Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma casa de campo que gostaria de rentabilizar, uma vez que neste momento não está habitada e quanto mais tempo passar assim, mais degradada fica.
    O imóvel precisa de algumas remodelações para a tornar apta para alojamento local e estou a tentar perceber a forma mais vantajosa de pegar neste imóvel e seguir com o plano pretendido.

    A ideia é que esta exploração faça parte da atividade de uma empresa a formar para este efeito. Por isso tenho as seguintes questões:
    1) sendo o imóvel minha propriedade privada (enquanto pessoa individual), poderá a empresa proceder às obras de remodelação e explorar posteriormente o negócio?

    2) a ser possível, como se enquadra a utilização desse imóvel? A empresa (que será minha) terá de celebrar um contrato de arrendamento comigo (contribuinte individual) para fazer uso do imóvel? E a ser assim, será um contrato de arrendamento para fins não habitacionais?

    Obrigado desde já pelos vossos esclarecimentos!
  2.  # 2

    a ver se percebi

    queres criar uma empresa para gerir o teu proprio alojamento local?
  3.  # 3

    Sim, precisamente, uma vez que o projeto do negócio contempla mais atividades na área de turismo para além do alojamento local propriamente dito.
  4.  # 4

    Atenção também a perguntar nas finanças como funciona as mais valias, ou a um contabilista decente
  5.  # 5

    O volume de negócios esperado compensa?


    O caso das mais valias não terá muita aplicação num AL rural.


    Pode "alugar"o imóvel à empresa e assim consegue extrair dinheiro à empresa.Só tem de ver se compensa.
  6.  # 6

    Colocado por: Palhavaextrair dinheiro à empresa

    O lucro da empresa é taxado em IRC e depois se o dono da empresa tirar esse dinheiro, é taxado em IRS.
  7.  # 7

    A questão que me cria mais dúvidas neste momento nem é tanto a contabilidade criativa relacionada com o arrendamento (que, como referiram, é preciso fazer muito bem as contas para perceber se depois de IRC e do IRS sobre 50% do que for distribuído pelos sócios continua a haver alguma vantagem nisso), mas sim no enquadramento do uso do imóvel por uma empresa que não é a sua detentora e do custo das obras que será necessário fazer nesse mesmo imóvel.
  8.  # 8

    Colocado por: master_chiefAtenção também a perguntar nas finanças como funciona as mais valias, ou a um contabilista decente


    Faz um contrato de comodato à empresa e não há mais valias.
    Concordam com este comentário: LVM
 
0.0125 seg. NEW