, tinha espaço para lá andar a dançar o tango mas nunca a achei aconchegante, o que para mim é o mais importante numa sala. Na antiga tinha soalho, agora tenho cerâmica e mesmo assim sinto-me tão mais "cozy".

    Gostos são gostos, há quem prefira algo mais aconchegante, e há quem prefira espaços maiores. E depois há quem tem tenha carteira para umas coisas e há quem não tenha.
  17.  # 18

    Colocado por: RuipsmEstamos a construir casa de dois pisos, o piso inferior tudo garagem e arrumos e partes técnicas, no piso superior habitação. Para ter uma ideia é moradia T3 com sala/cozinha Open space com 2 WCS completos e um de serviço em 155m2. E a casa é bem grande.
    Agora disse que era em Gaia, Gaia conheço muito bem, sou natural de lá e há diferenças entre Gaia Candal, Coimbrões, Miramar, Avintes, Oliveira do Douro, Olival, Crestuma e por aí adiante. Mas mesmo em Olival não constrói o que pretende por esse preço. Ouça o que lhe dizem aqui antes de ser meter em loucuras


    É na zona de Crestuma...Ficaria por volta dos 200mil€ construir os 300m2 talvez?
  18.  # 19

    Colocado por: Joao DiasJuro que não consigo perceber quartos com 12m2 em projectos feitos de raiz.
    é facil, em construção nova um quarto com 12m2 custa em média 12000 euros+IVA (valores apontados no fórum), um de 14 m2 14000 +IVA... e por aí fora. Ou corta no conforto, ou corta na área
  19.  # 20

    @Filipe Gomes_2,
    Caso encontre alguma boa empresa a preços mais razoáveis, informe-me sff pois também ando à procura de empresas para construir uma moradia também no sul de Gaia :)
 
0.0350 seg. NEW